O que é Marketing de Busca e como fazer?


O que é Marketing de Busca e como fazer?

Sem dúvida nenhuma, o Marketing Digital é a principal ferramenta para se manter em evidência na internet. Ele engloba a prática de promover produtos ou serviços pela utilização de canais de distribuição eletrônicos. Para então chegar aos consumidores rapidamente de forma relevante, personalizada e com mais eficiência.

De acordo com Raimar Richers, um dos fundadores da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Marketing são as atividades sistemáticas de uma organização humana, voltada para a busca e realização de trocas com seu meio ambiente, visando benefícios específicos.

Muitas empresas tem conhecimento desse fato e procuram, cada vez mais, alternativas dentro desse método para alavancar as suas vendas e expandir a sua marca na web. Uma dessas alternativas é o Marketing de Busca.

Aparecer no topo do google

O que é Marketing de Busca?

É um dos segmentos do Marketing Digital que tem como foco, estratégias na divulgação de grandes ferramentas de busca. Essa estratégia pode ser inserida em casos de e-commerce, incluindo buscadores e comparadores de preço, como o Buscapé, Google Shopping e UOL Shopping.

O Marketing de Busca tem como objetivo dar mais alcance à sua empresa, de modo a alavancar as vendas. Além disso, o aumento na credibilidade e visibilidade são características que cada vez mais atraem empresários em todo o mundo.

Vertentes do Marketing de Busca

Basicamente, o Marketing de Busca de divide em duas categorias: O Link Patrocinado e a Busca Orgânica (SEO). Cada uma dessas possui um conjunto de técnicas que se aplicam a determinadas situações ou momentos. Não é possível dizer que uma é mais efetiva que a outra, já que que cada uma é responsável por atender determinadas áreas no ramo de marketing digital. Mesmo assim, é importante que você tenha conhecimento sobre ambas.

Busca Orgânica/SEO

SEO (Search Engine Optimization), é conhecido também como otimização de sites, é rapidamente definido como uma forma de aumentar os acessos do seu site através de um conjunto de técnicas e estratégias que permitem que um site melhore seu posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como Google e Yahoo!.

Ao iniciar uma campanha de otimização no seu site, você poderá perceber que a melhora no posicionamento para as palavras-chave do seu negócio é diretamente proporcional à quantidade de acessos que vai receber. Além de gerar também maior visibilidade para a empresa e um retorno em conversões no site. O que define se a sua página estará ou não entre os primeiros resultados de uma busca é a sua relevância para a palavra-chave buscada. Portanto, a Busca Orgânica trabalha, antes de tudo, a relevância de seu site, seja para o usuário que o visita, seja para o público digital em torno dele.

Um fator que contribui e muito para que seu site se mantenha em evidência na internet é a qualidade do mesmo. O Google atualmente analisa cerca de 250 fatores para definir se seu site é apto para permanecer nas primeiras páginas da maior ferramenta de busca do mundo.

Link Patrocinado

O Link Patrocinado é uma das estratégias de maior relevância para as empresas que desejam o crescimento rápido e altos rendimentos. São anúncios pagos que tem como objetivo, gerar um maior número de conversões, trabalhando estratégias que sejam relevantes para a empresa, com o intuito de chamar a atenção de seus clientes.

Uma das ferramentas que são mais usadas de links patrocinados, na atualidade, é o Google Adwords. Porque o número de usuários do buscador cresce a cada dia e sua utilização ganhou um nível mundial.

O Google Adwords é a ferramenta que posiciona o site da sua empresa nas primeiras páginas do maior mecanismo de busca do mundo: o Google.  O Adwords é, sem dúvida, a forma mais eficiente e justa que existe. A razão é simples: você investe o quanto quiser e só paga pelo clique. Portanto, se não houver cliques, não há cobrança, o que significa um investimento muito mais seguro e confiável.

Benefícios

Há muitas vantagens ao contratar o serviço de uma Agência de MBI, conheça alguns dos benefícios:

  • Resultados positivos;
  • Aumento na visibilidade;
  • Confiança e segurança dos clientes ao contratar ou comprar com sua empresa;
  • Maiores chances de aumentar a margem de lucro.

 

Em relação à Link Patrocinado e Busca Orgânica, por mais que não seja possível dizer qual é mais importante ou não, é possível ressaltar os benefícios de cada um.

Link Patrocinado

  • Preço: Se quiser começar com uma quantia baixa ou alta, é por sua conta. O valor investido é relativo e varia de acordo com as condições da sua empresa e segmento.
  • Resultado: O link patrocinado possui uma alta taxa de conversão. Isto é, consegue transformar cada um dos cliques em clientes de forma eficiente. Mas não é obra do acaso, há uma razão para isso.  Ao anunciar uma palavra-chave relevante para sua empresa, você receberá cliques de pessoas que desejam exatamente aquilo que sua empresa oferece.

SEO

  • Atingir consumidores exigentes: Os usuários que mais pesquisam são os mais exigentes, afinal de contas não aceitam pura e simplesmente o primeiro resultado.
  • Ganho de Autoridade: Quando seu site aparece no topo das buscas, é porque tem algo de relevante para a audiência. Essas pessoas confiarão no que você diz e acabarão passando a informação de credibilidade para outras pessoas. Fazendo com que se torne uma autoridade no assunto da sua página na web.

É importante fazer com que essas duas estratégias caminhem juntas. Quando as duas atuam simultaneamente, podem contribuir e muito, fazendo com que o seu Marketing Digital seja excelente.

 

Ambos os trabalhos se completam, pois elas trabalham com a mesma matéria prima: palavras chave. Em várias situações, as informações utilizadas na Busca Orgânica, são utilizadas nas estratégias de Links Patrocinados e vice-versa.

 Por que investir no Marketing de Busca?

Atualmente, qualquer pessoa possui acesso à internet. Ao procurar algum serviço ou produto, a web é a principal fonte de informação. Muitas empresas já possuem conhecimento desse fato e recorrem a estratégias para manter a sua marca em evidência no mercado. Portanto, quanto mais rápido é a sua migração para internet e a implantação do Marketing de Busca, mais evidente você estará na Internet.

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