O que é endomarketing, como fazer e exemplos de ações para engajar seus colaboradores


Você gostaria de ter funcionários sempre satisfeitos e apaixonados pela sua empresa?

O endomarketing é uma estratégia de marketing institucional que visa fortalecer a comunicação interna de uma empresa, reduzindo o índice de rotatividade de funcionários e atraindo profissionais altamente qualificados para a organização.

Isso porque a estratégia ajuda a criar e desenvolver uma imagem de bom lugar para se trabalhar a acaba se tornando o emprego dos sonhos para muita gente.

Portanto, o endomarketing é uma das maneiras mais eficazes para engajar e motivar seus colaboradores e garantir o sucesso do seu negócio. Afinal, são eles que fazem o produto que gera o lucro.

Neste post, vamos saber um pouco de tudo: o conceito de endomarketing, quem é responsável por essa estratégia dentro da empresa e sugestões de ações a serem realizadas.

Acompanhe!

O que é endomarketing?

O endomarketing, também conhecido como marketing interno, consiste num conjunto de ações de marketing voltadas aos funcionários de uma empresa.

O significado de endomarketing é simples: o prefixo endo vem do grego endus, e significa para dentro. Marketing é o estudo do mercado, das necessidades e desejos.

Portanto, o endomarketing é o estudo das necessidades e desejos do cliente interno, ou seja, do funcionário, a fim de desenvolver estratégias e ações para suprir tais necessidades, com o objetivo final de otimizar os lucros da organização.

Essa estratégia tem como intuito melhorar o clima e conquistar os colaboradores, fazendo com que gerem resultados significantes para a empresa com motivação e engajamento, além de reduzir o turnover (índice de rotatividade).

O sucesso da estratégia de endomarketing está diretamente ligado ao relacionamento da empresa com os seus funcionários.

Afinal, quando uma pessoa adora a empresa na qual trabalha, ela executa suas tarefas com mais qualidade, fica mais satisfeita e se sente valorizada.

Para isso, são realizadas diversas ações, traçadas em conjunto pelas equipes de marketing e RH, focadas em promover a interação entre eles, gerando um sentimento de confiança mútuo e garantindo o melhor ambiente de trabalho.

Por que trabalhar o endomarketing?

O endomarketing pode beneficiar sua empresa de diversas maneiras, em todos os níveis e em todas as áreas.

Com colaboradores satisfeitos e comprometidos com a cultura da empresa, é possível construir um negócio sólido e próspero que irá atrair mais clientes e se destacar no mercado.

Confira as principais vantagens que o endomarketing pode proporcionar:

Motiva e engaja os colaboradores

O foco do endomarketing é manter os colaboradores engajados através de uma série de ações. Isso ocorre porque um funcionário satisfeito se mostra mais motivado para desempenhar sua função.

Um dos motivos para isso é que a estratégia promove a transparência da empresa em relação aos seus funcionários.

Ele se sente valorizado, reconhecido e agradecido e, por conta disso, trabalha melhor, com mais qualidade e dedicação.

Além disso, funcionários motivados tendem a elogiar a empresa e divulgar a marca e seus produtos em todos os ambientes, inclusive nas redes sociais.

Otimiza a produtividade

Ao estarem satisfeitos, os colaboradores se preocupam mais com a qualidade de seus serviços e com seu desempenho.

Assim, eles se tornam mais proativos e buscam sempre formas de melhorar seus resultados, o que garante uma maior produtividade nas atividades.

Além disso, por meio das ações de endomarketing, os colaboradores passam a conhecer profundamente os objetivos, missões e valores da organização. Isso os ajuda a caminhar na mesma direção, buscando junto à empresa atingir as mesmas metas.

Diminui a rotatividade de funcionários

Um funcionário satisfeito com seu ambiente organizacional dificilmente vai querer abandonar seu trabalho.

Ou seja, quando o colaborador se sente parte integrante da empresa e é beneficiado por ela, tende a continuar ao seu lado por muitos anos.

Isso reduz o turnover (índice de rotatividade) da empresa, além de atrair novos e grandes talentos para sua equipe, o que se torna um diferencial de mercado.

