O que é teste AB? Como mensurar os resultados da sua empresa


Se você possui um negócio presente no ambiente online, é bem provável que já tenha ouvido falar em teste AB. Afinal, essa técnica pode ser o que falta para impulsionar as conversões de seu site!

Uma das melhores vantagens do marketing digital é a capacidade de mensurar os resultados com precisão.

Com isso, o teste AB garante a possibilidade de analisar a eficiência de seus layouts e compreender quais experiências estão sendo bem vindas pelo seu público.

Assim, podemos entender o que funciona, para repetir no futuro, e o que não funciona, para encontrar pontos de melhoria.

Por meio do teste AB, é possível definir qual variável gera os melhores resultados, otimizando ainda mais a conversão das páginas.

Você sabe o que é teste AB e como funciona? Acompanhe nosso artigo para entender como ele pode contribuir para o sucesso da sua empresa.

Boa leitura!

O que é teste AB?

O teste AB é um teste realizado com variáveis de marketing digital, com o objetivo de encontrar a opção que oferece os melhores resultados para as suas ações de comunicação, seja de acessos, vendas, conversões ou engajamento.

Fazer um teste AB (ou testes breves) é o processo de comparar duas versões de uma página da internet e testá-las para ver qual tem a melhor conversão.

É uma forma de identificar qual versão tem melhor aceitação do público-alvo.

Ao contrário de outros testes, o teste AB testa uma variável por vez. Isso significa experimentar algumas hipóteses para descobrir que tipo de call-to-action, quais cores, linguagem e chamadas, por exemplo, funcionam melhor.

Por exemplo, você pode testar dois formatos de landing page para determinar qual gera a maior taxa de conversão.

Esse teste é feito colocando duas opções do seu site no ar. Geralmente temos dois elementos: a versão A, ou controle, a qual deve ser veiculada junto com a versão B, a variável.

E em cada uma delas você terá algum detalhe diferente da outra que deve estar atrelado ao que você espera melhorar em seu site.

Além disso, o teste AB pode ser feito em outras plataformas, como posts de redes sociais, anúncios ou e-mail marketing, por exemplo.

Quando fazer um teste AB?

Apesar de o teste AB parecer algo muito fácil de ser feito, não é sempre que ele é a melhor opção.

Isso porque páginas no começo da circulação não são boas opções para aplicar o teste AB. Afinal, enquanto a circulação dessas páginas for baixa, os números para análise da taxa podem não ser decisivos.

E como fazer teste AB pode demandar um investimento para a produção de duas páginas, os resultados podem te prejudicar mais que ajudar em algo.

Por isso, espere uma estabilidade de visitas no seu site para perceber as alterações dos testes. Sendo assim, verifique sempre os períodos sazonais, dias da semana e horários das comparações.

Além disso, os testes devem ser aplicados em situações em que há a necessidade ou um potencial para otimizar alguma métrica importante, sejam acessos, cliques, geração de leads, vendas e etc.

Onde aplicar o teste AB?

O teste AB pode ser utilizado para mensurar várias variáveis dentro da sua estratégia de marketing digital.

Geralmente, eles são realizados em landing pages, call-to-action e e-mails. Vamos entender um pouco mais:

CTAs

Nas CTAs, os botões são os responsáveis pelos números de conversão, por isso devem ser analisados com cuidado.

Dentro do CTA existem ainda outras variáveis:

  • Texto do botão: se refere à linguagem ideal para aumentar o número de conversões e trazer os melhores resultados;
  • Cor do botão: é necessário entender as cores com contraste suficiente para estimular o clique do usuário.
  • Posicionamento do botão: analise o lugar mais estratégico da sua página para posicionar o botão e favorecer o número de cliques.

Landing Pages

As landing pages devem ser analisadas para entender o que garante um maior número de conversões.

Para isso, existem diversos fatores:

  • Estrutura de texto: o conteúdo deve estar de acordo com a venda.
  • CTA: como vimos acima, devem ser testados as cores, textos e posicionamentos dos botões.
  • Formulário: verifique a quantidade, dificuldade das perguntas e se elas estão sendo muito invasivas para o estágio inicial do lead.

E-mails

Com os testes AB é possível saber se seus e-mails marketing estão tendo abertura. Assim, você encontra a abordagem e conteúdo ideal para ter melhores resultados.

Como fazer teste AB?

Agora que você já sabe o que é teste AB, vamos entender como realizá-lo de maneira certa.

O primeiro passo entender o que você quer melhorar em sua página, como melhorar o número de conversões, nível de engajamento, entre outros.

Mas antes de começar os testes, é importante entender seus clientes, ou seja, descobrir onde as pessoas mais interagem em seu site.

Uma vez que você sabe o que atrai e o que afasta seu cliente, pode começar a pensar nos detalhes que serão colocados em prova no seu teste AB.

Mas antes de alterar algo em seu site, lembre-se de mexer em poucos detalhes por vez.

Colocando seu teste no ar, espere um tempo para as coisas acontecerem. Por isso, defina um prazo e uma meta de resultados.

O período recomendado é de 15 a 30 dias, pois vai garantir que as páginas do seu site recebem visitas suficientes para que seu teste tenha significância estatística.

Como mensurar os resultados?

Depois de esperar o tempo necessário, agora é hora de analisar os resultados do seu teste de acordo com a métrica de sucesso estabelecida no primeiro passo.

Portanto, quando concluir o teste, identifique qual das duas variações gerou mais resultados de acordo com sua métrica.

Se você possui uma ferramenta de teste A/B que identifica sozinha qual variação gerou o melhor resultado, não precisa fazer mais nada.

Ferramentas

Para realizar um teste AB, existem plataformas bem completas voltadas especialmente para isso.

Algumas delas são pagas, outras não e outras oferecem serviços limitados dependendo do investimento.

Veja algumas das ferramentas disponíveis:

Agora que você já aprendeu o que é teste AB e como fazê-lo, já pode começar a aplicar essa técnica e analisar seus resultados até conseguir os números desejados.

Além disso, por meio de testes você e sua empresa vão aprender muito sobre suas personas para o crescimento do seu negócio.  

Não existe nenhum segredo especial em fazer testes A/B. É só seguir nossas dicas!

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