Todo empreendedor quer fazer com que o seu negócio seja conhecido e reconhecido no mercado: daí vem a importância da publicidade.
Presente no nosso dia a dia, a publicidade é uma estratégia de marketing que envolve a compra de espaço em um veículo de mídia para divulgar um produto, serviço ou marca, com o objetivo de atingir o público-alvo da empresa e incentivá-lo a comprar.
Portanto, cabe à publicidade mostrar o quão importante sua marca é, o quanto seus produtos são atrativos e como seus serviços podem mudar a vida das pessoas.
Neste post iremos ajudar você a entender melhor o que é publicidade, como funciona e qual o seu papel. Vamos lá?
O que é publicidade?
A publicidade consiste numa estratégia de divulgação e marketing que promove produtos, serviços e marcas por meio da comunicação em diferentes plataformas.
A palavra publicidade vem do latim publicus, que se refere a “tornar público”.
Portanto, sua função é propagar, comunicar mensagens para atender aos objetivos estratégicos da empresa, atingindo o público-alvo e impulsionando as vendas.
Além disso, a publicidade também é uma área do conhecimento, dentro da Comunicação Social, que estuda não só a técnica da atividade, mas também sua função nas relações sociais e culturais.
Entender o que é publicidade é estudar os comportamentos da sociedade e estar sempre de olho nas tendências culturais e comportamentais da sociedade ao elaborar qualquer projeto, para que os anúncios gerem uma identificação com o consumidor.
Qual a diferença entre marketing e publicidade?
Ao contrário do que muita gente pensa, marketing e publicidade não são exatamente a mesma coisa. Mas, para entender a diferença, é preciso saber o que é publicidade e conhecer um pouco de marketing.
O marketing é uma estratégia mais abrangente, que visa alcançar o objetivo da empresa e foca desde o processo de venda, relação entre cliente e empresa até o produto.
Para sua estratégia ter sucesso, o marketing trabalha com os 4Ps alinhados. Aprenda o significado de cada um deles abaixo:
- P1: este P representa o Preço. Está diretamente ligado aos custos da empresa, nas projeções de lucro e no valor que o perfil do público-alvo está disposto a investir.
- P2: este está relacionado à Praça. Ele aponta em quais locais seu produto estará disponível, sejam lojas físicas ou virtuais.
- P3: o terceiro P remete ao Produto. Este P foca nos atributos tangíveis, ou seja, as características do produto. Também há os intangíveis, que são benefícios sentimentais e satisfação abstrata, ou seja, o valor agregado ao produto.
- P4: o quarto P faz referência à Promoção. Nesse caso, vale explicar que não é promoção em valores e, sim, relacionado à divulgação. Essa divulgação é o que e como chega o seu produto para o seu público-alvo. Ou seja, é um conteúdo atrelado aos canais de divulgação.
Mas é no P de Promoção que queremos focar, pois é aí que entra a publicidade.
Ou seja, a Publicidade é um dos Ps do Marketing, pois estuda as maneiras de divulgação de um conteúdo, como comunicar, o que comunicar e assim por diante.
Portanto, a publicidade é uma ferramenta do marketing focada em atingir determinado público com uma comunicação persuasiva.
Conheça os diferentes tipos de publicidade
Agora vamos conhecer os principais tipos de publicidade, de acordo com seus objetivos:
Publicidade de produto
A publicidade de produto tem como objetivo principal promover um produto de uma empresa.
Existem várias estratégias para apresentar esse produto como a melhor escolha do mercado, de acordo com seus diferenciais.
Por exemplo, você pode vender o produto destacando suas funcionalidades, seu custo-benefício, status associado ou conceito.
Publicidade de serviços
A publicidade de serviços segue quase o mesmo caminho, mas promove serviços e soluções.
Empresas como bancos, operadoras de telefonia, seguradoras e corretoras são alguns exemplos desse tipo de publicidade.
Publicidade Comparativa
Esse tipo de publicidade usa a comparação com a concorrência para convencer o consumidor a optar pelo seu produto ou serviço.
Publicidade de Promoção
A publicidade de promoção é usada para impulsionar produtos, serviços e marcas, elevando seu status no mercado.
O termo engloba todas as ações promocionais e veiculações na televisão, internet, rádio e mídia impressa.
Publicidade enganosa e abusiva
A publicidade também pode ser usada de forma irresponsável para influenciar os hábitos de consumo e motivar a compra de um produto.
É então que surge a publicidade enganosa, que exagera as qualidades da oferta ou omite informações importantes, levando o consumidor ao erro.
Outro tipo de anúncio prejudicial ao consumidor é a publicidade abusiva, que incentiva a discriminação, a violência, o medo, ou desrespeita a criança, o meio ambiente, a saúde e a segurança das pessoas.
Para isso, a classe publicitária criou seu próprio conselho de autorregulamentação para fiscalizar a legalidade de suas práticas: o Conar.
Além disso, o Código de Defesa do Consumidor define o que é publicidade enganosa e abusiva e prevê as penalidades para quem incorrer nessas práticas.
Publicidade infantil
A publicidade para crianças merece uma atenção especial na regulamentação.
Isso porque as crianças ainda não têm a capacidade de distinguir o real do imaginário, e precisam ser protegidas de certas práticas publicitárias.
Portanto, este tipo de anúncio deve seguir algumas regras específicas, como não utilizar personagens animados, não menosprezar hábitos saudáveis e não desmerecer pais e educadores.
Quer saber como funciona uma Agência de Publicidade?
Por que investir em Publicidade nos negócios?
Confira a seguir os principais motivos para você investir na publicidade e ter retorno certo.
Formação da opinião do público
Como a publicidade está em todo o lugar, seu alcance é amplo e o tipo de comunicação atinge o inconsciente, ditando comportamentos, hábitos e valores.
Logo, a publicidade forma opinião serve como referência cultural, além de vender produtos.
Para as marcas essa é melhor estratégia possível para conquistar a mente e coração dos clientes.
Publicidade de longo prazo
A publicidade garante campanhas contínuas de lançamento, sustentação e oportunidade, o que é fundamental para ter resultados não só imediatos, mas também a longo prazo.
Além disso, é possível estar presente em várias mídias em momentos estratégicos, construindo uma marca sólida e uma relação duradoura e de confiança com o público.
Mensuração constante
A publicidade também permite que você mensure os resultados continuamente, por meio de métricas como audiência, alcance, frequência e cliques.
Os relatórios são altamente precisos e mostram o ROI (Retorno sobre o Investimento) das campanhas e seu desempenho nos mínimos detalhes.
Assim, você consegue fazer os ajustes necessários para crescer cada vez mais.
Ao saber o que é publicidade, fica ainda mais evidente que estudar seu potencial cliente é fundamental para ter êxito na sua estratégia de marketing digital, não é mesmo?
As ações de Marketing e Publicidade crescem a cada dia mais, o que garante muitas possibilidades de sucesso para seu negócio.
Que tal começar agora?