Portanto, é fundamental investir em ações de endomarketing para mantê-los.

Aumenta a lealdade e o compromisso dos colaboradores com a empresa

Ao aplicar as ações de endomarketing, a tendência é os colaboradores criarem um relacionamento duradouro com a empresa onde trabalham, desenvolvendo um compromisso maior com o negócio e com a qualidade do produto/serviço.

Para isso, a empresa deve estar aberta a sugestões e incentivar que todos os profissionais façam parte de todos os processos da empresa e contribuam com suas ideias.

Como fazer endomarketing?

Agora que você já conhece as vantagens desse tipo de marketing, talvez esteja se perguntando como aplicar o endomarketing na sua empresa, não é mesmo?

De fato, fazer endomarketing é um desafio. Por isso é importante trabalhar em conjunto com o setor de Recursos Humanos.

Eles serão os responsáveis por conversar com os colaboradores e entender as suas opiniões sobre a empresa.

E para te ajudar neste segundo momento, separamos algumas das ações mais efetivas para você aplicar.

Confira!

Pesquisa com colaboradores

O primeiro passo, antes mesmo de começar a planejar suas ações de endomarketing, é fazer uma pesquisa de clima organizacional com os colaboradores para conhecer a percepção deles sobre a empresa.

Descubra se sentem reconhecidos e motivados e que tipo de benefícios gostariam de ter.

Também entenda supostas falhas nos processos internos que possam estar se refletindo negativamente na qualidade e no bem-estar. Ou seja, suas próprias sugestões de melhorias.

Além disso, conheça seus hábitos e preferências para poder traçar ações que tenham a ver com o perfil da empresa.

Eventos para o público interno

Promova eventos que estimulem o contato entre os colaboradores, tanto para o crescimento pessoal quanto profissional.

Palestras e eventos motivacionais são bons exemplos de ações que podem melhorar o engajamento dos colaboradores, fazendo com que eles se sintam mais motivados e integrados à empresa, além de proporcionar uma maior descontração.

Comunicação interna

Para fazer endomarketing na sua empresa é preciso estabelecer um canal de comunicação eficiente entre a diretoria e os demais colaboradores, pois eles precisam ter seu local de fala para expressar suas opiniões e sugestões para a empresa.

Uma das formas é criar uma newsletter – semanal, quinzenal ou mensal – com as principais novidades da empresa, deixando-os a de tudo o que acontece neste ambiente.

O foco desta ação é manter um diálogo aberto com seus funcionários.

Ações de integração

Investir em outras ações mais informais que estimulem a amizade e a criação de laços entre os colaboradores também é essencial para criar um ambiente de trabalho amigável e estimulante.

Vale happy hours, comemoração dos aniversariantes do mês, churrascos, confraternizações de fim de ano, eventos beneficentes, entre outros.

Todos são exemplos de iniciativas que garantem um contato além do ambiente de trabalho e a troca de experiência entre seus colaboradores.

Política de benefícios

Ao falar em benefícios, não estamos nos referindo aos básicos, como vale transporte e vale alimentação.

Mas sim sobre as diferentes formas que você pode explorar para beneficiar e premiar seus colaboradores, dando o devido reconhecimento pelo seu trabalho.

Você pode ter bonificações por metas cumpridas, dia de folga, viagens pagas pela empresa, ingressos para cinema ou show são possibilidades.

É uma ótima forma de manter os colaboradores engajados.

Cursos e treinamentos

Promover treinamentos regulares são uma ótima forma de integrar os colaboradores sobre os valores e o posicionamento da empresa.

Além disso, investir na capacitação deles mostra que você se importa com a qualificação e o crescimento profissional de quem está ao seu lado.

Nestes eventos, você pode passar conhecimentos práticos e teóricos de determinadas áreas e, para isso, poderá convidar profissionais internos e externos, além de compensar os colaboradores mais dedicados com bolsas em cursos ou graduações.

O sucesso de uma empresa não depende apenas da forma como ela é vista pelos clientes.

Ao aplicar essas ações de endomarketing, você poderá projetar sua estratégia e obter excelentes resultados, mantendo seus funcionários motivados e leais por muito tempo.

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