Marketing de conteúdo: como usar seu blog para vender mais


Cada vez mais empresas vêm apostando no marketing de conteúdo para estabelecer e manter sua marca no mercado.

Só que muitos acabam esquecendo que ele também tem um papel fundamental na hora de impulsionar as suas vendas.

É a estratégia mais barata e eficiente para conquistar leads e vender na internet.

Se você deseja atrair mais tráfego de busca em seu blog e site e construir um negócio online lucrativo, você pode ter que reconsiderar seriamente sua estratégia de conteúdo.

E para ajudar você a conquistar e fidelizar os seus clientes, reunimos uma lista de dicas especiais de marketing de conteúdo para você usar no seu blog para vender mais.

O blog é uma excelente ferramenta que oferece várias vantagens: você pode se comunicar com seu público, fortalecer sua marca e tornar-se autoridade em seu nicho de mercado.

No entanto, é muito importante saber como vender um produto sem irritar seu leitor. A questão é saber como criar conteúdo de alta qualidade para converter mais.

Então, continue a leitura e confira!

O que é Marketing de Conteúdo?

O marketing de conteúdo tem como objetivo oferecer conteúdos de qualidade e relevância, que ajude os clientes a solucionar seus problemas.

Ajudar a sanar dúvidas, entender problemas, e resolvê-los, faz com que o público-alvo enxergue sua marca como um pilar para tudo o que ele necessita em vários momentos, ganhando autoridade e notoriedade no segmento em que está inserido.

Utilizar o marketing de conteúdo é uma das maneiras de despertar o interesse do público em sua marca, mostrando que você tem o que ele procura, a fim de garantir que eles se tornem futuros clientes.

Essa estratégia é feita através de uma aproximação natural com seu cliente, para que ele se sinta seguro na aquisição dos seus produtos ou serviços.

Mas, para isso, é importante conhecer sua persona para a criação de conteúdos direcionados, ter um cronograma de postagens, otimizar o texto com estratégia de SEO para melhor posicionamento nos motores de busca e diversificar o tipo de comunicação.

Atualmente, existem diversos formatos de conteúdo que podem ser criados. O mais relevante é o blog, uma opção prática, econômica e rápida.

Ele é o mais usado por ser mais fácil de ser administrado e conseguir tráfego para o site, além de ter um baixo custo de manutenção.

O que é um blog?

Blog é a versão simplificada da palavra weblog. “Web” significa rede e “Log” pode ser traduzido como registro.

Em outras palavras, um weblog ou blog é um diário eletrônico. Assim, em sua ideia original, os blogs foram criados para uso pessoal. Porém, mais tarde foram incorporados aos negócios.

Um blog é uma página da web onde você pode postar conteúdo dividido por categorias (seu blog pode falar sobre vários assuntos) e será usado para escrever periodicamente para atingir determinados objetivos, que variam de acordo com sua estratégia de marketing digital.

Independentemente do tipo de pessoa ou de empresa, os blogs podem se adaptar facilmente a cada necessidade.

Um blog pode agregar diferentes formatos, como texto, imagem, infográfico, vídeo, áudio e apresentação de slide.

Além disso, é o melhor canal para trabalhar com estratégia de marketing de conteúdo.

É a partir dele que você conseguirá atrair visitas, gerar tráfego orgânico e, converter seus visitantes em leads e transformar leads em clientes.

No entanto, é importante saber qual tipo de conteúdo para blog vai fazer com que seu negócio atinja suas metas.

Para isso, confira abaixo!

Posts educativos

Os posts educativos, como o próprio nome já diz, têm como objetivo educar o público sobre seu mercado, produto ou serviço. Mas também podem ser elaborados a partir de qualquer assunto.

Eles servem para sanar dúvidas e solucionar problemas do público. Conhecidos como a base dos blogs, esses posts são desenvolvidos para atrair tráfego e responsáveis por classificar a empresa como especialista.

Eles ajudam a manter o seu blog atualizado, aumentam o número de visitas e melhoram o posicionamento nos resultados de busca do Google.

