O que é inbound marketing? A estratégia favorita dos especialistas em marketing digital


O inbound marketing ou também chamado marketing de atração, é uma estratégia de marketing digital que visa atrair e converter clientes usando conteúdo relevante.

Ao contrário do marketing tradicional, o inbound marketing não vai atrás de clientes, mas explora canais para conexão com o público-alvo por meio do marketing de conteúdo, SEO e estratégias em redes sociais.

Além disso, o inbound marketing tem a vantagem de oferecer relacionamento, não simplesmente bombardear as pessoas com propagandas forçadas, o que traz excelentes resultados.

Quer saber tudo sobre o assunto? Então, continue conosco e confira!

O que é inbound marketing?

O inbound marketing em sua tradução significa “marketing de entrada”. Ele também é conhecido como “marketing de atração” e “novo marketing”.

Portanto, o inbound marketing é uma estratégia que tem como objetivo atrair o público-alvo através da criação e compartilhamento de conteúdos de qualidade.

Em outras palavras, a ideia é atrair o cliente por meio de conteúdo relevante para criar um relacionando direto e duradouro com ele.

A partir daí, as pessoas impactadas por esse conteúdo tendem a se sentir confiantes a ponto de permitir que a empresa se aproxime cada vez mais, o que pode resultar na venda. Ou seja, no Inbound Marketing, é o cliente que procura pela empresa e não o contrário.

Assim, fica mais fácil apresentar suas soluções e transformá-los em clientes e até promotores de marca.

O Inbound Marketing possui três pilares essenciais: o marketing de conteúdo, SEO e mídias sociais.

Vantagens do inbound marketing

O inbound marketing é a estratégia que vem apresentando inúmeros benefícios, entre eles, valores mais baixos e alcance mais certeiro.

Estamos falando de uma série de ações que pode alavancar as vendas e ganhar muito quando se trata de reconhecimento da marca.

Além disso, como o público resultante destas ações é extremamente segmentado, isso facilita em muito o trabalho de inserção deste público em um funil de vendas, reduzindo o custo de aquisição de clientes ao mesmo tempo em que a posiciona como uma referência em seu mercado.

Confira abaixo mais vantagens:

Aumenta a visibilidade da marca

Com o inbound marketing, você tem a chance de ganhar uma visibilidade sem limites geográficos e fortalecer o seu negócio em relação à concorrência.

Principalmente quando o seu conteúdo é compartilhado por fãs da marca, fato que permite alcançar ainda mais gente.

Aproximação com clientes

Através do marketing de conteúdo, você conquista a confiança do seu público por meio de materiais interessantes e que ajudam eles na prática. Você ganha o seu público postagem a postagem.

A partir daí, seu público estará mais aberto a ouvir suas recomendações e dicas do que estaria sem uma estratégia de conteúdo focada nas necessidades deles.

Ciclo mais curto de vendas

O ciclo de vendas é o período de tempo que sua empresa gasta desde o contato inicial até o fechamento da venda, considerando todas as etapas da jornada.

Quanto mais tempo leva para converter leads em clientes, maior o ciclo, o que também representa um custo de aquisição maior.

O inbound marketing consegue reduzir esse tempo, pois trabalha com conteúdos relevantes e personalizados, focados nas diversas fases de um funil de vendas.

Isso acelera a movimentação dos leads pelo funil de vendas e os coloca mais cedo na etapa de decisão para compra, garantindo um maior número de vendas e economia ao longo de todo o processo.

Redução de custos

Como vimos acima, o inbound marketing consegue reduzir o custo de aquisição de cliente (CAC) e ainda tem soluções mais baratas, como a produção de conteúdos que não possuem prazo de validade e podem ser atualizadas e compartilhadas novamente sempre que a estratégia mudar. 

Além disso, com menos desperdício de recursos você tem um orçamento maior para aplicar em práticas que realmente funcionam.

Alcance do público certo

Uma estratégia de inbound marketing eficiente garante a produção de um conteúdo direcionado e divulgado nos canais certos, o que aumenta as chances de chegar às pessoas que, de fato, vão se interessar pelos seus produtos ou serviços.

