A pandemia que chegou ao Brasil em 2020 causou grandes impactos em todo o mundo e é difícil, talvez impossível, citar uma área que não foi afetada por todas as consequências do vírus. Comportamentos, relacionamentos, mercado; nada passou ileso.
Após anos de pandemia, foi preciso reaprender a realizar todas as coisas que antes eram comuns e começar a entender a nova realidade do mundo. O Marketing Digital não fica de fora deste grupo: muitas coisas mudaram de lá para cá. Todo o mercado precisou encontrar medidas para se adaptar ao novo cenário, pois o consumo e o consumidor mudaram de forma brusca.
Neste artigo, você vai saber um pouco mais sobre as mudanças que o Marketing Digital teve desde então. Boa leitura!
Quais são as principais mudanças e o cenário atual?
Com cidades inteiras fechadas, o modelo de consumo foi virado de cabeça para baixo. Todos os tipos de comércios precisaram se adequar ao novo consumidor: isolado, mais consciente em relação aos gastos e necessidades, mais seletivo etc.
Dessa forma, as marcas também tiveram de realizar suas mudanças e assim foi se moldando o modelo que conhecemos hoje.
Uma das mudanças mais significativas foi o aumento estrondoso no número de vendas on-line. As lojas não tinham autorização para abrir, então a saída foi investir pesado nas formas virtuais de vender seus produtos; se os clientes estavam dentro de casa, era preciso levar o produto até eles. Ou seja, o Marketing Digital acabou se tornando muito mais do que uma opção válida, e sim uma necessidade.
O consumidor se habituou ao ato de fazer compras via internet, firmando o que já vinha crescendo antes do início da quarentena, e os dados chegaram a apontar um aumento de 78% no primeiro ano de pandemia.
Com isso, também foi preciso que as marcas investissem em um contato mais humanizado com os clientes. Quando toda a comunicação era feita exclusivamente à distância, os cuidados para se criar um relacionamento com o cliente pedia mais humanização em cada etapa do atendimento, construindo confiança e gerando mais credibilidade.
Mesmo com o fim do isolamento e a volta da vida normal, muitos dos comportamentos foram mantidos e assim foi construído o presente cenário do Marketing Digital. A digitalização dos atendimentos, vendas e serviços permanece, e foi compreendido o quanto a presença digital é importante para o melhor andamento dos negócios, para aumentar a competitividade e para chegar ao cliente de maneira mais fácil.
Tendências do Marketing Digital pós pandemia
Algumas estratégias foram implementadas durante o período de isolamento e, por seus resultados, elas continuam presentes até hoje. Confira algumas delas:
- Criatividade nos conteúdos para redes sociais: expandir a mente para criar conteúdos mais atrativos e inteligentes, gerando engajamento e maior mobilização do público foi uma das estratégias mais populares na pandemia. Não à toa, utilizar as redes sociais para divulgação de um produto ou serviço hoje em dia é considerado muito importante;
- Conexão com o público: a ideia de vender algo a qualquer custo não é mais tão característica. Atualmente, a preferência é dada às estratégias que visam o envolvimento, o interesse genuíno e uma forma de conexão do público com a ideia, criando identificação com a marca;
- Colaboração: a ideia do Marketing Digital sempre está ligada ao alcance de um público disposto a interagir e indicar o produto/serviço ao final do atendimento. Por isso, a observação de métricas de redes sociais, como comentários, compartilhamentos, curtidas etc., e também a participação de usuários na produção dos conteúdos são interessantes.
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No mundo do Marketing Digital, se manter atualizado é muito importante para não ser deixado para trás! Por isso, continue acompanhando o nosso blog!