Mercado Digital: o que é, áreas para começar e tendências


Para quem é empreendedor ou almeja abrir seu próprio negócio, é imprescindível entender sobre o mercado digital. Afinal, com o avanço tecnológico e o fácil acesso à internet, os hábitos de consumo mudaram, sendo preciso também se adequar às novas tendências para encontrar oportunidades de vendas para sua empresa.

Acompanhe o post abaixo e entenda tudo sobre o mercado digital!

O que é Mercado Digital?

Quando falamos em mercado digital, estamos nos referindo aos processos de compra e venda que acontecem através da internet. Por exemplo, hoje é possível usar o seu smartphone para comprar produtos, efetuar transações financeiras, realizar o orçamento de serviços, consumir conteúdos nas mídias, entre outras ações.

Em resumo, podemos dizer que o mercado digital é um espaço de compra e vendas de produtos e serviços por meio da internet.

Principais áreas do Mercado Digital

Como o mercado digital só cresce a cada dia, existe uma grande procura por profissionais qualificados para atuar na área. Confira abaixo as principais áreas do Mercado Digital para você se especializar e ter um bom retorno financeiro:

  • Produtos digitais;
  • Redatores freelancers;
  • Afiliados;
  • E-commerce;
  • Tecnologia (programação e desenvolvimento web);
  • Marketing Digital;
  • Segurança da informação;
  • Influenciadores (produção de conteúdo).

Fique de olho nas tendências do Mercado Digital!

Inteligência artificial (IA)

A inteligência artificial consiste na capacidade das máquinas ganharem um processamento que lembra a inteligência humana, sendo capazes de solucionar problemas e situações do dia a dia.

Como exemplo, temos os chatbots que são usados para o atendimento ao cliente, campanhas de marketing, automação para mecanismos de busca na internet e nas redes sociais.

Realidade virtual e realidade aumentada

Essas são tendências do Mercado Digital que fazem a união do mundo virtual com o mundo real. Por exemplo, com a realidade aumentada é possível usar ferramentas para melhorar a experiência offline do usuário, como os QR Code que aparecem em jornais e programas de TV.

Já a realidade virtual usa recursos para inserir o usuário em um contexto novo, como por exemplo, óculos especiais de games e simulações, pulseiras ou projetores.

Geomarketing

O geomarketing é uma tendência do mercado digital que consiste em direcionar suas estratégias de vendas e marketing digital para um público segmentado em uma cidade, região, estado ou país em específico.

Web analytics (análise de dados)

O Web Analytics é um serviço de mercado digital que visa mensurar as ações de suas estratégias para realizar as melhorias necessárias e alcançar melhores resultados em suas campanhas.

Atualmente, existem várias plataformas que ajudam a colher essas informações para a análise dos indicadores de desempenho e das métricas, como o Google Analytics e o Facebook Analytics.

Conteúdos Visuais

O conteúdo visual, seja em vídeo ou imagem, apresenta sempre as melhores taxas de engajamento com o público. Ou seja, investir numa comunicação visual com imagens e cores atrativas é o diferencial para chamar atenção dos usuários e melhorar seu site nos mecanismos de busca.  

Leia também: Marketing Digital: o que é, estratégias, como fazer (2021)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados