MUNDO PROFISSIONAL: SAIBA O QUE É UM CEO E CONHEÇA O TERMO MAIS FAMOSO DO MUNDO DOS NEGÓCIOS


Embora seja um termo muito utilizado no ramo empresarial, muitas pessoas ainda não sabem o que é CEO e o que ele representa, de fato, para uma gestão.

A sigla CEO significa Chief Executive Officer, que traduzido para nossa língua, representa o maior cargo na hierarquia organizacional de uma empresa.

Porém, ser um CEO não é ser apenas ser o presidente ou ser o representante de uma companhia. O cargo está além de tudo isso e é isso que você vai aprender hoje.

Acompanhe nosso artigo!

O que é um CEO?

O termo CEO, em inglês, significa Chief Executive Officer, que pode ser traduzido para o português como presidente ou diretor executivo.

Porém, esse cargo é muito mais do que essa classificação.

 Não é todo dono de empresa que consegue se responsabilizar pelas principais decisões operacionais e estratégias da companhia. E é aí que entra o CEO!

Ou seja, não é necessariamente ser o dono da empresa para ser um CEO, geralmente esse cargo se alcança por mérito e desempenho.

O CEO é a autoridade máxima na hierarquia da empresa. Ele é um líder que está à frente do negócio como um todo, desde produção, colaboradores, investidores e comercialização.

Cabe também ao CEO definir a visão, missão e valores da empresa e tomar as decisões estratégicas que colaborem para seu crescimento.

Portanto, é a imagem do CEO que fica impressa na cabeça das pessoas quando elas pensam naquela empresa.

Quais as funções de um CEO?

Como vimos acima, um CEO tem responsabilidades perante todas as partes envolvidas com a corporação, desde funcionários, clientes até aos donos da empresa e investidores.

Ainda que esse não seja um cargo de execução (e sim estratégico), algumas atividades são delegadas ao CEO da empresa — e não podem ser terceirizadas.

Porém, ele pode contar o suporte de outros cargos estratégicos como o Diretor Financeiro ou o Diretor Operacional, por exemplo.

Os principais componentes de uma descrição de cargo de CEO incluem as seguintes áreas.

  • Definir estratégia e direção do negócio;
  • Definir a visão, missão, cultura e valores e cuidar para que todos os sigam;
  • Construir uma liderança para a equipe;
  • Conduzir a gestão de uma empresa e ter postura de mercado;
  • Aprovar como o dinheiro é gasto, bem como as prioridades da empresa.

Características de um CEO

Ser um CEO é ter uma alta responsabilidade, e a verdade é que nem todo mundo está preparado para lidar com essa pressão.

Vale ressaltar que não é todo dono de empresa ou fundador que serve para o cargo.

Isso porque existem algumas características que são importantes que a pessoa tenha se ela quiser ser um CEO de sucesso.

Confira:

Ser resiliente

Um CEO deve ser resiliente, ou seja, ter inteligência emocional para lidar com todas as atribuições e pressões sem perder o foco e o equilíbrio, além de ser capaz de tomar boas decisões de forma rápida.

Além disso, ao assumir riscos é normal errar, porém um CEO deve aprender com seus erros e extrair o melhor das ocasiões imprevistas, transformando-as em resultados positivos.

Ser íntegro

A integridade é uma característica fundamental em um CEO, isso porque ela gera admiração e faz com que a equipe faça o mesmo.

Portanto, um CEO é o primeiro a seguir os valores da empresa e dar o exemplo de comportamento para incentivar os outros.

Enxergar o macro

Como um CEO guia a empresa em todos os aspectos, ele deve entender a fundo como funciona todo o negócio, além de ter conhecimento técnico do mercado no qual a empresa atua.

Além disso, um bom CEO consegue pensar fora da caixinha e encontrar soluções criativas para resolver problemas.

Isso só é possível com a experiência que se adquire ao longo do tempo.

Ser humilde

Um SEO deve ser sempre humilde, pois ele não tem todo o conhecimento do mundo e vai precisar pedir ajuda de outras pessoas para ter mais segurança em suas decisões.

Afinal, ser humilde tem a ver com reconhecer que há muito que aprender.

Além disso, é fundamental ser curioso em buscar aprendizado sobre as coisas que não são de seu domínio.

Ser apaixonado e ousado

Só alguém que ama o que faz consegue realmente se dar bem. Por isso, um CEO deve ser apaixonado pela sua empresa.

Isso é essencial para manter seu foco nos negócios.

Prezar pela comunicação

Saber transmitir informações, ordens e direções em uma linguagem neutra, sem causar atritos desnecessários são características de pessoas que ocupam esse cargo.

É importante manter a transparência e falar de forma clara e respeitável.  

Exemplos de CEOs conhecidos

Separamos dois exemplos famosos de CEOs que você já deve ter ouvido falar:

Steve Jobs

Fundador e CEO da Apple e, mais tarde da Pixel, Steve Jobs éum dos nomes mais lembrados quando o assunto é tecnologia e inovação.

Jobs, com certeza, foi um dos empreendedores mais famosos e visionários, que soube como conduzir sua empresa rumo ao sucesso.  

Na Apple, foi um dos responsáveis pelo lançamento e divulgação de sucessos do mercado como o iMac, iPod, iPhone e iPad.

Mark Zuckerberg

Zuckerberg é um dos fundadores e o CEO do Facebook, a maior rede social do mundo.

Ele é um filantropo. Depois que sua filha nasceu em 2015, ele declarou que pelo resto da vida doará para a caridade 99% do valor das ações do Facebook.

Como vimos no post de hoje, o CEO é a maior autoridade na hierarquia de uma empresa.

Além disso, o sucesso ou o fracasso da companhia dependem muito de suas decisões, pois seu cargo é estratégico e exige grande capacidade de liderança.

Portanto, para cumprir todas suas funções, o CEO deve ter máxima preparação e conhecimento por meio de cursos, além da experiência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados