Um público fiel e engajado é uma peça importante no crescimento de uma empresa. Grandes marcas sempre colocam em prática estratégias que conversam diretamente com o público, buscando fortalecer este relacionamento para que a comunidade seja estabelecida.
Com isso, a divulgação é espontânea, outras pessoas desejarão fazer parte desse grupo e tanto os novos como os antigos serão movidos por uma paixão à marca e ao produto.
Esse é o resumo do Marketing de Comunidade. Para entender melhor sobre este conceito, continue a leitura deste artigo.
Conheça o Marketing de Comunidade
Quando falamos de comunidade, estamos falando sobre pessoas com interesses, opiniões ou outras coisas em comum. Essas comunidades podem acontecer de várias formas, como em grupos presenciais, pelas redes sociais etc., onde essas pessoas compartilham suas opiniões sobre determinado assunto.
Desde séries, bandas e artistas a empresas, formar comunidades é sinônimo de conexão, identificação e engajamento. Por isso, quando o assunto em questão é um produto, a empresa ganha muito quando tem uma comunidade.
Um bom exemplo disso é a Apple: os consumidores sempre estão de olho nos lançamentos, fazendo divulgações de forma orgânica, ansiosos para ter em mãos um novo produto. Como foi dito acima, existe uma verdadeira paixão em volta desse consumo, que faz com que os produtos sejam ainda mais desejados por quem está do lado de fora.
Portanto, o Marketing de Comunidade acontece quando uma empresa conquista um público fiel, participativo e que faz a diferença. Porém, para isso, é preciso ouvir as sugestões e procurar agradar cada vez mais esses clientes.
Como começar?
Para colocar em prática esse tipo de estratégia, é preciso ter um propósito bem definido. Dessa forma, se é uma empresa que está entrando no mercado agora, é possível educar o público desde o começo, pensando em formas de conexão e de criar vínculos. Quando isso acontece já no início, é mais fácil fazer esse relacionamento se aprofundar.
Porém, empresas que já existem também podem aplicar estratégias para isso acontecer, como a promoção de eventos e qualquer coisa que possa gerar mais engajamento das pessoas que já são clientes.
Disponibilizar um canal ou outra forma que permita que os seus clientes interajam entre si é uma ideia incrível. Assim, é possível que eles tenham mais do que conexão com a empresa, mas entre si também.
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