Esse é, sem dúvida, o principal tipo de conteúdo para oferecer em blogs.

Junte postagens antigas em um ebook

A palavra ebook é uma abreviação de “eletronic book”, ou seja, é um livro eletrônico. Ele pode ser baixado e acessado em computadores, tablets, smartphones ou dispositivos específicos de leitura, como o Kindle.

Por ser completamente digital, o ebook é uma das melhores iscas por ser oferecido sem qualquer custo para os usuários que buscam solucionar seus problemas na internet.

O ebook é muito usado por empresas para educar o mercado e atrair potenciais clientes. Sendo assim, seu conteúdo precisa ser atrativo e mais complexo, abordando diferentes temas e sempre visando ao seu público-alvo.

Uma dica de marketing de conteúdo é reeditar materiais na forma de um ebook para qualificar seu lead e aumentar as chances de conversão.

O ebook é uma ferramenta extremamente eficiente nas ações de marketing de conteúdo e inbound marketing para aumentar as vendas de sua empresa num curto prazo de tempo.

Ele agrega valor à sua estratégia reproduzindo conteúdos e conquistando a confiança e autoridade sobre determinados assuntos perante sua audiência.

Listas

O post em formato de lista é um dos mais utilizados nas estratégias de marketing de conteúdo nos blogs.

Isso porque a maioria das pessoas tem cada vez mais pressa de absorver as informações pelas quais se interessam.

Criar conteúdos em forma de lista é muito mais simples de escrever e facilita a leitura do usuário. Isso faz com que naturalmente os leitores deixem suas opiniões nos comentários e engajem o conteúdo.

Além disso, o fato de você selecionar um tema e detalhá-lo em diversos tópicos passa a impressão de que realmente entende sobre o que você está falando, ou seja, você cria autoridade no assunto.

Assim, os visitantes do seu blog vão perceber que você é capaz de resolver o problema delas com a sua solução, e as chances de que elas comprem de você aumentam.

Como outra vantagem para seu marketing de conteúdo, as listas ajudam no SEO (Search Engine Optimization), pois criam uma organização de texto que colabora para a experiência do usuário.

 Isso garante o melhor ranqueamento nos mecanismos de busca.

Infográficos

O infográfico é outra estratégia eficiente de marketing de conteúdo que possui um grande poder para a geração de leads e, consequentemente, de novos negócios para sua empresa.

 Um infográfico ou uma infografia é uma representação visual de informações e dados. É uma coleção de imagens que fornece uma visão geral do assunto e que melhora a compreensão do leitor sobre ele.

Os infográficos são recursos visuais criativos e envolventes, que chamam a nossa atenção para comunicar informações de maneira rápida e clara.

Eles podem utilizar tanto textos verbais, quanto não verbais, como ilustrações, pictogramas, imagens, ícones, entre outros.

Os infográficos são didáticos e geram mais engajamento do que outros tipos de posts no blog.

Afinal, posts com elementos visuais têm maior engajamento e poder de compartilhamento, o que aumenta o reconhecimento da marca e, consequentemente, melhora os resultados de vendas.

Segue abaixo algumas das razões para você adotar os Infográficos na sua estratégia de marketing de conteúdo:

  • Facilita a compreensão da mensagem pelo usuário;
  • Aumenta a interação e engajamento dos usuários;
  • Resume uma postagem de blog ou textos longos;
  • Explica melhor um tema complexo;
  • São simples de serem feitos;
  • Melhora o posicionamento do seu site ou blog nas ferramentas de busca;
  • Aumenta o potencial de geração de Leads;
  • Reforça a identidade de sua marca;
  • São intuitivos e permitem uma leitura mais dinâmica;

Vídeos

O vídeo é um dos instrumentos mais poderosos no marketing de conteúdo, sendo uma excelente estratégia para atrair seguidores, gerar engajamento e aumentar o reconhecimento de sua marca ou perfil, alavancando as vendas de qualquer negócio.

Atualmente, os usuários procuram por vídeos criativos, originais e relevantes, que possam ajudá-los a solucionar os seus problemas. Eles também preferem esse tipo de conteúdo pela praticidade.

