O que é link building? Descubra mais sobre essa estratégia


Sabemos que ter uma boa presença online é um dos critérios capazes de definir o sucesso de uma empresa no mercado.

Por isso, muitas empresas começaram a investir em maneiras de serem mais facilmente encontradas nesses buscadores.

Não basta apenas ter um bom conteúdo, alguns aspectos técnicos são fundamentais para provar também que há domínio sobre o tema.

Para isso, o link building surge como uma das melhores estratégias de SEO para gerar backlinks e compartilhamentos e alcançar um bom ranqueamento nos resultados do Google, demonstrando relevância na internet.

Quer saber como colocar essa estratégia em prática para ter os melhores resultados? Acompanhe nosso artigo para saber!

O que é link building?

O link building, em sua tradução: “construir links”, é uma estratégia de SEO que visa gerar backlinks – que são links externos que apontam para o seu site.

Em resumo, o link building é uma atividade que consiste em adquirir links de outros sites, os quais direcionam para sua página na web, e criar linkagens em suas páginas direcionadas a outros sites.

O objetivo do link building é melhorar o posicionamento de uma página nos mecanismos de buscas, influenciando no aumento do tráfego gerado.

Por exemplo, por mais que duas empresas concorrentes publiquem conteúdos semelhantes, se uma delas conta com vários backlinks de sites com autoridade no mercado, os mecanismos entendem que esse site é mais relevante para o público, por mais que a qualidade dos conteúdos seja similar.

É com boas linkagens que você guia seu visitante pela jornada do cliente, passeando por conteúdos, conversões e trilhas de aprendizado. Assim, quanto mais links de qualidade, melhor.

É uma prática que demanda mais trabalho, disciplina e atenção. Porém, o retorno é bastante positivo.

Por que o link building é importante?

Como vimos acima, o link building é capaz de posicionar um site na primeira página dos buscadores, o que gera um maior tráfego do site da sua empresa.

Com mais visitantes no site, maiores serão as chances de conquistar novos clientes e aumentar as vendas.

Além disso, esse tráfego gerado é conquistado de forma orgânica, ou seja, não é pago. Conheça mais vantagens:

Melhor posicionamento

Como o link building é uma estratégia de SEO, a mesma garante um melhor ranqueamento nos mecanismos de busca. Além disso, o número de visitas no site aumenta e, consequentemente, o número de leads também.

Pela indicação de uma página relevante, o relacionamento entre os potenciais clientes e a marca se torna ainda maior.

Geração de tráfego

Quanto maior é o número de links que levam para sua página, maiores são as chances de atrair novos visitantes.

Por outro lado, ter links para o seu site e blog espalhados em diversos outros sites e blogs é uma ótima estratégia para ganhar mais visibilidade, o que confere mais valor a página.

Construção de autoridade

No mundo digital, quanto maior popularidade e relevância você tem, maior sua visibilidade.

Por isso, um site sem links dificilmente conseguirá um bom posicionamento nos mecanismos de busca. Já uma página com vários backlinks ganha autoridade e aparece melhor posicionada nas buscas orgânicas.

Sendo assim, quando uma página tem links positivos, significa que está informando que aquele conteúdo linkado é confiável, o que é visto de maneira positiva para os buscadores.

Como o Google avalia os links (Quantidade x Qualidade)?

Agora que você entende o que é link building e sua importância, é fundamental entender os diversos fatores que são levados em conta para avaliar a relevância de um link.

Entre eles estão: o texto que aparece o link, em qual contexto aquele link está inserido e se o link é dofollow ou unfollow (que é quando o buscador permite ou não seguir um link).

Veja como o Google avalia:

  • Quantidade: diz respeito à quantidade e à diversidade de domínios que fazem referência à sua página. Quanto mais domínios linkarem para sua página e quanto mais variados eles forem, mais pontos você ganha.
  • Qualidade: de nada vale a quantidade se não tiver qualidade. Para isso, vários fatores podem influenciar, como autonomia do link.

Como fazer link building?

Existem várias técnicas e ferramentas que podem auxiliá-lo a fazer link building. Veja as principais delas:

Guest Post

O Guest Post, ou post convidado em português, consiste basicamente na prática de produzir e publicar um conteúdo para outro blog.

Essa estratégia consiste na troca de postagens no blog de outras empresas como convidado. Dessa forma, você pode fazer parcerias com sites reconhecidos e citar referências do seu site ao longo do conteúdo produzido.

Link dos concorrentes

É uma técnica que visa analisar as URLs dos seus concorrentes para descobrir quais oportunidades de links eles já conseguiram.

Checando os backlinks e palavras-chave dos concorrentes você consegue saber aqueles que possuem maior autoridade para ver se consegue utilizar na sua estratégia também.

E quanto mais links você conseguir de sites relevantes, maior será a classificação da sua página.

Infográficos

A demanda por gráficos cresceu significativamente ao longo do tempo, isso porque eles costumam despertar mais atenção do público e são compartilhados com mais frequência.

O infográfico é um formato de material que combina informações com um design atraente, o que incentiva o compartilhamento entre o público e gerando links direcionados para o seu site.

Assim, você irá gerar continuamente tráfego orgânico para o seu blog e ganhar links de qualidade.

Mídias sociais

Muitas pessoas não sabem, mas as mídias sociais também são geradoras de backlinks.

Quanto maior é o compartilhamento das suas postagens, maior é o número de links que levam para o seu site. Portanto, seja ativo compartilhando novos posts para expor sua marca e a URL do seu site.

Além disso, é lá que o engajamento e o relacionamento com novos prospects e clientes acontecem.

Fontes de links de sites confiáveis

É importante trabalhar com link building de sites confiáveis e que tenham autoridade.

Por exemplo, se um site reconhecido no seu nicho de mercado reuniu uma lista de blogs do mesmo segmento que o seu, os visitantes deles podem encontrar mais facilmente aquilo que estão procurando.

Links quebrados

O uso de links quebrados também é uma ótima estratégia para quem tem um tempo limitado para escrever conteúdo.

Para isso, encontre páginas nos blogs com links mortos (links que não funcionam mais) e peça ao blogueiro para substituir por um link de conteúdo similar em seu próprio site. Assim, você irá melhorar sua pontuação no SEO e ganhar um link poderoso.

Como vimos, o link building é essencial para aumentar o tráfego orgânico das suas páginas, guiar o lead por uma trilha de aprendizado e alcançar as primeiras posições do buscador.

Para isso, não deixe de otimizar suas estratégias de link building com o uso de ferramentas para análise e gerenciamento, como o Majestic, Google Search, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados