O que é Remarketing e como usar na sua empresa


Se você trabalha com marketing digital com certeza já ouviu falar sobre remarketing.

Isso porque o remarketing é uma estratégia que permite exibir anúncios e conteúdos para quem já teve contato com a marca e demonstrou algum interesse, o que gera um maior índice de conversões e vendas.

Sabe aquela impressão de estar sendo seguido por alguma publicidade na internet? Os anúncios não estão ali por mera coincidência. É o remarketing em ação!

Quer melhores resultados para as suas campanhas? Neste artigo você vai aprender o que é remarketing, como funciona e como aplicá-lo para alavancar as vendas do seu negócio.

Boa leitura!

O que remarketing?

Remarketing é uma ferramenta de retargeting própria do Google, que identifica os usuários na internet que já visitaram ou fizeram pesquisas no seu site, para depois oferecer resultados relacionados na forma de anúncios.

O termo “retargeting” significa mirar de novo, ou seja, essa ferramenta exibe os anúncios para quem já demonstrou interesse nos seus produtos ou serviços.

Logo, remarketing nada mais é do que fazer uma nova tentativa de marketing para a mesma pessoa.

Em outras palavras, é quando você – como consumidor – passa a ser perseguido por anúncios de produtos ou serviços que estava pesquisando.

Portanto, o remarketing se torna uma excelente ação de indução do usuário para fechar o negócio.

Tudo isso acontece por causa de um recurso chamado cookie. Sempre que acessamos um site, são gerados arquivos de texto que registram as informações sobre o que estamos acessando.

Esses arquivos são os cookies, e é a partir deles que se torna possível para os servidores do Google oferecer resultados cada vez mais refinados de busca.

É por isso que a maioria dos sites apresenta avisos de esclarecimento sobre o uso de cookies para coletar dados de navegação.

O objetivo do remarketing é gerar impacto e engajamento mais de uma vez em quem demonstrou interesse em seus produtos, incentivando-os a tomar alguma decisão, que, na maioria dos casos, é a de efetivar uma compra.

Há diversas possibilidades de fazer remarketing, e as mais comuns são por e-mail ou então por anúncios em sites e redes sociais.

Por que utilizar o remarketing?

O remarketing é uma estratégia que garante inúmeras vantagens para uma empresa, mas a principal está na economia.

Ele serve para gerar um maior número de conversões, o que resulta no aumento das vendas.

Além disso, as taxas de conversão do remarketing aumentam ao longo do tempo. Isso quer dizer que alguém que viu um mesmo anúncio algumas vezes tem maior probabilidade de clicar nele e, assim, gerar a tão esperada conversão.

O remarketing, através de anúncios frequentes, faz com que o usuário não se esqueça da sua marca até que ele decida fechar a compra. Como exemplo, as lojas virtuais usam e dominam muito essa técnica.

Dessa forma, com ele você pode conduzi-lo pelas demais etapas até chegar na compra e, posteriormente, na fidelização desse cliente.

A decisão de compra de produtos digitais também envolve muitos fatores, desta forma, também é possível fazer a segmentação da audiência, focando seus esforços num público específico.

Por isso, o remarketing é uma opção mais inteligente de apresentar ao potencial cliente os motivos para ele adquirir seu produto.

Como outra vantagem, o remarketing possui o melhor ROI (Retorno sobre o Investimento), pois geram um retorno mais rápido e um menor custo por venda.

Além de ter um orçamento flexível, você tem acesso a relatórios para tomar decisões mais assertivas e melhorar os desempenhos.

Como funciona?

Como falamos anteriormente, quando você está fazendo pesquisas em sites, um cookie é armazenado no seu computador.

Assim, o Google identifica você e os anúncios daquele produto no qual tem interesse.

É a partir disso que o buscador passa a mostrar anúncios relacionados ao produto ou a outras ofertas nos espaços reservados para essa exibição.

Mas você imagina como esse processo é feito?

Antes de fazer seu anúncio, é preciso que o Facebook, o Adwords ou a rede na qual você escolheu anunciar, tenham a informação de quem são os usuários que já tiveram contato com seus canais. Para isso, essas redes disponibilizam ferramentas.

Uma campanha de remarketing funciona da seguinte maneira:

  • Vamos supor que uma pessoa esteja procurando um sapato no Google. Assim, ela digita o nome, cor e modelo e clica num anúncio na página de resultado.
  • Ao entrar no site escolhido, um cookie (mecanismo de identificação) é armazenado no seu navegador para que o Google identifique o usuário.
  • Quando o usuário entrar em outro site ou rede social, anúncios do site da loja de sapatos podem aparecer para ele.

No geral, o período de remarketing é de aproximadamente 30 dias, mas, dependendo da ferramenta utilizada, pode variar para mais ou para menos.

Formas de remarketing

As estratégias de remarketing podem ser executadas de três formas principais: a rede de display e a rede de pesquisa do Google, além do Facebook, a maior rede social do mundo.

Rede de display

Nesse formato, o anunciante escolhe como quer pagar pela veiculação, se é pelo número de cliques no anúncio (CPC) ou de acordo com o número de vezes que ele é exibido (CPM).

Além disso, os anúncios da rede display tendem a ser mais interativos e chamativos. Isso porque ela oferece banners com imagens e tamanhos diferentes para chamar a atenção dos usuários.

Rede de pesquisa

Na rede de pesquisa, os anúncios aparecem diretamente na página de resultados no formato padrão e com texto limitado.

Os anúncios dessa rede tendem a ter maiores taxas de conversão. Isso acontece porque eles irão aparecer quando o seu produto ou serviço estiver relacionado com as palavras-chaves que o usuário está utilizando.

Além da própria página de pesquisa do Google, as propagandas são exibidas em outras ferramentas e sites parceiros, como o Google Maps e o Google Shopping.

Facebook

O remarketing no Facebook aparece por meio de anúncios que são exibidos na barra lateral ou no feed de notícias da rede social.

Eles também costumam ser mais criativos e interativos.

Para escolher a melhor forma de remarketing para o seu negócio, avalie seus objetivos, analise quais são os canais mais utilizados pelo seu público-alvo e o que ele mais busca no mundo virtual. Por isso, conheça muito bem sua persona!

Agora você já sabe o que é remarketing e sua importância para gerar conversões e vendas.

Como aprendemos, o remarketing funciona partir do seguinte princípio: continuar a aparecer para a pessoa que está interessada no seu produto ou serviço e ainda não converteu.

Portanto, comece a criar campanhas atrativas para fazer com que seu potencial cliente lembre-se da sua marca quando for tomar uma decisão de compra.

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