 Além disso, o que os leva a compartilhar um vídeo nas redes sociais é o conteúdo. Se for algo interessante, elas terão vontade de mostrar para mais pessoas.

Isso não só aumenta o engajamento de seus posts, assim como sua visibilidade, podendo atrair ainda mais visitantes para seu site e canais de comunicação para convertê-los em leads.

Desta forma, mescle textos com vídeos para complementar a informação. Você pode fazer um artigo e complementá-lo com vídeo ou pode criar um vídeo e transcrevê-lo.

Não se esqueça de que o vídeo precisa ter áudio de qualidade, boa iluminação e uma ótima edição.

Invista nos vídeos em seu blog e alcance seus objetivos de forma mais rápida com estratégia de marketing de conteúdo.

Tutoriais

Tutoriais são conteúdos como “faça você mesmo” ou “como fazer”.

Com os tutoriais você quebra barreiras com seus potenciais clientes e ensina funcionalidades do seu produto, serviço ou ferramenta.

Geralmente, quando uma empresa divulga esse tipo de material no blog, ela se posiciona como uma especialista e demonstra a autoridade da marca sobre o assunto.

Isso faz com que os clientes criem uma relação de confiança para fechar negócios.

Para usar essa estratégia de marketing de conteúdo, produza textos curtos e detalhados, que guiem os leitores.

Você pode criar um tutorial para apresentar seus próprios produtos ou escrever um tutorial que esteja relacionado ao seu campo de trabalho.

Estudos de caso

Os estudos de caso são as histórias de sucesso.

Os estudos de caso no marketing de conteúdo visa convidar clientes a contar as experiências positivas que tiveram com seu produto ou serviço.

É uma forma eficaz de conquistar a confiança dos leitores, mostrando na prática o impacto que sua empresa teve na vida de outras pessoas.

Esses estudos são a prova de que o que você oferece funciona, de que sua marca gera transformação.

As chances são que seu público se sinta muito mais tocado por uma história real, servindo como uma prova social.

Portanto, apresente histórias que obtiveram sucesso e não se esqueça de mostrar também suas vantagens.

Pesquisas

Realizar pesquisas e divulgar as estatísticas do seu nicho ou mercado no blog é uma excelente estratégia de marketing de conteúdo.

Isso porque os números têm a capacidade de comprovar algo com maior exatidão. Porém, esses estudos devem ser verídicos e suas fontes confiáveis.

Sem dúvida nenhuma, essa é uma das melhores formas de dar credibilidade para o seu conteúdo.

Você também pode fazer suas próprias pesquisas e divulgar os resultados no seu blog, ou usar pesquisas feitas por instituições confiáveis.

FAQ – Perguntas frequentes

Você também pode usar o marketing de conteúdo para responder às dúvidas mais frequentes das pessoas sobre seu produto ou serviço.

Para isso, tenha um FAQ (perguntas frequentes) na sua página ou acompanhe a interação nos comentários das redes sociais, do blog e e-mail. As dúvidas estarão lá.

Depois é só criar posts que respondam essas perguntas. Assim, você tira a dúvida de muitas pessoas ao mesmo tempo e mostra que se importa com o público.

Além disso, você também economiza muito mais tempo, já que você não precisa elaborar uma resposta para cada um.  

Neste artigo vimos algumas dicas de marketing de conteúdo que você pode começar a colocar em prática hoje mesmo no seu blog para alavancar suas vendas.

Se você deseja vender algo sem incomodar seu leitor, você deve analisar o que seu público está sentindo com seus textos e como eles estão reagindo às suas postagens.

Sendo assim, faça testes e mensure os resultados. Assim, você consegue produzir mais do que funciona e menos do que não vem dando o resultado esperado.

Também separe um tempo para verificar os termos de pesquisa que mais conduzem os leitores ao seu blog e quais os assuntos das postagens mais populares.

Além disso, é importante que seu conteúdo seja constante para ajudar no SEO, aumentar as conversões e para que as pessoas comecem a confiar na sua marca.

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