Marketing nas Redes sociais: como fazer em 2021


Você sabe quais são as tendências para as redes sociais em 2021?

Sabemos que as redes sociais consistem em canais completos para a criação de um relacionamento e uma comunicação eficiente. Ou seja, elas são um excelente lugar para as empresas trabalharem, com o objetivo de atingir um maior número de pessoas.

Então, continue lendo o post e descubra quais são as maiores tendências para fazer marketing digital nas redes sociais em 2021. Acompanhe e fique ligado nas novidades!

Foco nos stories

Os conteúdos publicados nos stories são uma forte tendência nas redes sociais em 2021. Como prova disso, praticamente todas as plataformas de mídias sociais já adicionaram esse recurso como forma de engajamento.

Hoje, já é possível adicionar conteúdos temporários no Facebook, no YouTube, no Instagram, no WhatsApp, Twitter e até no Linkedin.

Por exemplo, você pode publicar enquetes e quizzes, fazer perguntas, usar stickers especiais de localização e hashtags, além de poder usar uma quase infinidade de filtros divertidos. Tudo isso abre novas portas para diferenciar o seu conteúdo dos demais e chamar a atenção do público.

Além disso, com os Stories, as marcas podem criar diversos tipos de conteúdo para engajar seguidores e elevar seu número de seguidores.

Você pode usar seus stories para mostrar bastidores da rotina da sua empresa e de novos projetos. Se você vende roupas, por exemplo, mostre sua loja fazendo reposição de estoque, atualizando a vitrine, etc. Isso gera uma confiança nos seguidores, que é fundamental para fechar uma venda.

Invista em conteúdos no formato de vídeos

O consumo de conteúdo em vídeos se destaca como tendência nas redes sociais em 2021, sendo uma excelente estratégia para atrair seguidores, gerar engajamento e aumentar o reconhecimento de sua marca ou perfil.

Atualmente, os usuários procuram por vídeos criativos, originais e relevantes.

Estudos já comprovaram que os vídeos são o formato de conteúdo mais favorito dos usuários nas redes sociais. É tanto que o Youtube vem bombando hoje em dia!

Além de conquistar uma grande parcela da audiência e aumentar a sua reputação online, um vídeo proporciona:

  • engajamento dos usuários;
  • benefícios econômicos e ótimos retornos financeiros;
  • facilidade de compartilhamento do conteúdo;
  • melhor posicionamento nos mecanismos de busca;
  • hospedagem sem a necessidade de grandes investimentos;
  • humanização da marca.

Como prova disso temos o TikTok, uma rede social de vídeos curtos que está em ascensão. Vale a pena usar!

Parcerias com influenciadores digitais

O trabalho dos influenciadores digitais se tornou uma das maiores tendências para as redes sociais em 2021. Isso porque eles se tornaram um canal de aquisição para marcas que procuram atingir públicos distintos, muitas vezes nichados, e ampliar o alcance da empresa.  

A estratégia é simples: as empresas passaram a engajar os digital influencers para compartilharem experiências e benefícios dos produtos e serviços com seus seguidores.

Assim, toda a confiança que o público tem no influenciador é transferida automaticamente para a marca, funcionando como um marketing de referência em massa.

Vendas direto nas redes

As vendas diretas nas redes sociais é uma tendência em 2021 que aumenta as oportunidades para as empresas e facilita todo o processo.

Um exemplo disso é o Instagram Shopping, que é uma ferramenta de e-commerce disponibilizada pelo Instagram que possibilita a marcação de produtos dentro de uma foto.

Na prática, em vez de usar tags para marcar usuários, o recurso funciona de maneira similar às etiquetas de preço: cada item mostrado nas fotos recebe essa tag, mas com o seu nome e o valor do item.

Além de ser uma forma mais rápida e econômica de ingressar no mercado e-commerce, separamos alguns dos principais benefícios dessa ferramenta. Veja:

  • Agiliza o processo e diminui as chances de desistência do cliente que não precisará sair do Instagram para comprar;
  • Diminui as limitações de expor os links dos produtos – antes, só era possível colocar um link na bio e no Instagram Stories a partir de 10 mil seguidores.
  • Como o aplicativo oferece diversas ferramentas criativas e interativas de postagem, a divulgação dos seus produtos podem trazer bons resultados de forma orgânica, ou seja, sem investir em anúncios.

Aposte nas lives

Com a pandemia em 2020, a tendência das lives foi uma alternativa que ajudou muitos empreendedores.

Fazer live sempre foi uma ótima ideia, pois é um tipo de conteúdo que tem um engajamento bem alto. E no de 2021, essa tendência tende a aumentar mais ainda.

Por exemplo, o YouTube Live é uma ferramenta que possibilita transmissões em tempo real direcionados aos inscritos do seu canal.

A criação de conteúdo em vídeo é uma estratégia de marketing digital que tem um alto poder de alcance da marca, o que é fundamental para construir um relacionamento com sua audiência para aumentar o engajamento e gerar mais leads.

Através de uma Live, você é capaz de se aprofundar em um determinado assunto com mais facilidade para passar informações relevantes ao público, passando maior credibilidade.

Leia também: Marketing Digital: o que é, estratégias, como fazer (2021)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados