O que é marketing digital, estratégias e ferramentas: guia definitivo


A internet teve um grande impacto em nossas atividades cotidianas, inclusive nos hábitos de consumo.

Sendo assim, o marketing digital pode ser considerado quaisquer ações desenvolvidas no ambiente digital para a divulgação de uma marca, produto ou serviço.

O marketing digital tem como objetivo criar um relacionamento com o público, desenvolver uma identidade e, claro, atrair novos clientes.

Há muitas estratégias que podem ser colocadas em prática, algumas pagas e outras orgânicas. Além disso, existe uma infinidade de ferramentas que podem ajudar no monitoramento, gerenciamento, análise e assim por diante.

Se você deseja começar um empreendimento online, foi pensando em todo o potencial dessa estratégia que preparamos este artigo.

Nele, você vai conferir o que é marketing digital, suas vantagens, principais estratégicas e as ferramentas certas para colocar ele em prática em seu negócio.

Boa leitura!

O que é Marketing Digital?

O marketing digital consiste no conjunto de estratégias de marketing e publicidade que podem ser feitas em diversos meios digitais com o objetivo de promover empresas e produtos.

O principal objetivo dessas ações é alcançar e criar um relacionamento permanente com os clientes em potencial. O marketing digital faz com que os consumidores conheçam seus negócios, confiem neles, e tomem a decisão de compra a seu favor.

Ou seja, conceito de marketing está relacionado a conduzir o cliente até a compra, além de satisfazer suas necessidades e desejos.

O marketing digital nasceu com a explosão da internet nos anos 1990. Nessa época, a tecnologia era muito limitada e as páginas bastante simples.

Chamamos esse período de Web 1.0, quando os primeiros mecanismos de busca, as primeiras vendas online e os primeiros softwares de comunicação se tornaram acessíveis. Foi quando o termo marketing digital começou a ser utilizado.

Em 2000, a tecnologia avançou e surgiram as primeiras redes sociais, e o Google também ganhava espaço como ferramenta de busca.

Com mais gente conectada, as empresas passaram a investir cada vez mais em divulgação online e novas maneiras de se relacionarem com o público.

E é por isso que o marketing digital se transformou na principal maneira de fazer marketing e alcançar o público nos dias de hoje.

O termo tem se tornado cada vez mais popular à medida que as pessoas passaram a utilizar mais dispositivos digitais no processo de compra, seja para pesquisarem sobre os produtos ou para realizarem as compras.

Daí derivam-se os famosos 4 Ps do marketing: produto, preço, praça e promoção. Portanto, o marketing atua na composição do produto, nas estratégias de precificação, nos canais de distribuição e também na comunicação desse produto ao mercado.

Vantagens do Marketing Digital

Agora que você já sabe o que é marketing digital, confira abaixo algumas das principais vantagens para o seu negócio:

Mais interatividade com a audiência

O marketing digital é cada vez mais adotado, em relação aos meios de comunicação tradicionais, devido sua alta interatividade com o público.

Ele estabelece um diálogo com a audiência nos canais digitais, assim ela consegue interagir com as marcas, dar sua opinião sobre produtos e serviços e fazer indicações para outras pessoas, aumentando o engajamento.

Segmentação do público com precisão

Uma estratégia de marketing digital consegue fazer a segmentação e direcionar as mensagens e conteúdos para as pessoas certas, ou seja, aquelas que podem ter maior interesse em adquirir seu produto ou serviço. Assim, a chance dele fechar negócio com você é muito maior.

Nos canais online, você pode segmentar o público com muito mais precisão por meio de características como faixa etária, gênero, nível de escolaridade, localização geográfica, interesses, hábitos de consumo, entre outros.

Economia de custos

Como vimos acima, a segmentação do público também garante a economia de dinheiro, pois você deixa de gastar com pessoas que não têm interesse em seus produtos e serviços.

O marketing digital permite que você conheça sua audiência e invista nos recursos (pagos ou orgânicos) que terão mais retorno e serão mais eficientes, reduzindo o desperdício.

