O que é Marketing: aprenda a história, objetivos e estratégias


Atualmente, o sucesso de muitas empresas se deve ao marketing.

Isso porque o marketing é um conjunto de atividades desenvolvidas para compreender as necessidades dos clientes e do mercado e atendê-las da melhor forma.

Ele tem o poder de criar valor por meio de produtos ou serviços que possam interessar aos consumidores. Sendo assim, ele chama a atenção do cliente, gerando relacionamentos lucrativos para ambas as partes.

Embora o conceito seja bastante ligado à área de vendas, o marketing envolve diversas etapas que acontecem antes e depois da comercialização de um produto ou serviço.

Saiba que o marketing é a peça chave para o crescimento sustentável de uma empresa!

Mas você sabe como fazer marketing do jeito certo, de forma a alcançar os melhores resultados?

Neste artigo você vai conhecer melhor o conceito de marketing e suas estratégias.

Boa leitura!

O que é Marketing?

Podemos definir o marketing como um conjunto de estratégias que têm por finalidade criar valor de um produto ou uma marca para o seu público-alvo.

Marketing vem da palavra em inglês market, que significa mercado. Portanto é possível afirmar que Marketing é um estudo do mercado, que orienta as relações de troca de produtos, serviços ou ideias.

Portanto, esse conjunto de ações visa gerar visibilidade e promover o crescimento das vendas e a satisfação dos consumidores de forma conjunta.

Como já deu para perceber, isso tudo acaba se refletindo nas vendas, mas não apenas nelas.

Marketing está também relacionado à reputação de uma empresa, à sua credibilidade no mercado e à autoridade que possui sobre aquilo que se propõe a fazer.

É um processo através do qual seu público é atingido para que seja instigado a fazer uma escolha, ainda que não naquele momento.

Definições de Marketing

Dentre as mais relevantes definições de marketing, selecionamos aquelas que representam realmente o total das atividades de marketing:

“Uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado”. – Definição da American Marketing Association (2005)

“A atividade, conjunto de instruções e processos para criar, comunicar, distribuir e efetuar a troca de ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade como um todo”. – Definição da American Marketing Association (2008)

“Satisfazer o cliente de forma lucrativa, criando relação de valor com clientes importantes”. – Philip Kotler

“Identificar, antecipar e satisfazer as necessidades do cliente de forma lucrativa”. – Chartered Institute of Marketing

“O conjunto de atividades que tem por fim concretizar relações de troca. Esta troca ocorre entre os produtos e serviços da empresa com o poder aquisitivo do consumidor”. – Raimar Richers

“A função empresarial que identifica necessidades e desejos insatisfeitos, define e mede sua magnitude e seu potencial de rentabilidade, especifica que mercados-alvo serão mais bem atendidos pela empresa, decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir a esses mercados selecionados e convoca a todos na organização para pensar no cliente e atender ao cliente” – Philip Kotler

 “Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro”. – Philip Kotler

Os 4Ps do Marketing de Philip Kotler

Uma das estratégias mais conhecidas da área para alcançar bons resultados no mercado é o estudo dos 4Ps: Preço, Praça, Produto e Promoção.

O conceito é amplamente aceito como estratégia de sucesso, tendo sido proposto pelo americano considerado o pai do marketing, Philip Kotler. Confira!

Produto

O produto se trata de um bem tangível ou um serviço intangível, que consegue satisfazer uma necessidade ou demanda específica do cliente.

É preciso conhecer a fundo as necessidades do consumidor para desenvolver um produto ou serviço que satisfaça seus desejos e se destaque entre os concorrentes.

Ou seja, definir sua personas é um passo importante nesse momento.

Preço

Esse P está relacionado com o valor real que o cliente final deve pagar pelo produto ou serviço.

Também está mais intimamente ligado ao valor agregado do que com o seu custo real.

O preço precisa ser atraente ao consumidor, respeitar os parâmetros da concorrência e, ao mesmo tempo, garantir receita suficiente para quem fornece o produto ou presta aquele serviço.

