O que é SEO e para que serve?


Você que possui um negócio próprio, certamente sabe da importância de manter seu empreendimento sempre ativo na internet, não é mesmo?

Porém, em meio a um mercado tão competitivo, apenas estar presente no meio online já não é mais suficiente.

É preciso investir em uma estratégia específica para otimizar os resultados e garantir que sua empresa alcance um bom posicionamento e seja facilmente encontrada em ferramentas de busca. Estamos falando do SEO!

Mas você sabe o que é SEO e para que ele serve? É isso o que você vai conferir no post de hoje!

O que é SEO?

O SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia de otimização para mecanismos de busca para obter resultados organicamente, ou seja, sem pagar por anúncios.

Ele também é conhecido como Otimização de Sites, Otimização para Motores de Pesquisa ou Otimização para Mecanismos de Busca.

Essa estratégia de Marketing Digital é essencial para que sua empresa ganhe destaque, visibilidade no mundo digital e, consequentemente, mais leads, clientes e vendas.

A otimização garante que o conteúdo de seu site ou blog apareça nas primeiras posições nas ferramentas de busca do Google, gerando tráfego e autoridade para sua marca.

Existem diversas técnicas que você deve aplicar para mostrar aos buscadores que o seu site pode oferecer a melhor experiência e, assim, melhorar seu ranqueamento.

Sendo assim, é fundamental investir no SEO para atrair tráfego orgânico e qualificado para seus canais no médio e longo prazo.

Para que serve o SEO?

A maior vantagem de aplicar estratégias de SEO está em atingir resultados orgânicos, ou seja, sem que se faça necessário um investimento em publicidade online.

O SEO é uma estratégia que permite que as empresas alcancem, a médio e longo prazo, um posicionamento satisfatório nos mecanismos de busca, aumentando o seu tráfego e gerando autoridade.

Através da utilização correta das técnicas de SEO, o site se torna mais “amigável” para os buscadores, sendo considerado pelos algoritmos o resultado mais relevante em pesquisas por determinados termos (palavras-chave).

Dessa forma, plataformas como o Google, por exemplo, priorizam o endereço, posicionando-o nas primeiras páginas de busca.

Pois apesar do que muitas pessoas acreditam, o Google não enxerga sites da mesma forma que o usuário. O trabalho do Google é feito por cálculos complexos realizados através de seu algoritmo que considera uma infinidade de fatores.

O mercado digital teve um grande crescimento e com o Google não foi diferente, pois hoje o buscador tem como foco principal a experiência do usuário.

Conseguir um bom ranqueamento é fundamental para aumentar suas vendas, uma vez que, quanto mais pessoas acessarem o seu site, maiores as chances de uma conversão acontecer.

Além disso, otimizar um site também ajuda a aumentar as taxas de conversão, pois você estará oferecendo uma boa experiência e agradando os seus clientes.

No entanto, para obter resultados satisfatórios com o SEO é preciso colocar em prática uma série de estratégias e melhorias, acompanhando os resultados e realizando as adequações necessárias de acordo com o desempenho do seu site.

Quer conhecer os principais fatores de ranqueamento do Google? Então, confira: CHECKLIST DE SEO PARA CONSEGUIR TRÁFEGO ORGÂNICO NO SEU SITE E ALCANÇAR A PRIMEIRA PÁGINA DO GOOGLE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados