Marketing digital instagram


O Instagram é uma rede social ideal para marcas se posicionarem perante seu público para promover seus produtos e serviços, criar um relacionamento com a audiência e apresentar a empresa para novas pessoas.

Para isso, definir uma estratégia de marketing no Instagram é o primeiro passo para quem deseja usar essa rede para divulgar uma empresa ou até mesmo a sua marca pessoal.

Por isso, neste artigo, vamos te explicar tudo sobre como fazer marketing digital na plataforma (se você for iniciante) ou mesmo como consolidar sua presença (se já tiver alguma experiência).

Vamos lá?

Como fazer marketing digital no Instagram?

Determine os seus objetivos no Instagram

Ao traçar uma estratégia de marketing digital no Instagram, você deve determinar de maneira clara quais são os seus principais objetivos com a presença da sua marca nesta plataforma.

Assim, você terá condições de selecionar suas métricas e fazer uma mensuração precisa dos resultados.

O que você deseja? Quais resultados espera obter? Podem ser vários: 

  • Awareness (Reconhecimento de Marca)
  • SAC 2.0 (atendimento a clientes)
  • Encontrar novos clientes
  • Encontrar novos colaboradores
  • Compartilhar informações sobre seu negócio
  • Monitorar competidores
  • Formar uma comunidade

Utilize o Instagram Ads

O objetivo do Instagram Ads é garantir a visibilidade e reconhecimento das marcas com os anúncios para aumentar as vendas de seu negócio.

Estudos revelam que os anúncios patrocinados no Instagram não só conseguem engajar e influenciar os usuários a tomar uma ação, mas também é uma das melhores ferramentas para realizar a segmentação.

Como os anúncios do Instagram são criados pelo Gerenciador de Anúncio do Facebook, você pode ter acesso aos dados já coletados para definir seu público, localização, dados demográficos, interesses e comportamentos.

Além disso, você pode determinar que os anúncios sejam distribuídos para pessoas que tenham características parecidas com seu público-alvo (também conhecido como lookalike). Isso aumenta as chances de seu anúncio aparecer para quem realmente se interessa por seu produto ou serviço.

Com uma ótima segmentação você tem um melhor aproveitamento do seu investimento e pode aumentar seu ROI (Retorno sobre Investimento).

Tenha uma estratégia de conteúdo consolidada

Uma sólida estratégia de conteúdo é crucial no processo de como fazer marketing digital no Instagram.

Sem a produção de um conteúdo relevante, você terá dificuldade em atrair a atenção de seu público-alvo.

O marketing de conteúdo tem como objetivo oferecer conteúdos de qualidade e relevância, que ajude os clientes a solucionar seus problemas.

Ajudar a sanar dúvidas, entender problemas, e resolvê-los, faz com que o público-alvo enxergue sua marca como um pilar para tudo o que ele necessita em vários momentos, ganhando autoridade e notoriedade no segmento em que está inserido.

Utilizar o marketing de conteúdo é uma das maneiras de despertar o interesse do público em sua marca, mostrando que você tem o que ele procura, a fim de garantir que eles se tornem futuros clientes.

Crie conteúdos com alto impacto visual

No Instagram tudo começa e termina com imagens. Isso porque toda a rede foi criada para permitir que as pessoas compartilhem suas fotos.

Se você está apenas começando, aqui estão cinco tipos de conteúdo que funcionam bem para o marketing digital no Instagram:

  1. Compartilhar conteúdo gerado pelos usuários;
  2. Por trás dos bastidores;
  3. Projetos DIY e soluções criativas para problemas (usando seus produtos);
  4. Conteúdo produzido por influenciadores digitais;
  5. Imagens motivacionais e citações.

Porém, embora não haja nada de errado em postar fotos sobre o seu produto, você deve colocar um limite para que sua conta pareça natural.

As pessoas no Instagram são atraídas por fotografias que parecem naturais e orgânicas. Envolvendo pessoas em suas fotos, você faz seu produto parecer mais autêntico.

Você não precisa ter acesso a modelos profissionais para tirar essas fotos. Você pode mostrar pessoas comuns usando seus produtos e isso é ainda melhor!

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