Promoção

O P da promoção abrange todas as estratégias e táticas de comunicação definidas pela equipe de marketing.

São as estratégias de divulgação de um produto ou serviço. Por isso, inclui elementos como: publicidade, relações públicas, marketing de redes sociais, email marketing, marketing de mecanismos de busca, marketing de vídeo e muito mais.

O planejamento de marketing precisa definir as campanhas, a periodicidade, as ferramentas e os meios de comunicação adequados para atingir o público-alvo.

Praça

Por fim, o P de praça está relacionado com a forma como o produto será fornecido ao cliente, ou seja, como ele será distribuído.

O consumidor precisa ter fácil acesso ao produto ou serviço. Além disso, a logística da distribuição deve ser eficiente para garantir essa entrega de forma rápida, segura e com o menor custo possível.

Quais são os objetivos do Marketing?

Abaixo, seguem exemplos de objetivos de marketing mais comuns:

  • Aumentar o market share;
  • Elevar o conhecimento da marca e o engajamento dos clientes;
  • Garantir a satisfação dos clientes;
  • Reter e criar um relacionamento duradouro com os clientes;
  • Melhorar a distribuição e a promoção do produto ou serviço;
  • Fechar mais negócios;
  • Criar um diferencial e vantagem competitiva para a marca.

Tipos de Marketing

Vamos, então, conhecer os principais tipos de marketing para ver qual se aplica melhor ao seu negócio.

Marketing direto

Como o próprio nome já diz, o marketing direto ocorre quando as empresas abordam diretamente os clientes através de uma infinidade de canais, como e-mail, telefone e até mesmo pessoalmente.

Esse tipo de marketing tem resultados imediatamente mensuráveis, uma vez que uma empresa pode acompanhar quantos clientes responderam ou interagiram.

Marketing digital

O marketing digital consiste no conjunto de estratégias de marketing e publicidade que podem ser feitas em diversos meios digitais com o objetivo de promover empresas e produtos.

O principal objetivo dessas ações é alcançar e criar um relacionamento permanente com os clientes em potencial. O marketing digital faz com que os consumidores conheçam seus negócios, confiem neles, e tomem a decisão de compra a seu favor.

Ou seja, conceito de marketing está relacionado a conduzir o cliente até a compra, além de satisfazer suas necessidades e desejos.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo tem como objetivo oferecer conteúdos de qualidade e relevância, que ajude os clientes a solucionar seus problemas.

Ajudar a sanar dúvidas, entender problemas, e resolvê-los, faz com que o público-alvo enxergue sua marca como um pilar para tudo o que ele necessita em vários momentos, ganhando autoridade e notoriedade no segmento em que está inserido.

Utilizar o marketing de conteúdo é uma das maneiras de despertar o interesse do público em sua marca, mostrando que você tem o que ele procura, a fim de garantir que eles se tornem futuros clientes.

Essa estratégia é feita através de uma aproximação natural com seu cliente, para que ele se sinta seguro na aquisição dos seus produtos ou serviços.

Marketing pessoal

O marketing pessoal tem como objetivo ajudar as pessoas a melhorar sua imagem e reputação para alavancar suas carreiras.

Ele atua de forma a criar uma imagem em torno de indivíduos ao invés de um produto, ensinando como comunicar efetivamente seus valores, habilidades, experiências e visão a potenciais empregadores.

Por exemplo, as redes sociais permitem mostrar um portfólio do seu trabalho e destacar seus diferenciais.

Marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento visa criar vínculos de longo prazo com os clientes.

É um tipo de marketing que promove a fidelização dos clientes, fornecendo produtos e serviços exemplares.

Por isso, realizar pesquisas de satisfação periodicamente pode ser uma boa opção para receber um feedback dos seus clientes.

Ao aprender o que é marketing, já deu para perceber a importância de investir nesse serviço, não é mesmo?

As pesquisas feitas durante a elaboração do plano de marketing ajudam seu negócio a compreender os clientes, o mercado e os produtos, de forma a criar estratégias assertivas para atingir seu público-alvo.

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