O que é Serp? Veja como é formada a página de resultados que aparece em suas pesquisas


Um dos principais objetivos de quem tem negócios online é aparecer na primeira página do Google, ou seja, na SERP.

A SERP, apesar de ser uma sigla estranha, representa nada mais que todas as páginas de resultados dos mecanismos de busca quando o usuário realiza uma pesquisa.

Quanto melhor o posicionamento orgânico, maiores são as chances de obter cliques para sua página e, consequentemente, mais possibilidades de novas vendas.

Por isso, quando você entende o que é SERP é possível garantir que suas estratégias de SEO sejam mais efetivas para que seu canal de divulgação esteja sempre no topo do ranking.

Quer conhecer a fundo o que é SERP e saber as principais formas de posicionar sua marca no buscador? Então, continue com a leitura!

O que é SERP?

SERP é a sigla em inglês para “Search Engine Results Page”. Em tradução, isso significa “página de resultados do mecanismo de busca”.

Portanto, a SERP se refere à página de resultados que aparece para o usuário assim que ele procura por determinado assunto – aquela lista de sites originada por uma busca.

A SERP foi desenvolvida para otimizar a experiência online do usuário, de forma a apresentar os resultados que correspondam da melhor forma a intenção de cada busca realizada.

Cada SERP é única, isso porque cada página de busca é baseada nas palavras-chaves pesquisadas e, além disso, na localização física do usuário e no histórico de navegação dele.

Por exemplo, se você realizar uma pesquisa com a mesma palavra-chave algumas vezes, notará que os resultados sempre serão diferentes. Isso acontece porque os algoritmos do Google entendem que os resultados exibidos não foram satisfatórios.

Portanto, dois SERPs podem parecer idênticos e conter muitos dos mesmos resultados, mas muitas vezes apresentam diferenças sutis.

Qual é a importância de uma SERP?

Agora que já sabe o que é SERP, saiba que ela está diretamente relacionada ao sucesso do seu negócio, principalmente para quem trabalha com SEO.

Isso porque ao conhecer a ferramenta é possível aumentar a visibilidade da sua empresa e fortalecer a imagem da marca.

O objetivo de quem trabalha com esse tipo de estratégia de marketing digital é fortalecer certas palavras-chave e garantir que seu site seja indexado entre as primeiras páginas de resultados de busca do Google, ou seja, entre as primeiras SERPs.

Assim as suas chances de aparecer no topo do ranking será maior, bem como de ser visto por um número maior de pessoas, incluindo os seus futuros clientes.

Principais formatos de resultados do Google SERP

Geralmente, os SERPs contêm dois tipos de conteúdo: os resultados orgânicos e os resultados pagos.

Resultados orgânicos

Os resultados orgânicos são as listas de páginas da web que aparecem como resultado do algoritmo do mecanismo de pesquisa.

Os profissionais de SEO (Search Engine Optimization) garantem estratégias de otimização para mecanismos de busca para obter resultados organicamente, ou seja, sem pagar por anúncios.

Resultados pagos

Já os resultados pagos são aqueles que foram pagos para serem exibidos por um anunciante.

A mídia paga é uma modalidade de estratégia de marketing digital que busca promover conteúdos por meio de anúncios.

As plataformas mais conhecidas são o Google Adwords, Facebook Ads (que também contempla anúncios no Instagram) e Linkedin Ads.

Conheça a estrutura de uma SERP

Depois de saber o que é SERP, agora vamos conhecer melhor sua aparência.

Todos os buscadores acabaram desenvolvendo layouts, designs funcionais e estruturas consideravelmente semelhantes, já que isso facilita a experiência do usuário.

Em geral, uma SERP é composta pelos seguintes elementos:

  • Título da página encontrada, com as palavras-chave buscadas destacadas em negrito. Por isso é imprescindível otimizar os títulos de seus artigos e landing pages conforme técnicas de SEO;
  • Snippet, um texto pequeno retirado da página de destino que aparece embaixo do link. Pode ser enriquecido com diversos elementos, como avaliações positivas de clientes, por exemplo, através de uma técnica de SEO chamada de “rich snippets”;
  • Uma lista de sugestão de outras palavras-chave e termos de busca similares. Uma dica é prestar atenção nesse box de sugestões para enriquecer sua estratégia de fortalecimento de palavras-chave.

Como aparecer entre os primeiros resultados de uma SERP?

Para que sua página alcance um bom posicionamento na Google SERP é necessário adotar algumas estratégias e otimização de SEO.

Confira abaixo as dicas mais importantes para isso:

Navegabilidade

Como o Google procura oferecer a melhor experiência possível para seus usuários, você deve ter um site responsivo, amigável, fácil de navegar e com conteúdo de qualidade.

Palavras-Chave

As buscas de cauda longa compõem a maioria das buscas no Google. Porém, palavras de cauda longa isoladas não trarão um grande tráfego.

Entretanto, elas fazem isso quando você adiciona várias delas.

Link Building

O Google também considera a quantidade e a qualidade dos links que apontam para o seu site, ou seja, o link building.

Sendo assim, incentive seus clientes a divulgarem seu site e serviços em outras páginas. Além disso, seja ativo nas redes sociais para interagir com seus clientes e obter esse tipo de redirecionamento.

Velocidade de Carregamento

A velocidade de carregamento é outro ponto importante que pode fazer com que seu site perca pontos para o Google, diminuindo suas chances de captar leads.

Ao ter um site ágil e responsivo, você faz com que as pessoas permaneçam no seu site e saiam satisfeitos de lá, com tudo que precisavam.

Otimização do título

O título faz toda a diferença para os leitores e, principalmente, para o Google.

Além de pensar em um título que tenha a ver com o conteúdo, você deve utilizar a palavra-chave principal no título.

Use também a palavra-chave em alguns intertítulos para dar mais destaque.

Criação de uma Meta Description

A Meta Description é a descrição dos resultados de pesquisa que aparecem no Google. São as descrições breves que aparecem logo abaixo do link do seu site ou blog.

É importante fazer uma Meta Description atrativa para posicionar seu conteúdo e captar mais leads.

URL otimizada

Ter uma URL otimizada também é fundamental para garantir maior destaque na SERP.

Procure sempre fazer URLs curtas e objetivas, que contenham a palavra-chave utilizada ao longo de todo o texto.

Use imagens e vídeos

Ao criar um conteúdo relevante e de qualidade, por mais completo que seja, procure utilizar outros recursos como imagens e vídeos que tenham apelo visual.

Colocar boas imagens traz mais vida ao seu texto e também facilita a leitura do usuário, principalmente se o texto for longo.

Neste artigo, você aprendeu o que é SERP e sua importância nas estratégias de SEO para aparecer entre os primeiros resultados de uma página de buscas.

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