Lembrando que o principal não é a quantidade, e sim a qualidade do público alcançado.

Isso acontece devido a uma segmentação bem feita e a publicação de conteúdos relevantes para sua persona.

Mensuração de resultados em tempo real

Como em toda estratégia de marketing digital, é possível acompanhar os dados em tempo real para saber com precisão e rapidez o que está funcionando ou não, mensurando o sucesso das suas postagens.

Essa agilidade permite que você faça os ajustes necessários sempre que sentir que a resposta não é a ideal. É importante acompanhar de perto os resultados de cada uma das suas estratégias, como marketing de conteúdo, redes sociais e SEO.

Melhor ROI

Ao reduzir os custos com ações de Inbound Marketing, é certo que o Retorno Sobre Investimento (ROI) fica maior.

Por isso, optar por ações que sejam mais baratas e deem retorno em médio e longo prazo pode fazer com que o crescimento seja exponencial em um período mais curto do que se imagina.

Ticket médio maior

Com o inbound marketing, você consegue nutrir e qualificar melhor seus leads, acompanhando-os de perto antes de oferecer algum produto ou serviço.

Assim, eles se sentem mais seguros para comprar e, por conta disso, costumam gerar um ticket médio maior com relação aos que não passam por um processo de educação.

Ou seja, eles podem comprar mais e em quantidades maiores, fazendo com que o investimento em inbound marketing seja ainda mais vantajoso.

Resumindo, o inbound marketing serve para 5 grandes ações:

  • Aumentar a visibilidade de seu negócio;
  • Diminuir o custo de aquisição de seus clientes;
  • Atrair clientes em potencial;
  • Gerar conteúdos que fazem diferença;
  • Otimizar o processo de vendas.

Pilares do inbound marketing

Agora que você já tem uma boa ideia sobre o que é inbound marketing e quais suas vantagens, vamos ver os recursos que fazem a diferença na hora de construir uma boa estratégia.

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo tem como objetivo oferecer conteúdos de qualidade e relevância, que ajude os clientes a solucionar seus problemas. É uma das maneiras de despertar o interesse do público em sua marca, mostrando que você tem o que ele procura, a fim de garantir que eles se tornem futuros clientes.

Mas, para isso, é importante conhecer sua persona para a criação de conteúdos direcionados, ter um cronograma de postagens, otimizar o texto com estratégia de SEO para melhor posicionamento nos motores de busca e diversificar o tipo de comunicação.

Atualmente, existem diversos formatos de conteúdo que podem ser criados. O mais relevante é o blog, uma opção prática, econômica e rápida.

Ele é o mais usado pode ser mais fácil de ser administrado e conseguir tráfego para o site, além de ter um baixo custo de manutenção.

SEO/Busca orgânica

O SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia de otimização para mecanismos de busca para obter resultados organicamente, ou seja, sem pagar por anúncios.

A otimização garante que o conteúdo de seu site ou blog apareça nas primeiras posições nas ferramentas de busca do Google.

Existem diversas técnicas que você deve aplicar para mostrar aos buscadores que o seu site pode oferecer a melhor experiência e, assim, melhorar seu ranqueamento.

Sendo assim, é fundamental investir no SEO para atrair tráfego orgânico e qualificado para seus canais no médio e longo prazo.

Mídias sociais

As mídias sociais representam uma grande importância nas estratégias de marketing digital. Isso porque as redes sociais são usadas pela maioria da população, se tornando um canal direto e eficaz para a comunicação e oferecimento de conteúdo de qualidade.

As redes sociais ajudam a aumentar o alcance, engajamento e visibilidade das empresas. Influenciando também os clientes na hora da compra.

É essencial acompanhar as métricas e entender o que funciona melhor para o seu negócio. Somente assim será possível mudar a estratégia caso necessário.

Para isso, é necessário investir nas ferramentas certas. Felizmente, existe uma gama delas — muitas gratuitas — para te ajudar.

