Marketing Empresarial

marketing empresarial

Marketing Empresarial

Saiba por que sua empresa DEVE investir em Marketing Empresarial

Toda e qualquer empresa que almeje bons resultados necessita investir em ferramentas alternativas às tradicionais, a fim de alcançar o sucesso profissional. A internet surge, então, como uma opção viável e segura dentro do marketing empresarial.

marketing empresarialMas de que forma a internet pode ajudar meu negócio?

A resposta está no Marketing Empresarial pela internet.

O marketing empresarial digital é uma tendência, desde o advento da internet até sua popularização.

Isso se deve ao fato que mais da metade da população brasileira está conectada à internet. Ou seja, se há um elevado número de pessoas reunidas em um ambiente, por que não expor a marca da sua empresa para esse público?

Conceito do marketing empresarial pela internet

Basicamente, o marketing empresarial feito pela internet nada mais é que o marketing digital.

O marketing digital tem como objetivo destacar as empresas na internet, de modo a melhorar os resultados.

Desde a popularização da internet, ainda no começo do século XXI, tornou-se obrigatório investir em marketing digital.

Afinal, as empresas devem estar onde os clientes em potencial estão.

Logo, se a internet abriga milhares de pessoas com chances de se tornarem clientes, o marketing digital é o principal meio de estar visível para esse público.

Benefícios do Marketing empresarial pela internet

O marketing empresarial pela internet uma enorme variedade de benefícios para as empresas.

Imagine expor sua marca para um público que procura exatamente pelo o que sua empresa oferece? Interessante não?

Esse é justamente esse o conceito do Inbound Marketing, principal ferramenta de marketing empresarial para internet.

Existem outras formas de marketing empresarial, como Outbound Marketing (panfletagem, outdoors, banners online e afins); contudo, o inbound marketing é, sem dúvida, o serviço que melhor se adapta às empresas, independentemente do porte ou segmento.

O que é Inbound Marketing

Inbound Marketing é uma ferramenta de divulgação online. O grande diferencial está na forma como ocorre a comunicação entre empresa e público.

O inbound marketing em sua tradução significa “marketing de entrada”. Ele também é conhecido como “marketing de atração” e “novo marketing”.

Portanto, o inbound marketing é uma estratégia que tem como objetivo atrair o público-alvo através da criação e compartilhamento de conteúdos de qualidade.

Em outras palavras, a ideia é atrair o cliente por meio de conteúdo relevante para criar um relacionando direto e duradouro com ele.

A partir daí, as pessoas impactadas por esse conteúdo tendem a se sentir confiantes a ponto de permitir que a empresa se aproxime cada vez mais, o que pode resultar na venda. Ou seja, no Inbound Marketing, é o cliente que procura pela empresa e não o contrário.

Assim, fica mais fácil apresentar suas soluções e transformá-los em clientes e até promotores de marca.

O Inbound Marketing possui três pilares essenciais: o marketing de conteúdo, SEO e mídias sociais.

marketing empresarialA ideia do Inbound é fazer com que as empresas sejam encontradas pelas pessoas. Justamente por essa razão, o Inbound é reconhecido como uma forma de publicidade agradável.

Diferentemente do que acontece no Outbound marketing, em que as empresas brigam por atenção, o inbound está focado em ser encontrado pelo cliente.

É muito mais cômodo para as pessoas procurarem por algum serviço, produto ou dúvida e encontrarem sua empresa à disposição.

Ou seja, as empresas não forçam uma situação, não buscam realizar um marketing ativo, através do inbound, as empresas é que são encontradas pelas pessoas.

Leia, também, nosso guia sobre Inbound Marketing.

Como é feito o Inbound Marketing

O Inbound marketing gira em torno do maior mecanismo de busca do mundo: o Google.

Porém, para entender o conceito do inbound como ferramenta de marketing empresarial, é preciso compreender a razão pela qual o Google é um excelente aliado das empresas que buscam sucesso no âmbito profissional.

Google e o inbound marketing

Estima-se que, atualmente, o Google possua cerca de 3,3 bilhões de buscas diariamente. Por mês, esse número sobe para 100 bilhões.

Ou seja, há um elevado número de buscas no Google, e se há tráfego, há clientes em potencial também.

A melhor forma para canalizar o alto número de pessoas que acessam o Google em prol da sua empresa é através do Inbound Marketing.

