O que é Marketing Digital: principais estratégias e como fazer


Atualmente, muito se fala sobre marketing digital. Mas você sabe pra que ele serve e como usá-lo?

O Marketing Digital é o conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca.

O conceito de Marketing Digital pode parecer muito claro, mas, ao mesmo tempo, é muito abrangente.

Quer saber como usar as melhores estratégias de Marketing Digital para potencializar os resultados da sua empresa?

Se sua resposta for “sim”, criamos este post para você aprender o que é Marketing Digital, as estratégias utilizadas e seus principais benefícios.

Boa leitura!

O que é Marketing Digital?

O marketing digital consiste no conjunto de estratégias de marketing e publicidade que podem ser feitas em diversos meios digitais com o objetivo de promover empresas e produtos.

O principal objetivo dessas ações é alcançar e criar um relacionamento permanente com os clientes em potencial. O marketing digital faz com que os consumidores conheçam seus negócios, confiem neles, e tomem a decisão de compra a seu favor.

Ou seja, conceito de marketing está relacionado a conduzir o cliente até a compra, além de satisfazer suas necessidades e desejos.

Com mais gente conectada, as empresas passaram a investir cada vez mais em divulgação online e novas maneiras de se relacionarem com o público.

E é por isso que o marketing digital se transformou na principal maneira de fazer marketing e alcançar o público nos dias de hoje.

O termo tem se tornado cada vez mais popular à medida que as pessoas passaram a utilizar mais dispositivos digitais no processo de compra, seja para pesquisarem sobre os produtos ou para realizarem as compras.

Daí a importância de uma agência de marketing digital para ajudar a sua empresa na captação de clientes, fortalecimento e expansão de seu negócio.

Uma agência de marketing digital é uma empresa que presta serviços para outras organizações que desejam colocar em prática a metodologia do Marketing Digital.

Elas foram criadas a partir da necessidade do mercado online e têm como objetivo tornar as empresas conhecidas no meio digital, de forma a divulgar seus produtos e serviços e facilitar a comunicação com os clientes.

Uma agência de marketing digital está preparada para criar um plano, definir as estratégias certas e aumentar os lucros do seu negócio.

Basicamente, um plano de marketing digital é o conjunto de ações que a empresa tomará com o objetivo de alcançar os melhores resultados em suas campanhas, além de desenvolver e solidificar uma identidade de marca para se manter competitiva no mercado.

O plano de marketing digital vai depender das características de cada empreendedor e empreendimento. Desta forma, a fase da pesquisa é uma das mais importantes no processo.

Com um plano de marketing digital objetivo e direto, você reduz problemas e tem inúmeros benefícios, como:

  • Traçar metas e objetivos realistas;
  • Detalhar estratégias;
  • Criar um panorama da empresa em relação ao mercado;
  • Conhecer melhor seu público-alvo e entender como alcançá-lo;
  • Identificar vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes;
  • Obter um mapeamento e desempenho completo das ações com relatórios e avaliações;
  • Justificar investimentos financeiros;
  • Visualizar com clareza os números do funil de vendas.

Estratégias de Marketing Digital

Existem diversas estratégias de marketing digital, todas com o mesmo objetivo: fortalecer uma marca e criar um relacionamento com o cliente para gerar mais leads e possibilidades de negócios.

Pensando nisso, separamos as estratégias mais utilizadas do mercado. Conheça:

Inbound Marketing

No inbound marketing, a estratégia tem como base a criação e compartilhamento de um conteúdo que seja relevante para atrair as pessoas, despertando o interesse do público nos produtos e serviços da marca.

Desta forma, as empresas procuram entender as necessidades e desejos de seus clientes em potencial para oferecer as soluções mais assertivas, criando um canal de comunicação e um relacionamento de confiança com o público.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo tem como objetivo oferecer conteúdos de qualidade e relevância, que ajude os clientes a solucionar seus problemas. É uma das maneiras de despertar o interesse do público em sua marca, mostrando que você tem o que ele procura, a fim de garantir que eles se tornem futuros clientes.

SEO/Busca Orgânica

O SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia de otimização para mecanismos de busca para obter resultados organicamente, ou seja, sem pagar por anúncios.

A otimização garante que o conteúdo de seu site ou blog apareça nas primeiras posições nas ferramentas de busca do Google, ou seja, melhora seu ranqueamento e atrai tráfego orgânico e qualificado para seus canais no médio e longo prazo.

Links patrocinados

A mídia paga é uma modalidade de estratégia de marketing digital que busca promover conteúdos por meio de anúncios.

Sua grande vantagem é que ela possui a possibilidade de segmentar o perfil do público que será atingido pelos anúncios.

As plataformas mais conhecidas são o Google Adwords, Facebook Ads (que também contempla anúncios no Instagram) e Linkedin Ads.

Mídias Sociais

As mídias sociais são usadas pela maioria da população, se tornando um canal direto e eficaz para a comunicação e oferecimento de conteúdo de qualidade, além de aumentar o alcance, o engajamento e também influenciar os clientes na hora da compra.

Principais ferramentas de Marketing Digital

Para te ajudar na escolha das melhores ferramentas de marketing digital, separamos as mais usadas para as estratégias de sua empresa. Confira!

Google Analytics

O Google Analytics é uma das ferramentas de marketing digital gratuita que permite o acompanhamento do tráfego de seu site e das ações de cada visitante através de métricas e relatórios.

Com esses dados, você consegue analisar quais estratégias estão no caminho certo e fazer os ajustes necessários naquelas que precisam ter melhores resultados.

Mailchimp

O Mailchimp é uma das melhores ferramentas de marketing digital voltada para estratégias de email marketing.

É uma ferramenta que tem uma versão gratuita que compensa muito para micro e pequenas empresas. Além de realizar o disparo de emails, o Mailchimp possui relatórios sobre as aberturas e cliques de cada e-mail para o acompanhamento dos resultados em tempo real.

Buffer

O Buffer é uma ferramenta de marketing digital que tem como objetivo ajudar no gerenciamento de suas mídias sociais.

Com ele, você consegue fazer a programação e automação das publicações em suas mídias sociais, o que poupa tempo e trabalho. Além disso, o Buffer garante relatórios para análise de curtidas, comentários, menções, entre outros.

Unbounce

A ferramenta de marketing digital Unbounce visa criar landing pages para divulgar um determinado produto e serviço para gerar leads e aumentar as taxas de conversão.

Com esta plataforma intuitiva qualquer um pode criar uma landing Page. Além disso, é possível ter ferramentas para pop-ups, teste A/B de conteúdo e textos dinâmicos.

Com o Unbounce você ainda pode integrar ferramentas de gerenciamento de conteúdo, CRM, automação de marketing e email marketing, reduzindo tempo, dinheiro e esforço.

Keyword Planner

O Keyword Planner ou planejador de palavras-chave é a ferramenta de marketing digital mais usada para encontrar termos de pesquisa relevantes.

Com ele você acesso a dados sobre o volume e concorrência de cada palavra-chave para desenvolver estratégias de ranqueamento de páginas.

Quer ver a lista completa das melhores ferramentas de Marketing Digital?

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