O que é inbound marketing?


O Inbound Marketing evoluiu de um mero conceito para tornar-se uma das principais estratégias de marketing digital, que tem como objetivo atrair clientes por meio de conteúdo relevante e valioso, de forma a converter os leads em clientes efetivos dos seus produtos ou serviços.

Em resumo, o Inbound Marketing consiste em traçar um caminho orgânico para que as pessoas se interessem pelo que o seu negócio tem a oferecer, e elas mesmas procurem a sua empresa.

Quer saber como usar essa estratégia? Acompanhe nosso post abaixo e fique por dentro do assunto!

O que é Inbound Marketing?

O inbound marketing em sua tradução significa “marketing de entrada”. Ele também é conhecido como “marketing de atração” e “novo marketing”.

Muitas empresas estão acostumadas à maneira tradicional de se chegar aos clientes, chamada de Outbound Marketing. Ou seja, a empresa vai atrás do cliente ativamente e não gera primeiro um interesse espontâneo da pessoa em sua marca.

Porém, com o Inbound Marketing é diferente! É uma estratégia que tem como objetivo atrair o público-alvo através da criação e compartilhamento de conteúdos de qualidade.

Em outras palavras, a ideia é atrair o cliente por meio de conteúdo relevante para criar um relacionando direto e duradouro com ele.

A partir daí, as pessoas impactadas por esse conteúdo tendem a se sentir confiantes a ponto de permitir que a empresa se aproxime cada vez mais, o que pode resultar na venda. Ou seja, no Inbound Marketing, é o cliente que procura pela empresa e não o contrário.

Assim, fica mais fácil apresentar suas soluções aos seus clientes e transformá-los até em promotores da sua marca. Por isso, o Inbound Marketing consegue captar leads mais qualificados, melhorando a sua taxa de conversão e tempo de fechamento de um negócio.

Como funciona o Inbound Marketing?

A metodologia de Inbound marketing tem originalmente 4 passos. Então, confira abaixo como funciona a aplicação do inbound marketing:

Atrair tráfego

A etapa inicial tem como objetivo atrair visitantes. Porém, o grande diferencial dessa primeira etapa é atrair pessoas que de fato tem interesse no seu produto e serviço, ou seja, leads qualificados.

Para isso, é necessário fazer um estudo aprofundado para entender o seu público-alvo e criar personas que serão seus possíveis prospects.

Depois de conhecer melhor o seu público, é hora de conquistar a sua atenção nos meios onde ele se encontra, como em blogs e nas mídias sociais.

Converter visitantes em Leads

De nada adianta atrair visitantes e eles não se tornarem leads.

Para isso, você deve captar o e-mail do visitante e as informações que julgar necessário oferecendo algo em troca algo de valor, como ebooks, manuais, vídeos, consultorias, entre outros.

As principais práticas para conseguir esses objetivos são as Landing pages, Call to action e os formulários.

Converter Leads em clientes

Depois de atrair as pessoas certas e converter parte delas em leads, agora falta transformá-los em clientes reais.

Em alguns casos, o processo de vendas acontece dentro do próprio site da empresa, e em outros é necessário o contato com um vendedor para fechar negócio.

As principais ferramentas e táticas para fechar com um cliente são: e-mail marketing, automação de marketing e CRM.

Encantar os clientes

Mesmo após a compra, é de extrema importância fidelizar, engajar e encantar esses atuais clientes para que eles sigam comprando e ainda falem bem de você, seja nas redes sociais, seja diretamente para outras pessoas, se tornando verdadeiros defensores da sua marca.

As táticas usadas para encantar e fidelizar clientes incluem pesquisas de satisfação e monitoramento das mídias sociais. Gostou de saber mais sobre o que é Inbound Marketing? Leia também: Marketing Digital: o que é, estratégias, como fazer (2020)

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