É através do inbound que são executadas serviços que visam expor a marca da sua empresa em destaque no Google.

Uma vez no Google, sua empresa atrairá mais pessoas para o site da sua empresa, o que melhora as chances do seu negócio ter resultados melhores. Em outras palavras, aumento nas vendas.

Aproveite a oportunidade e confira nosso artigo sobre marketing de busca (SEO).

Como fazer inbound marketing?

1° Etapa: Atrair tráfego

A etapa inicial tem como objetivo atrair visitantes. Porém, o grande diferencial dessa primeira etapa é atrair pessoas que de fato tem interesse no seu produto e serviço, ou seja, leads qualificados.

Para isso, é necessário fazer um estudo aprofundado para entender o seu público-alvo e criar personas que serão seus possíveis prospects.

Depois de conhecer melhor o seu público, é hora de conquistar a sua atenção nos meios onde ele se encontra.

Alguns dos meios mais utilizados para atrair atenção da sua audiência são:

  • Blog: o blog está normalmente ligado a uma estratégia de marketing de conteúdo. É o principal canal de produção de conteúdo de qualidade que uma empresa pode usar no inbound marketing.
  • Mídias sociais: as mídias sociais, que incluem tanto as redes sociais quanto aplicativos de mensagem, são fundamentais para espalhar seu conteúdo, engajar os usuários, fortalecer e humanizar a imagem da sua marca.
  • SEO: o trabalho de SEO faz com que seu site esteja melhor posicionado para que seja encontrado mais facilmente nas ferramentas de busca e consiga muito mais tráfego qualificado.

2° Etapa: Converter visitantes em leads

De nada adianta atrair visitantes e eles não se tornarem leads.

Agora que você já tem um volume razoável de visitantes em seu site, o próximo passo é fazer com que esses visitantes se tornem leads.

Para isso, você deve captar o e-mail do visitante e as informações que julgar necessário oferecendo algo em troca algo de valor, como ebooks, manuais, vídeos, consultorias, entre outros.

As principais práticas para conseguir esses objetivos são:

  • Landing pages: as landing pages são páginas de conversão. Elas são arquitetadas justamente para convencer o usuário a realizar uma determinada ação, no caso aceitar uma oferta em troca de seus dados pessoais.
  • Call to action: o CTA é uma chamada à ação, ou seja, um convite direto que induz o visitante a aceitar a oferta da landing page e preencher o formulário.
  • Formulários: as informações que a landing page pede são preenchidas em formulários. Eles devem ser criados de forma que seu preenchimento seja fácil, agradável e curto.

3° Etapa: Converter leads em clientes

Depois de atrair as pessoas certas e converter parte delas em leads, agora falta transformá-los em clientes reais.

As ferramentas mais importantes nesta etapa são:

  • Automação de marketing: as ferramentas de automação servem para criar os e-mails e dispará-los.
  • E- mail marketing: o e-mail marketing alimenta esse lead com uma série de e-mails com conteúdo útil e relevante até que se sinta preparado para comprar com você.
  • CRM: o CRM (Customer Relationship Management) é um software de gestão com foco no cliente, que reúne vários processos para ter todas as informações detalhadas sobre seu lead de forma acessível, facilitando o processo de vendas.

4° Etapa: Encantar os clientes

Mesmo após a compra, é de extrema importante é fidelizar, engajar e encantar esses atuais clientes para que eles sigam comprando e ainda falem bem de você, seja nas redes sociais, seja diretamente para outras pessoas, se tornando verdadeiros defensores da sua marca.

As táticas usadas para encantar e fidelizar clientes incluem:

  • Pesquisa de Satisfação: as pesquisas e feedbacks servem para entender se você está alcançando o grau de satisfação que seus clientes esperam e poder identificar melhorias a serem feitas.
  • Monitoramento das mídias sociais: é nas mídias sociais que você terá a interação mais próxima com os seus clientes. Eles deixarão dúvidas, comentários, curtidas ou insatisfações.

Principais serviços dentro do marketing empresarial pela internet

Para o sucesso de uma estratégia de inbound marketing é preciso colocar em prática alguns serviços imprescindíveis. Todos eles têm um objetivo em comum: dar mais visibilidade, alcance e credibilidade às empresas.

Os principais serviços que englobam o inbound marketing são: SEO, marketing de conteúdo e link patrocinado.

