O que é Remarketing do Google?


O remarketing é uma técnica de marketing digital que permite que seus anúncios do Google Ads apareçam mais de uma vez para usuários que já demonstraram interesse e tiveram contato com sua marca, como acesso ao site.

Você provavelmente já foi “perseguido” por banners de anúncios de algum produto ou serviço que estava pesquisando anteriormente. Então, isso é o remarketing em ação!

O remarketing é um recurso de extrema importância para seu negócio quando falamos de resultados, pois é uma estratégia que gera um maior número de conversões, o que resulta no aumento das vendas.

Pensando nisso, neste artigo explicaremos melhor o que é remarketing e suas vantagens, e ainda trazemos algumas dicas para usá-lo a seu favor.

Continue conosco e confira!

O que é remarketing no Google Ads?

O remarketing é uma ferramenta de retargeting própria do Google Ads, que identifica os usuários na internet que já visitaram ou fizeram pesquisas no seu site, para depois oferecer resultados relacionados na forma de anúncios.

Em outras palavras, é quando você – como consumidor – passa a ser perseguido por anúncios de produtos ou serviços que estava pesquisando.

Tudo isso acontece por causa de um recurso chamado cookie. Sempre que acessamos um site, são gerados arquivos de texto que registram as informações sobre o que estamos acessando.

Com esta marcação, o Google passa a exibir seus anúncios em links patrocinados para os usuários com mais frequência quando eles visitam sites que aceitam anúncios na rede de display do Google.

Ele garante que o consumidor, mesmo depois de sair do seu site, ainda se sinta tentado a voltar e finalizar a compra.

O objetivo do remarketing é gerar impacto e engajamento mais de uma vez em quem demonstrou interesse em seus produtos, incentivando-os a tomar alguma decisão, que, na maioria dos casos, é a de efetivar uma compra.

As estratégias de remarketing podem ser executadas de três formas principais: a rede de display, rede de pesquisa do Google e nas redes sociais.

Quais são as vantagens do remarketing?

O remarketing é uma estratégia que garante inúmeras vantagens para uma empresa, mas a principal está no aumento de conversões, o que resulta no aumento das vendas.

Isso porque alguém que viu um mesmo anúncio algumas vezes tem maior probabilidade de clicar nele e, assim, gerar a tão esperada conversão.

Além disso, o remarketing no Google, através de anúncios frequentes, faz com que o usuário não se esqueça da sua marca até que ele decida fechar a compra.

Como outra vantagem, o remarketing possui o melhor ROI (Retorno sobre o Investimento), pois geram um retorno mais rápido e um menor custo por venda.

Além de ter um orçamento flexível, você também tem acesso a relatórios para tomar decisões mais assertivas e melhorar os desempenhos.

Confira abaixo um resumo dos melhores benefícios do remarketing:

  • Captação de clientes;
  • Aumento de conversões;
  • Melhor relacionamento com o cliente;
  • Anúncios personalizados e engajados;
  • Melhor segmentação;
  • Gráficos personalizados;
  • Fortalecimento da marca;
  • Mapeamento de sites;
  • CPC (custo por clique) baixo.

Como funciona o remarketing no Google?

Como já vimos acima, quando você está fazendo pesquisas em sites, um cookie é armazenado no seu computador.

Assim, o Google identifica você e os anúncios daquele produto no qual tem interesse. E é a partir disso que o buscador passa a mostrar anúncios relacionados ao produto ou a outras ofertas nos espaços reservados para essa exibição.

No geral, o período de remarketing é de aproximadamente 30 dias, mas, dependendo da ferramenta utilizada, pode variar para mais ou para menos.

Quando anunciamos no Google Ads temos a opção de exibir os anúncios em duas redes distintas, a Rede de Pesquisa e a Rede de Display.

Rede de Pesquisa

Na rede de pesquisa, os anúncios aparecem diretamente na página de resultados para as pesquisas feitas no Google e sites parceiros, como o Google Maps e o Google Shopping.

Os anúncios são exibidos no formato padrão e com texto limitado. É uma campanha de ação, pois visa incentivar o cliente a realizar uma ação, como clicar no anúncio ou entrar em contato com a empresa.

Os anúncios dessa rede tendem a ter maiores taxas de conversão. Isso acontece porque eles irão aparecer quando o seu produto ou serviço estiver relacionado com as palavras-chaves que o usuário está utilizando.

Rede de Display

Nesse formato, o anunciante escolhe como quer pagar pela veiculação, se é pelo número de cliques no anúncio (CPC) ou de acordo com o número de vezes que ele é exibido (CPM).

Além disso, os anúncios da rede display tendem a ser mais interativos e chamativos. Isso porque ela oferece banners com imagens e tamanhos diferentes para chamar a atenção dos usuários.

E você ainda pode escolher em quais sites ou páginas seus anúncios serão exibidos.

Agora que você sabe o que é remarketing do Google, chegou a hora de entender o passo a passo do seu funcionamento. Veja:

  1. Utilização da tag: você precisará adicionar tags de remarketing em todas as páginas de seu site. O próprio Google Adwords cria esse tipo de código para você, basta acessar sua conta e pegar o código de cada campanha criada.
  2. Lista de remarketing: você precisará criar listas específicas para cada produto ou página de seu site. Assim, é possível definir os produtos mais acessados e vendidos para investir nas campanhas certas.
  3. Comportamento do usuário: quando um usuário busca algo de seu interesse e acessa o seu produto ou página, o cookie é adicionado ao seu navegador.
  4. Criação de campanhas: as campanhas devem ser criadas no Googles Ads de acordo com o interesse de seu público-alvo. Para isso, crie anúncios chamativos, com promoções e descontos atrativos.

Como aprendemos, o remarketing é um recurso poderoso para alavancar os resultados de sua empresa.

Pronto para investir no remarketing para gerar mais conversões e vendas?

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