O que são ‘KPIs’?


Se você coloca em prática algumas estratégias de marketing digital no seu negócio, com certeza já deve ter ouvido falarem KPIs, certo?

Como sabemos, uma das grandes vantagens do marketing digital está na possibilidade de mensurar todos os resultados alcançados, é aí que entram os KPIs, que permitem que as suas ações sejam avaliadas e otimizadas para potencializar os resultados.

Neste post, você vai entender o que são KPIs e quais os principais indicadores que existem para você utilizar. Acompanhe!

O que são KPIs?

KPI é uma sigla para Key Performance Indicator, que pode ser traduzido como Indicador-chave de Desempenho.

Esses indicadores são criados para mensurar a performance de diferentes processos de uma empresa com base nas ações de marketing digital desenvolvidas.

Como os KPIs mostram onde a empresa está acertando e em quais pontos ela precisa melhorar, por meio desses indicadores é possível quantificar resultados e direcionar recursos e esforços de maneira inteligente para alcançar os objetivos da organização.

Com isso, as informações obtidas pelos KPIs são fundamentais para orientar os gestores em processos de tomada de gestão.

Qual a diferença entre KPI e métrica?

Para entender a importância dos KPIs no marketing digital, é necessário entender a diferença entre o KPI e as métricas, já que os dois são indicadores.

A métrica é tudo aquilo que pode ser medido, metrificado. Ou seja, são dados que, por si só, não indicam se uma ação ou estratégia está alcançando os resultados esperados.

As métricas apontam para um número bruto, por exemplo, quantidade de visitantes, taxa de rejeição e origem do tráfego.

Já os KPIs são dados que informam os resultados que surgem a partir das métricas, pois ele demonstra se determinada meta de conversão foi atingida ou não.

Em outras palavras, KPIs não são métricas, mas uma métrica pode se tornar um KPI.

Quais são os tipos de KPIs?

Existem vários tipos de KPIs, confira a seguir os mais utilizados:

Taxa de conversão

Esse KPI está relacionado à quantidade de visitantes que sua estratégia consegue levar a tomar uma ação.

Portanto, como existem vários tipos de conversão, é importante saber quantos visitantes do site baixaram um e-book ou se cadastraram na newsletter de seu blog, por exemplo, pois esse dado vai ajudar na escolha dos conteúdos que devem ser produzidos ou modificados para agradar ainda mais sua audiência.

Origem de tráfego (orgânico e pago)

Entender como seu tráfego está distribuído é essencial para que seu site ou blog tenha sucesso.

Em relação à origem de tráfego, não existe uma métrica ideal, pois cada blog tem sua particularidade e nicho diferente.

Os dados mais relevantes que devem ser levados em consideração nesse caso são os canais com alta taxa de rejeição.

Existem diferentes tipos de tráfego, e os principais são:

  •   Tráfego orgânico: tráfego vindo de pesquisas em motores de busca que não é originado de maneira paga.
  • Tráfego direto: quando o endereço de seu domínio é digitado na barra de endereços, ou através dos favoritos.
  • Tráfego pago: é o tráfego que vem através de anúncios patrocinados em plataformas como Facebook e Google Ads.

Aquisição de leads

O KPI de aquisição de leads consiste na velocidade que sua empresa consegue gerar leads.

Já que há uma previsibilidade no processo de venda, a quantidade de leads que entram no topo do funil vai ajudar a determinar o resultado das vendas.

Assinantes do blog e da newsletter

A quantidade de assinantes do blog ou da newsletter é um dos KPIs mais importantes para sua estratégia de marketing digital.

Com ele, é possível obter diversas informações relevantes, como a quantidade de visitantes que se tornam assinantes e possíveis clientes.

Com os números da taxa de sucesso e rejeição em mãos, você consegue tomar atitudes para melhorar os resultados.

Page views

Esse KPI consiste na quantidade de visualizações de sua página e do tempo de permanência dos usuários nela.

Por exemplo, se muitos visitantes estão acessando seu site e saindo rapidamente, é possível que haja algum problema ou o design e a navegabilidade não estão bons.

Agora, caso o tempo de permanência seja maior, seus títulos são interessantes, seu design é atraente e tudo está funcionando bem.

Interações sociais

Esse KPI faz referência às curtidas, compartilhamentos e comentários em suas postagens e conteúdos.

Esses dados são importantes, pois demonstram o quanto seus leads e clientes estão engajados.

Conteúdos mais lidos

Esse tipo de KPI é relevante tanto para a manutenção do conteúdo quanto para a criação de novos ou a atualização do que já foi publicado.

Visitantes novos e recorrentes

KPI que permite separar visitantes que começaram a acessar seu site recentemente e visitantes que já acessam constantemente seu site, para começar a fazer um trabalho específico com cada um deles.

Melhores landing pages

Assim como o KPI de conteúdos mais lidos, com esse indicador, você pode replicar fórmulas de sucesso e melhorar suas landing pages, para que elas sejam ainda mais eficazes.

Leia também: Marketing Digital: o que é, estratégias, como fazer (2020)

Artigos relacionados