Mercado digital


Com as constantes mudanças e avanços tecnológicos que acontecem em todo o mundo, novas tendências são criadas e impactam diretamente a economia, a política, a comunicação e até a maneira como as pessoas fazem negócios.

Nesse cenário, surge o mercado digital, que é um modelo que proporciona formas mais eficientes e ágeis de comunicação, comércio, produção e consumo de conteúdo.

Portanto, quem é ou deseja ser empreendedor, precisa entender o mercado digital. Até porque a tecnologia já faz parte de todos os aspectos do nosso dia a dia.

Hoje, por exemplo, através de nossos smartphones é possível acessar e controlar a conta bancária, fazer investimentos e comprar todo tipo de produtos.

Neste post, vamos entender tudo sobre o mercado digital e descobrir todas as tendências.

O que é mercado digital?

O mercado digital pode ser considerado como uma nova cultura que trouxe consigo diversas oportunidades não só de interagir com o digital, mas também de trabalhar com ele, adaptando o físico para o virtual de forma eficiente e lucrativa.

Isso porque a internet trouxe diversas mudanças na forma como compramos, vendemos e consumimos.

E a popularização do smartphone na última década intensificou esse processo, barateando a tecnologia, democratizando seu acesso e criando novas formas de fazer negócio.

Por exemplo, hoje é possível usar o celular para efetuar transações financeiras, comprar mercadorias, orçar e encomendar serviços, consumir mídia, entre outras facilidades.

Com opções seguras para anunciar, divulgar, comprar, pagar e vender, nunca foi tão fácil criar seu mercado no mundo digital.

Como funciona o mercado digital?

Como o mercado digital mudou o comportamento dos consumidores, diversas áreas surgiram (e ainda surgem) para entregar mais soluções completas para os usuários.

Áreas como lojas virtuais, produtos digitais, afiliados, redatores freelancers, otimização de SEO e outros, representam novas oportunidades para todos: usuários e prestadores de serviços.

Sendo assim, é inegável que o mercado digital vem criando diversas oportunidades de crescimento e inovação para todas as categorias de empresas no mundo.

Atualmente, com o acesso à internet e o crescimento da tecnologia é possível ter um acesso fácil e rápido a todas as informações, instruções e dicas de como elevar o nível do seu negócio.

Por isso, o sucesso dos negócios digitais depende das pessoas terem um amplo acesso à internet rápida e segura.

Principais tendências do mercado digital

Como vimos, o mercado digital está em constante crescimento, assim como a procura por profissionais qualificados aumenta a cada dia. 

Por isso, quem quer trabalhar no mercado digital precisa estar sempre de olho nas inovações, lendo e se informando sobre o que está em alta.

Caso você esteja iniciando agora, separamos as principais tendências que você precisa conhecer para se manter atualizado.

Web Analytics

O acompanhamento dos dados é fundamental no mercado digital para orientar melhor seu negócio e conquistar resultados assertivos.

Para atender essa demanda, a área de Web Analytics surgiu para extrair dados e utilizá-los de forma prática.

Hoje existem diversas ferramentas – gratuitas, inclusive – que podem te ajudar a ter insights sobre como o seu público se comporta, como o Google Analytics e Facebook Analytics, ajudando o profissional a tomar decisões a partir da experiência do público.

Economia compartilhada

A economia compartilhada, ou economia do compartilhamento, é uma forma de dividir bens, serviços e experiências, graças ao crescimento dos aplicativos e das redes sociais, que trazem maior interação entre as pessoas.

Pelo mundo todo, startups já promovem o compartilhamento de roupas, livros, aplicativos de carona, etc, como no caso da Uber.

Realidade virtual

A realidade e realidade aumentada também são tendências que já aparecem em diversos negócios do mercado digital.

A diferença entre as duas é simples: enquanto uma utiliza de elementos da realidade, a outra se propõe a transportar o usuário para um mundo completamente novo.

Chamamos de realidade aumentada o uso de ferramentas digitais para estender a experiência offline, como nos usos de QR code em jornais e noticiários.

Já a realidade virtual usa de óculos especiais para inserir a pessoa completamente em um novo contexto – como em games e simulações para motoristas e pilotos.

E-commerce

O setor de e-commerce é uma das áreas mais promissoras do mercado digital. Afinal, é praticamente impossível encontrar alguém que não tenha feito alguma compra online alguma vez.

É muito mais fácil, tanto para o consumidor, quanto para quem está vendendo. Além disso, existem diversas opções e ferramentas para criar sua loja online com preços acessíveis.

Inteligência artificial

A inteligência artificial tem contribuído para sistemas digitais cada vez mais sofisticados, com um poder de processamento que lembra o da inteligência humana.

Essa tecnologia é empregada no mercado digital hoje em chatbots, campanhas de marketing, serviços de atendimento ao cliente, automação de e-mail, entre outras soluções.

Internet das coisas

A internet das coisas propõe a integração no mundo digital em tarefas do cotidiano, conectando aparelhos e destruindo as fronteiras entre o online e o offline.

Um dos exemplos mais comuns de sua aplicação são as já famosas automações, que permitem que o usuário acenda e apague as luzes de casa pelo celular.

Segurança da informação

Segurança da informação é uma área cada vez mais necessária no mercado digital, haja vista o crescimento de informação movimentada digitalmente.

Os profissionais desse ramo cuidam dos dados e da segurança do negócio e se dedicam a buscar soluções para aprimorar o armazenamento das informações.

Programação e Desenvolvimento

As áreas de tecnologia, como programação e desenvolvimento web e de softwares, desde o início do mercado digital, estão em alta e devem continuar com a mesma importância, pois o mercado precisa dessas soluções para evoluir em plataformas online, sites, aplicativos, sistemas de pagamento, processos automatizados e muito mais.

Marketing digital

O marketing digital surgiu com o mercado digital e é uma maneira mais eficiente de divulgar produtos e serviços no mundo online.

Apesar de já ser um segmento dentro do marketing, o marketing digital ainda é uma área muito abrangente e, dentro dela, existem diversas possibilidades de atuação, como SEO, mídia paga, email marketing, Marketing de Conteúdo, entre tantas outras.

Quer saber mais sobre o Marketing Digital? Leia também? Marketing Digital: o que é, estratégias, como fazer (2020)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados