Marketing nas redes sociais


Nos últimos tempos, o marketing nas redes sociais tem sido um dos segmentos que mais cresce em todo o mundo.

Por isso é importante que as empresas se adaptem a essa nova realidade, para que possam usar o marketing nas redes sociais de forma a gerar resultados reais em termos de conversões e reconhecimento da marca.

Preparamos este post para te ajudar a descobrir tudo o que é necessário para aplicar o marketing nas redes sociais da melhor forma possível.

Acompanhe!

Como funciona o marketing nas redes sociais?

Devido ao grande número de usuários nas redes sociais, desenvolver ações de marketing nesse tipo de canal não é mais uma mera opção, é uma necessidade das empresas.

Marcar presença online toda semana não é suficiente. É necessário atuar de forma mais profissional para obter resultados significativos, como fazer um planejamento, coletar dados, monitorar, mensurar e analisar constantemente para melhorias.

Fazer marketing nas redes sociais garante inúmeras vantagens, como maior divulgação da sua marca, engajamento do público, aumento do tráfego no seu site ou blog e, consequentemente, uma maior taxa de conversões e vendas.

As redes sociais são ferramentas essenciais para expandir a visibilidade e fazer com que os usuários reconheçam uma marca, o famoso branding.

Além disso, os algoritmos das redes funcionam com base nas interações dos usuários, então, quanto mais adequado ao público, mais o perfil tem chances de gerar compartilhamentos e outras interações.

As redes sociais também geram engajamento, o que é muito importante na aquisição de novos clientes e retenção daqueles que já adquiriram seu produto ou serviço.

Elas também servem como fonte de tráfego para levar os usuários a visitar as páginas do seu negócio, como site, blog, landing pages, entre outros.

Além de criar um relacionamento de confiança com seus potenciais clientes, as redes sociais permite que você construa autoridade naquilo que está oferecendo.

Quais são as principais vantagens do marketing nas redes sociais?

Visibilidade

Você já sabe que as pessoas passam grande parte do tempo nas redes sociais.

Quando o objetivo é expandir a visibilidade da marca, não dá para ficar de fora do local onde elas se encontram, não é mesmo?

De toda forma, as mídias sociais são canais com enorme potencial para marcas que querem visibilidade. E ter uma ação relevante para esse público é fundamental.

E quanto mais você se posiciona nas mídias sociais, mais tem a chance de aumentar o seu público e construir uma audiência qualificada.

Tráfego para o site

As redes sociais são como uma casa alugada! Você mora ali, mas não tem total liberdade para fazer o que bem quiser. Ou seja, o site é a sua verdadeira casa e é para lá que você deve levar os seus consumidores.

Nesse sentido, para as empresas atraírem mais consumidores para o site, as redes sociais são uma bela porta de entrada.

Na rede social, você instiga o consumidor com um belo conteúdo e uma boa estratégia de marketing e, em seguida, leva-o para finalizar o processo de venda em seu site.

Mesmo que você não venda propriamente, é uma chance de gerar leads e convertê-los em momento posterior oportuno, por exemplo.

Engajamento

Você sabia que quanto mais as suas publicações têm engajamento – curtidas, comentários e compartilhamentos – mais ela tem a chance de ser mostrada para um número maior de pessoas?

Por isso é importante que você estimule a participação da sua audiência. Você pode fazer isso usando uma CTA, por exemplo.

E, claro, o conteúdo de qualidade mais uma vez impera nas estratégias de marketing digital nas mídias sociais. Afinal, um bom conteúdo, por si só, já é capaz de fazer o público interagir.

Construir autoridade

As pessoas sempre buscam por referência nas redes sociais.

Se você ouve falar de uma empresa ou marca, por exemplo, uma das primeiras coisas que pensa em fazer é pesquisar as suas redes sociais. Então, você analisa o número de seguidores, a interação, a qualidade do conteúdo, e se nada disso lhe parece atraente você não dá o devido valor para aquela marca.

Pois é, estamos falando de autoridade. Construir autoridade é justamente fazer com que essa pessoa que acessa as suas mídias sociais sinta-se confiante naquilo que você está propondo para adquirir seu produto ou serviço.

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