Agência Sense Marketing digital Blog,Marketing Digital,Redes Sociais O mundo da mídia social e mídia digital. E suas diferenças

O mundo da mídia social e mídia digital. E suas diferenças


Por mais que os dois conceitos pareçam sinônimos, mídias sociais e mídias digitais são termos diferentes e compreender o significado de cada uma é essencial para montar seu planejamento de marketing digital e pensar nas melhores estratégias para atingir seus objetivos.

Acompanhe este post para entender quais são as diferenças entre mídia social e mídia digital. Boa leitura!

O que é mídia social?

A palavra “mídia” significa qualquer meio de comunicação social, como a televisão ou jornal. Porém, quando falamos em mídia social estamos nos referindo aos canais online que permitem o relacionamento e compartilhamento de conteúdo entre usuários.

São exemplos de mídias sociais as redes sociais, blogs, microblogs, fóruns e wikis. As mídias sociais estão cada vez mais usadas por empresas que buscam meios de divulgar seus produtos, já que elas permitem mais flexibilidade e exigem um baixo investimento, ao contrário de propagandas que são veiculadas na televisão, por exemplo, que possuem um alto custo.

Por exemplo, o blog é um exemplo de mídia social, pois ao mesmo tempo em que dissemina conteúdo, também oferece um espaço para que os leitores interajam. É uma via de mão dupla!

Veja também: Marketing de conteúdo: como usar seu blog para vender mais

O que é mídia digital?

A mídia digital consiste em todo conteúdo ou veículo de comunicação que usa a internet como meio de distribuição.

Como o canal de comunicação da mídia digital é a própria internet, é possível responder, opinar, perguntar, elogiar, criticar ou até criar seus próprios conteúdos quando quiser, já que a mídia é um meio de comunicação em massa.

A mídia digital pode assumir diferentes formas, como banners, anúncios pagos no LinkedIn, Google Ads, Facebook Ads, Twitter Ads, etc, anúncios no YouTube, Instagram, dentro de aplicativos no celular entre outros.

Portanto, podemos dizer que existem três tipos de Cada conteúdo produzido na internet pode se enquadrar em três tipos de mídias digitais:

  • Mídia paga
  • Mídia ganha
  • Mídia própria.

A mídia paga é aquela em que você paga um determinado valor para aproveitar a visibilidade e o alcance de um canal digital. Ou seja, você paga para aparecer!

Exemplos de mídias pagas são os anúncios no Google e Facebook Ads. O principal benefício de investir em mídia paga é que você consegue alcançar um público-alvo mais segmentado e em grande escala.

Já a mídia ganha, também chamada de mídia espontânea, é gratuita. Portanto, sua empresa precisa trabalhar para que as pessoas queiram buscar seus produtos ou serviços por livre e espontânea vontade. Afinal, hoje em dia, os clientes buscam mais por opiniões sinceras sobre produtos e serviços e não falas compradas.

Alguns exemplos de mídia ganha são:

  • Compartilhamentos de conteúdos;
  • Backlinks voluntários;
  • Menções em mídias sociais;
  • Resenhas espontâneas.

Por último, quando falamos em mídia própria, estamos tratando de qualquer mídia que possa ser administrada pela sua empresa. Por exemplo, o seu site, blog e canais nas redes sociais.

Lembrando que o intuito da mídia própria é construir um relacionamento de confiança com os clientes, atrair novos interessados e aumentar o reconhecimento e a autoridade da sua marca no mercado.

Leia também: Marketing Digital: o que é, estratégias, como fazer (2021)

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