Mensuração dos resultados

Além de ter um feedback das campanhas em tempo real pelo consumidores, as ferramentas de marketing digital permitem acompanhar os resultados com total precisão.

E isso pode ser usado como termômetro para medir como está sendo a aceitação de determinado conteúdo. Assim, é possível fazer os ajustes necessários durante sua execução.

Uma das facilidades que o marketing digital proporciona é o cálculo do ROI (retorno sobre investimento).

Em resumo, temos como benefícios do marketing digital:

  • Investimento mais baixo do que na mídia tradicional;
  • Facilidade de mensuração dos resultados;
  • Maior possibilidade de alcance das ações para impactar um número maior de pessoas;
  • Possibilidade de realizar ações mais direcionadas ao público que se quer atingir;
  • Mais interação e engajamento com o público-alvo, em tempo real.

As vantagens acima deixam clara a importância de investir no marketing digital para ganhar presença online, se aproximar de seus clientes e promover seus produtos e serviços para o alcance de novos públicos.

Principais estratégias de Marketing Digital

Existem diversas estratégias de marketing digital, todas com o mesmo objetivo: fortalecer uma marca e criar um relacionamento com o cliente para gerar mais leads e possibilidades de negócios.

Porém, para se destacar em meio à concorrência e alcançar seus objetivos de marketing, precisamos encontrar o melhor meio para o seu tipo de negócio.

Pensando nisso, separamos as estratégias mais utilizadas do mercado. Conheça:

Inbound Marketing

No inbound marketing, a estratégia tem como base a criação e compartilhamento de um conteúdo que seja relevante para atrair as pessoas, despertando o interesse do público nos produtos e serviços da marca.

Desta forma, as empresas procuram entender as necessidades e desejos de seus clientes em potencial para oferecer as soluções mais assertivas.

Essa estratégia permite estabelecer um canal de comunicação e um relacionamento de confiança com o público, criando uma audiência fiel e gerando um número maior de leads. Mas, para que isso funcione, é necessário alinhar o conteúdo produzido com os interesses do público.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo tem como objetivo oferecer conteúdos de qualidade e relevância, que ajude os clientes a solucionar seus problemas. É uma das maneiras de despertar o interesse do público em sua marca, mostrando que você tem o que ele procura, a fim de garantir que eles se tornem futuros clientes.

Mas, para isso, é importante conhecer sua persona para a criação de conteúdos direcionados, ter um cronograma de postagens, otimizar o texto com estratégia de SEO para melhor posicionamento nos motores de busca e diversificar o tipo de comunicação.

Atualmente, existem diversos formatos de conteúdo que podem ser criados. O mais relevante é o blog, uma opção prática, econômica e rápida.

Ele é o mais usado pode ser mais fácil de ser administrado e conseguir tráfego para o site, além de ter um baixo custo de manutenção.

SEO/Busca Orgânica

O SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia de otimização para mecanismos de busca para obter resultados organicamente, ou seja, sem pagar por anúncios.

A otimização garante que o conteúdo de seu site ou blog apareça nas primeiras posições nas ferramentas de busca do Google.

Existem diversas técnicas que você deve aplicar para mostrar aos buscadores que o seu site pode oferecer a melhor experiência e, assim, melhorar seu ranqueamento.

Sendo assim, é fundamental investir no SEO para atrair tráfego orgânico e qualificado para seus canais no médio e longo prazo.

Links patrocinados

A mídia paga é uma modalidade de estratégia de marketing digital que busca promover conteúdos por meio de anúncios.

Sua grande vantagem é que ela possui a possibilidade de segmentar o perfil do público que será atingido pelos anúncios.

Isso garante campanhas efetivas e com melhor custo-benefício, já que os investimentos iniciais são menores e o retorno é maior. Por isso, separe uma verba para investir em links patrocinados.

As plataformas mais conhecidas são o Google Adwords, Facebook Ads (que também contempla anúncios no Instagram) e Linkedin Ads.

Mídias Sociais

As mídias sociais representam uma grande importância nas estratégias de marketing digital. Isso porque as redes sociais são usadas pela maioria da população, se tornando um canal direto e eficaz para a comunicação e oferecimento de conteúdo de qualidade.