Como fazer inbound marketing?

A estratégia de inbound marketing combina a produção de conteúdo com automação de marketing e possui uma metodologia baseada em quatro etapas.

Vale dizer que essa metodologia está baseada nas quatro ações principais citadas anteriormente. Confira:

1° Etapa: Atrair tráfego

A etapa inicial tem como objetivo atrair visitantes. Porém, o grande diferencial dessa primeira etapa é atrair pessoas que de fato tem interesse no seu produto e serviço, ou seja, leads qualificados.

Para isso, é necessário fazer um estudo aprofundado para entender o seu público-alvo e criar personas que serão seus possíveis prospects.

Depois de conhecer melhor o seu público, é hora de conquistar a sua atenção nos meios onde ele se encontra.

Alguns dos meios mais utilizados para atrair atenção da sua audiência são:

  • Blog: o blog está normalmente ligado a uma estratégia de marketing de conteúdo. É o principal canal de produção de conteúdo de qualidade que uma empresa pode usar no inbound marketing.
  • Mídias sociais: as mídias sociais, que incluem tanto as redes sociais quanto aplicativos de mensagem, são fundamentais para espalhar seu conteúdo, engajar os usuários, fortalecer e humanizar a imagem da sua marca.
  • SEO: o trabalho de SEO faz com que seu site esteja melhor posicionado para que seja encontrado mais facilmente nas ferramentas de busca e consiga muito mais tráfego qualificado.

2° Etapa: Converter visitantes em leads

De nada adianta atrair visitantes e eles não se tornarem leads.

Agora que você já tem um volume razoável de visitantes em seu site, o próximo passo é fazer com que esses visitantes se tornem leads.

Para isso, você deve captar o e-mail do visitante e as informações que julgar necessário oferecendo algo em troca algo de valor, como ebooks, manuais, vídeos, consultorias, entre outros.

As principais práticas para conseguir esses objetivos são:

  • Landing pages: as landing pages são páginas de conversão. Elas são arquitetadas justamente para convencer o usuário a realizar uma determinada ação, no caso aceitar uma oferta em troca de seus dados pessoais.
  • Call to action: o CTA é uma chamada à ação, ou seja, um convite direto que induz o visitante a aceitar a oferta da landing page e preencher o formulário.
  • Formulários: as informações que a landing page pede são preenchidas em formulários. Eles devem ser criados de forma que seu preenchimento seja fácil, agradável e curto.

3° Etapa: Converter leads em clientes

Depois de atrair as pessoas certas e converter parte delas em leads, agora falta transformá-los em clientes reais.

As ferramentas mais importantes nesta etapa são:

  • Automação de marketing: as ferramentas de automação servem para criar os e-mails e dispará-los.
  • E- mail marketing: o e-mail marketing alimenta esse lead com uma série de e-mails com conteúdo útil e relevante até que se sinta preparado para comprar com você.
  • CRM: o CRM (Customer Relationship Management) é um software de gestão com foco no cliente, que reúne vários processos para ter todas as informações detalhadas sobre seu lead de forma acessível, facilitando o processo de vendas.

4° Etapa: Encantar os clientes

Mesmo após a compra, é de extrema importante é fidelizar, engajar e encantar esses atuais clientes para que eles sigam comprando e ainda falem bem de você, seja nas redes sociais, seja diretamente para outras pessoas, se tornando verdadeiros defensores da sua marca.

As táticas usadas para encantar e fidelizar clientes incluem:

  • Pesquisa de Satisfação: as pesquisas e feedbacks servem para entender se você está alcançando o grau de satisfação que seus clientes esperam e poder identificar melhorias a serem feitas.
  • Monitoramento das mídias sociais: é nas mídias sociais que você terá a interação mais próxima com os seus clientes. Eles deixarão dúvidas, comentários, curtidas ou insatisfações.

Pronto! Agora você já sabe o que é inbound marketing e sua importância para geração e conversão de leads.

Não deixe de investir nessa ferramenta poderosa para ter os melhores resultados!

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