O que é webinar, como funciona, benefícios e como fazer


O webinar é um seminário online em vídeo, gravado ou ao vivo, que apresenta um tema específico de interesse do público-alvo, além de permitir a interação via chat para engajar os usuários.

É um formato de conteúdo muito utilizado para geração de leads e aumentar as taxas de conversão de clientes.

O webinar é uma das estratégias de marketing digital que garante inúmeras vantagens, como excelente custo-benefício e grande alcance.

Quer saber como explorar o melhor da ferramenta? Então, continue a leitura e confira tudo sobre como fazer um webinar.

O que é webinar?

A palavra webinar é uma abreviação para “web-based seminar”, ou seja, uma conferência que acontece em um ambiente da web para fins comerciais e educacionais.

Em outras palavras, o webinar é um seminário online em vídeo, que pode ser gravado ou ao vivo. Ele apresenta um tema específico e de interesse do seu público e ainda permite que eles interajam via chat, criando um relacionamento com os clientes.

As principais plataformas de Webinário são Youtube Live, WebinarJam e GoToWebinar. Desta forma, é possível realizar esses eventos por meio de transmissões ao vivo, potencializando os resultados.

O webinar é uma ferramenta perfeita e eficiente para entregar conteúdos, ricos, gerar leads e criar autoridade, engajamento os usuários. É uma das estratégias de marketing de conteúdo com melhor custo-benefício.

Com um simples webinar, você tem um alcance muito maior e ainda poupa o tempo dos participantes, sendo uma opção muito melhor do que um seminário presencial e cheio de burocracias.

Os temas a serem abordados em um webinar podem ser informações relevantes para os possíveis clientes, como uma ação de marketing de conteúdo, ou informações direcionadas para promoção ou venda de algum produto ou serviço.

Além disso, os temas no webinar podem ser reaproveitados para dar origem a outros formatos, como Ebooks, posts no blog, infográficos, podcasts, entre outros.

Como funciona o webinar?

Para apresentar um seminário online, você só precisa de uma câmera ou computador com webcam, microfones e equipamentos de iluminação.

Além disso, é necessário ter uma ferramenta online gratuita ou paga. O Youtube é uma plataforma gratuita e também a mais conhecida.

Se optar por fazer a transmissão ao vivo, poderá interagir e gerar valor para possíveis clientes da sua empresa, abrindo espaço para perguntas com intuito de esclarecer as dúvidas e complementando o conteúdo exposto.

Você pode ainda agendar o evento, escolhendo um dia e horário. É comum os webinars terem duração de uma hora, com a parte final aberta para questionamentos.

O importante é elaborar um plano para conduzir sua transmissão com conteúdo relevante e que não demore muito.

Benefícios de um webinar

O webinar é uma ferramenta poderosa para atrair e gerar leads (para ter acesso ao webinar, é preciso fornecer seu e-mail de contato), no processo de nutrição, do fechamento das vendas e no relacionamento/retenção do cliente.

Por isso, listamos as principais vantagens de fazer um webinar:

  • Audiência: Por ser transmitido online, o webinar tem um grande alcance na internet para atingir seu público-alvo. Aumentando assim, sua credibilidade, audiência e visibilidade.
  • Custo-benefício: se comparado com um evento presencial ou até mesmo a produção de um ebook, um webinar pode sair bem mais em conta.Além disso, você consegue minimizar muitos custos, pois só precisa de um notebook com câmera integrada.
  • Praticidade: fazer umwebinar é fácil e não exige muitos conhecimentos técnicos. O organizador não precisa se preocupar com questões custosas e que demandam tempo.
  • Atenção para sua marca: fazer um webinar vai chamar a atenção para sua marca através de conteúdos de qualidade. Além disso, isso aumenta a autoridade da sua empresa sobre o assunto, respondendo questionamentos e criando confiança para o que visitante se torne cliente.
  • Engajamento do público: o vídeo estimula a participação e interação dos usuários, que sentem mais próximos de sua marca. Desta forma, quantas mais vezes você fazer um webinar, mais pessoas estarão interessadas, tanto no seu canal quanto site, o que aumenta o tráfego e as taxas de conversão.
  • Aumento nas vendas: o webinar funcionamuito bem para esclarecer pontos sobre a solução que sua empresa oferece, sendo um caminho muito mais fácil para aumentar as vendas.

Como vimos acima, a produção de um webinar é uma ferramenta de marketing de conteúdo com excelente custo-benefício para atrair o interesse da audiência, gerar novos leads e aumentar as taxas de conversão, ajudando também na questão de retenção de clientes.

Como fazer um webinar?

Fazer um webinar é fácil, mas seu sucesso depende de um planejamento com um mês de antecedência.

Temos vários tipos de webinars, como de apresentação de um serviço ou produto, entrevista, perguntas e respostas, summit (encontro de palestrantes e líderes) e painel em webinar (roda de conversa com diferentes pontos de vista).

Confira agora o passo a passo a seguir para fazer um deles:

Escolha uma plataforma

É uma etapa importante e que precisa de tempo. Existem várias plataformas que podem ser utilizadas para a realização de webinars, algumas gratuitas e outras pagas.

A escolha vai depender do seu nível de conhecimento com o serviço e requisitos do webinar. Algumas delas são:

  • Google Hangouts
  • Facebook
  • YouTube
  • WebinarJam
  • Twitch
  • WeBex
  • GoToWebinar
  • GoToMeeting.

Defina um tema

É necessário definir um tema que esteja em sintonia com seus objetivos e que seja de interesse do seu público.

Uma dica é fazer uma pesquisa por palavras-chave para identificar os assuntos de maior relevância dentro do seu nicho de mercado.

Além disso, não se esqueça de dar atenção ao título da videoconferência, que precisa ser claro e chamativo.

Escolha a data

Defina o dia e o horário com antecedência de, no mínimo, três semanas. Escolha um horário de acordo com os hábitos e características de sua audiência, para que ela esteja online no momento da transmissão.

Quanto antes você definir a data para realizar a transmissão, melhor será sua programação.

Crie a landing page

Uma landing page é uma página de conversão. Crie uma landing page limpa e sem distrações para servir como um convite para o webinar.

É essencial que ela traga apenas informações úteis, com um breve formulário para inscrição. Aposte em uma frase chamativa e recursos visuais para mostrar as vantagens que o evento oferece.

Faça a divulgação

Para ter ótimos resultados com seu webinar é preciso esforços de divulgação.

Por isso, vale a pena divulgar nas redes sociais, com emails marketing, em parcerias e até com anúncios em mídias pagas, como Facebook Ads e Google Ads.

Além disso, insira CTAs (call to action) no seu site, blog, pop-ups e mensagens no chat.

Agora você já sabe o que é webinar e como fazer um do começo ao fim para ter mais sucesso na geração de leads e alcançar os melhores resultados.

Além de não ter limites de alcance, você reduz custos, economiza tempo e ainda oferece toda a comodidade aos participantes.

Pronto, chegou a hora de você colocar todas essas dicas em prática!

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