As redes sociais ajudam a aumentar o alcance, engajamento e visibilidade das empresas. Influenciando também os clientes na hora da compra.

Principais ferramentas de Marketing Digital

As ferramentas de marketing digital são essenciais para a otimização do trabalho de captação e conversão de clientes, sendo fundamentais para a imagem de seu negócio e também para os seus resultados.

Para te ajudar na escolha das melhores opções, separamos as ferramentas mais usadas para você usar nas estratégias de sua empresa. Confira!

Google Analytics

O Google Analytics é uma das ferramentas de marketing digital gratuita que permite o acompanhamento do tráfego de seu site e das ações de cada visitante através de métricas e relatórios.

Com esses dados, você consegue analisar quais estratégias estão no caminho certo e fazer os ajustes necessários naquelas que precisam ter melhores resultados.

Canva

O Canva é uma ferramenta gratuita de design que contém inúmeras opções de layout e customização dos templates.

Ela possui uma interface intuitiva para a criação de imagens para diferentes redes sociais, documentos ou até mesmo panfletos e cartões de visita.

Tudo é feito online e o processo de aprovação e compartilhamento é muito mais rápido e fácil, sem a necessidade de fazer download.

Mailchimp

O Mailchimp é uma das melhores ferramentas de marketing digital voltada para estratégias de email marketing.

É uma ferramenta que tem uma versão gratuita que compensa muito para micro e pequenas empresas. Além de realizar o disparo de emails, o Mailchimp possui relatórios sobre as aberturas e cliques de cada e-mail para o acompanhamento dos resultados em tempo real.

Trello

O Trello é uma ferramenta de marketing digital que permite uma melhor gestão e organização nos projetos. É uma plataforma que tem versões gratuitas e pagas.

Funciona como um quadro em que você pode inserir várias listas e criar cartões com suas tarefas, assim é possível definir responsável e data de entrega daquele trabalho específico, além de lembretes.

HubSpot

O HubSpot é um dos principais nomes do mercado quando se trata de ferramenta de marketing digital para monitorar e analisar os dados de forma eficiente.

É um software fundamental para o funil de marketing e vendas da sua empresa, pois com ele você tem acesso a ferramentas que ajudam na criação de conteúdo para blogs, SEO, mídia social, gerenciamento de leads, website, entre outros.

Google Search Console

O Google Search Console é uma das ferramentas de marketing digital gratuita que garante o monitoramento de um site nos resultados de busca do Google.

É uma plataforma que oferece informações importantes quanto ao desempenho e ranqueamento de uma página, como aparência de pesquisa, tráfego de pesquisa, índice do Google, rastreamento e problemas de segurança.

Google Tag Manager

É uma ferramenta de marketing digital que facilita o trabalho de profissionais na hora de adicionar e atualizar tags do Website.

Além disso, é uma ferramenta que tem como vantagem a facilidade na alteração de códigos no site sem precisar acessar seu servidor e mexer no código-fonte.

Keyword Planner

O Keyword Planner ou planejador de palavras-chave é a ferramenta de marketing digital mais usada para encontrar termos de pesquisa relevantes.

Com ele você acesso a dados sobre o volume e concorrência de cada palavra-chave para desenvolver estratégias de ranqueamento de páginas.

Buffer

O Buffer é uma ferramenta de marketing digital que tem como objetivo ajudar no gerenciamento de suas mídias sociais. Com ele, você consegue fazer a programação e automação das publicações em suas mídias sociais, o que poupa tempo e trabalho.

Além disso, ele garante relatórios para análise de curtidas, comentários, menções, entre outros.

Pronto! Agora você tem um guia completo sobre Marketing Digital.

Como vimos, o marketing digital é essencial nos dias de hoje, sendo o principal diferencial para você alcançar o sucesso com seu negócio. Portanto, você não pode deixar de investir nele!

Independente de sua estratégia, sempre tenha em mente os interesses e necessidade do público ao criar seus conteúdos.

Além disso, esteja em constante atualização das últimas tecnologias e estratégias do ambiente digital para estar à frente de seus concorrentes.

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