O que é Inbound Marketing: conceito, benefícios e estratégias


Se você trabalha com comunicação, provavelmente já ouviu falar em Inbound Marketing.

O Inbound Marketing é o conjunto de estratégias de marketing que visam atrair e converter clientes usando conteúdo relevante.

Diferente do marketing tradicional, no Inbound Marketing a empresa não vai atrás de clientes, mas explora canais como mecanismos de busca, blogs e redes sociais para ser encontrada.

Imagine que o cliente passa a procurar por sua marca, assim você não precisa ir mais atrás dele e isso faz com que suas vendas se tornem mais assertivas.  

Pensando na importância do assunto, neste post vamos conhecer mais sobre o Inbound Marketing e explicar sobre essa estratégia de marketing que te ajuda a conquistar mais consumidores investindo menos!

Acompanhe!

O que é Inbound Marketing?

O inbound marketing em sua tradução significa “marketing de entrada”. Ele também é conhecido como “marketing de atração” e “novo marketing”.

Portanto, o inbound marketing é uma estratégia que tem como objetivo atrair o público-alvo através da criação e compartilhamento de conteúdos de qualidade.

Em outras palavras, a ideia é atrair o cliente por meio de conteúdo relevante para criar um relacionando direto e duradouro com ele, em diferentes etapas da jornada do consumidor.

Desta forma, as empresas procuram entender as necessidades e desejos de seus clientes em potencial para oferecer as soluções mais assertivas.

Mas, para que isso funcione, é necessário alinhar o conteúdo produzido com os interesses do público.

A partir daí, as pessoas impactadas por esse conteúdo tendem a se sentir confiantes a ponto de permitir que a empresa se aproxime cada vez mais, o que pode resultar na venda. Ou seja, no Inbound Marketing, é o cliente que procura pela empresa e não o contrário.

Assim, fica mais fácil apresentar suas soluções e transformá-los em clientes e até promotores de marca.

Por isso, o Inbound Marketing consegue captar leads mais qualificados, melhorando a sua taxa de conversão e tempo de fechamento de um negócio.

O Inbound Marketing possui três pilares essenciais: o marketing de conteúdo, SEO e mídias sociais, que veremos a seguir:

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo tem como objetivo oferecer conteúdos de qualidade e relevância, que ajude os clientes a solucionar seus problemas. É uma das maneiras de despertar o interesse do público em sua marca, mostrando que você tem o que ele procura, a fim de garantir que eles se tornem futuros clientes.

Mas, para isso, é importante conhecer sua persona para a criação de conteúdos direcionados, ter um cronograma de postagens, otimizar o texto com estratégia de SEO para melhor posicionamento nos motores de busca e diversificar o tipo de comunicação.

Atualmente, existem diversos formatos de conteúdo que podem ser criados. O mais relevante é o blog, uma opção prática, econômica e rápida.

Ele é o mais usado pode ser mais fácil de ser administrado e conseguir tráfego para o site, além de ter um baixo custo de manutenção.

SEO/Busca Orgânica

O SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia de otimização para mecanismos de busca para obter resultados organicamente, ou seja, sem pagar por anúncios.

A otimização garante que o conteúdo de seu site ou blog apareça nas primeiras posições nas ferramentas de busca do Google.

Existem diversas técnicas que você deve aplicar para mostrar aos buscadores que o seu site pode oferecer a melhor experiência e, assim, melhorar seu ranqueamento.

Sendo assim, é fundamental investir no SEO para atrair tráfego orgânico e qualificado para seus canais no médio e longo prazo.

Mídias sociais

As mídias sociais representam uma grande importância nas estratégias de marketing digital. Isso porque as redes sociais são usadas pela maioria da população, se tornando um canal direto e eficaz para a comunicação e oferecimento de conteúdo de qualidade.

As redes sociais ajudam a aumentar o alcance, engajamento e visibilidade das empresas. Influenciando também os clientes na hora da compra.

É essencial acompanhar as métricas e entender o que funciona melhor para o seu negócio. Somente assim será possível mudar a estratégia caso necessário.

As fases do Inbound Marketing

A estratégia de Inbound Marketing combina a produção de conteúdo com automação de marketing e possui uma metodologia baseada em quatro etapas:

  • 1. Atrair tráfego;
  • 2. Converter visitantes em leads;
  • 3. Converter leads em clientes;
  • 4. Encantar os clientes para que se tornem defensores da sua marca.

Atrair tráfego

A etapa inicial tem como objetivo atrair visitantes. Porém, o grande diferencial dessa primeira etapa é atrair pessoas que de fato tem interesse no seu produto e serviço, ou seja, leads qualificados.

Para isso, é necessário fazer um estudo aprofundado para entender o seu público-alvo e criar personas que serão seus possíveis prospects.

Depois de conhecer melhor o seu público, é hora de conquistar a sua atenção nos meios onde ele se encontra.

Alguns dos meios mais utilizados para atrair atenção da sua audiência são os blogs e as mídias sociais.

Converter visitantes em leads

De nada adianta atrair visitantes e eles não se tornarem leads.

Agora que você já tem um volume razoável de visitantes em seu site, o próximo passo é fazer com que esses visitantes se tornem leads.

Para isso, você deve captar o e-mail do visitante e as informações que julgar necessário oferecendo algo em troca algo de valor, como ebooks, manuais, vídeos, consultorias, entre outros.

As principais práticas para conseguir esses objetivos são as Landing pages, Call to action e os formulários.

Converter leads em clientes

Depois de atrair as pessoas certas e converter parte delas em leads, agora falta transformá-los em clientes reais.

Em alguns casos, o processo de vendas acontece dentro do próprio site da empresa, e em outros é necessário o contato com um vendedor para fechar negócio.

As principais ferramentas e táticas para fechar com um cliente são: e-mail marketing, automação de marketing e CRM.

Encantar os clientes

Mesmo após a compra, é de extrema importante é fidelizar, engajar e encantar esses atuais clientes para que eles sigam comprando e ainda falem bem de você, seja nas redes sociais, seja diretamente para outras pessoas, se tornando verdadeiros defensores da sua marca.

As táticas usadas para encantar e fidelizar clientes incluem pesquisas de satisfação e monitoramento das mídias sociais.

Agora faz mais sentido o que é Inbound Marketing e como utilizá-lo?

Gostou de saber mais sobre o que é Inbound Marketing? Continue ligado em nosso blog!

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