SEO (Otimização para mecanismo de buscas)

O SEO tem como objetivo otimizar o site das empresas. O intuito é adaptar os sites das empresas às métricas do Google.

Com isso, sua marca ficará exposta nas primeiras páginas do maior mecanismo de busca do mundo, dando mais visibilidade, alcance e credibilidade às empresas.

Como funciona o SEO

O primeiro passo do SEO é a escolher palavras-chave relacionadas à área de atuação das empresas (produtos e serviços). A ideia é colocar essas palavras nas primeiras páginas do Google, para que a empresa esteja visível no momento em que alguém procurar por algo relacionado.

A partir do momento em que as palavras são escolhidas, são produzidos textos específicos para cada uma delas, de modo a posicioná-las no Google.

Vamos a um exemplo simples: suponhamos que você trabalhe com artigos esportivos.

Agora, imagine que alguém procure no Google pela palavra “bola de futebol em São Paulo”.

Já pensou sua empresa aparecer em destaque no Google justamente para essa pessoa que procurou por um produto que você oferece?

É exatamente esse o conceito e objetivo do Inbound Marketing: ser encontrado por clientes em potencial.

O grande diferencial do SEO é aparecer na busca orgânica no Google, sem pagar por cliques ou aparecer somente em horários específicos.

É preciso ressaltar, porém, que o SEO é um trabalho gradativo. Em suma, os resultados parecerão em médio prazo.

Marketing de Conteúdo

Para as empresas que buscam realizar um marketing empresarial pela internet, o marketing de conteúdo é uma das opções mais interessantes.

O marketing de conteúdo tem como objetivo oferecer conteúdos de qualidade e relevância, que ajude os clientes a solucionar seus problemas.

Ajudar a sanar dúvidas, entender problemas, e resolvê-los, faz com que o público-alvo enxergue sua marca como um pilar para tudo o que ele necessita em vários momentos, ganhando autoridade e notoriedade no segmento em que está inserido.

É uma das maneiras de despertar o interesse do público em sua marca, mostrando que você tem o que ele procura, a fim de garantir que eles se tornem futuros clientes.

A estratégia desenvolvida por uma Agência de Marketing de Conteúdo é feita através de uma aproximação natural com seu cliente, para que ele se sinta seguro na aquisição dos seus produtos ou serviços.

O Marketing de Conteúdo faz parte de um dos pilares de uma estratégia maior chamada de Inbound Marketing ou marketing de atração.

O inbound marketing é uma estratégia que tem como objetivo atrair o público-alvo através da criação e compartilhamento de conteúdos de qualidade.

Em outras palavras, a ideia é atrair o cliente por meio de conteúdo relevante para criar um relacionando direto e duradouro com ele.

A partir daí, as pessoas impactadas por esse conteúdo tendem a se sentir confiantes a ponto de permitir que a empresa se aproxime cada vez mais, o que pode resultar na venda. Ou seja, no Inbound Marketing, é o cliente que procura pela empresa e não o contrário.

Assim, fica mais fácil apresentar suas soluções e transformá-los em clientes e até promotores de marca.

O marketing de conteúdo, assim como os outros serviços que compõem o inbound marketing, pode ser utilizado de forma isolada – e ainda assim apresentar resultados surpreendentes.

publicidade online

Ou seja, se você quiser contratar apenas o marketing de conteúdo é possível. Entretanto, para uma estratégia eficiente de marketing empresarial pela internet, o ideal é utilizar o plano de inbound.

O Marketing de conteúdo é interessante, pois poder ser utilizado em todas as etapas que compõem o inbound marketing: atração, conversão, fechamento e encantamento.

O foco do marketing de conteúdo é gerar valor à marca das empresas, utilizando conteúdo de qualidade, relevante e informativo como forma de atrair, converter e encantar clientes.

O marketing de conteúdo utiliza artigos publicados em um blog como forma de propagação desse conteúdo produzido.

Esse é o meio que aumentará o tráfego do seu site e, naturalmente, trará melhores resultados para o seu negócio.

Invista em Marketing empresarial

Agora que você sabe mais sobre o marketing empresarial e como ele pode ajudar no sucesso das empresas, não há motivos para ter receio. Seja um diferencial no seu segmento.

Aproveite e leia nosso guia sobre marketing de conteúdo.

1 comentário sobre “Marketing Empresarial”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados