Os 10 Melhores Bancos de Imagens gratuitos e profissionais


Sabemos que as imagens tornam as publicações nas redes sociais e nos blogs muito mais atrativas, principalmente quando falamos em estratégias de marketing de conteúdo. Elas têm a capacidade de transmitir uma mensagem de forma imediata.

Para isso, você pode usar um banco de imagens sempre que precisar de uma foto para ilustrar um artigo, por exemplo.

Um banco de imagens é um site que disponibiliza gratuitamente ou vende imagens, áudios, ilustrações, vetores e vídeos profissionais sobre os mais variados temas.

Alguns permitem que as fotos sejam usadas quantas vezes desejar. Já outros exigem o pagamento de uma taxa quando cada imagem é usada, incluindo, então, um limite para uso.

Para te ajudar a garantir fotos incríveis e de qualidade em todos os seus posts, sem infringir direitos autorais, selecionamos os 10 melhores bancos de imagens gratuitos que você pode encontrar na Internet!

Pixabay

O Pixabay é considerado um dos bancos de imagens gratuitos mais conhecidos. Ele oferece imagens, ilustrações, vídeos e vetores sobre os mais variados temas.

Todas as imagens são de alta qualidade e livres de direitos autorais para você usar como, quando e onde quiser.

O Pixabay possui uma boa navegabilidade e você pode filtrar a pesquisa por cor, categoria, orientação da página (vertical ou horizontal) e tamanho.

Apesar de existir uma versão em português, o Pixabay foi originalmente criado em inglês, por isso você terá melhores resultados se fizer as buscas em inglês.

Para salvar imagens de alta resolução, ou seja, com 5907 x 3930 pixels, é necessário se cadastrar no site, o que compensa para ter acesso a imagens excelentes para potencializar seus negócios.

Unsplash

O Unsplash é um banco de imagens com um acervo enorme de fotos gratuitas e de alta qualidade.

Como vantagem, ele também mostra imagens relacionadas ao termo pesquisado. Para baixar as imagens, basta clicar diretamente na foto. Você também pode dar um “like” e adicionar à sua coleção de imagens dentro do próprio Unsplash.

Esse banco de imagens é perfeito para encontrar imagens para blogs e redes sociais. Seu diferencial são as imagens de paisagens para criar posts institucionais e motivacionais.

Todas as imagens são completamente livres e não têm qualquer restrição de uso. Isso significa que você pode copiá-las, editá-las e distribuí-las com qualquer objetivo, seja comercial ou pessoal.

Pexels

O Pexels é um banco de imagens em alta resolução e com uma grande variedade de temas. O melhor é que para usá-lo e baixar suas fotos, não precisa nem se cadastrar.

Por serem livres de direitos autorais, as imagens disponibilizadas podem ser usadas para qualquer objetivo, podendo ainda ser modificadas, copiadas e, até mesmo, distribuídas.

O Pexels tem versão em inglês e em português. A única restrição que a plataforma coloca é usar as fotos de maneira ofensiva, racista ou que difamem as pessoas presentes na imagem.

RGBStock

Criado por ilustradores e fotógrafos, o RGBStock é um banco de imagens gratuito que garante imagens em alta resolução e outros elementos, como planos de fundo, texturas e filtros.

Porém, para baixar, precisa fazer um cadastro simples e rápido no site.

RGB é a sigla utilizada para o sistema de cores aditivas Red, Green e Blue (vermelho, verde e azul). Seu objetivo é reproduzi-las em aparelhos eletrônicos, como computadores, Smartphones e televisões.

As pesquisas podem ser feitas por categorias ou palavras-chave.

Free Digital Photos

O Free Digital Photos é um banco de imagens gratuito que conta com fotos produzidas por designers, fotógrafos e ilustradores.

Todas elas são de alta qualidade, livres de direitos autorais e categorizadas de acordo com os temas que abordam.

Flickr

O Flickr é um dos bancos de imagens mais tradicionais e famosos do mundo, faz parte do grupo Yahoo.

Como ele é construído pelos próprios usuários, é mais fácil encontrar grandes quantidades do que realmente qualidade nas imagens.

Nem todas as imagens do Flickr são liberadas para uso comercial, mas muitos deles disponibilizam seus trabalhos para que sejam compartilhados gratuitamente.

Para facilitar sua busca, ative o filtro “uso comercial permitido”. Outra dica é fazer sua busca por conteúdos licenciados pelo Creative Commons.

Dreamstime

O Dreamstime é um banco de imagens com mais de 9 milhões de fotografias à sua disposição. É um dos bancos com maior número de acessos diários.

A maioria das imagens é gratuita, mas você também pode encontrar imagens que precisam ser pagas.

As pesquisas podem ser feitas pelo buscador ou então pela divisão de categorias disponibilizada pelo próprio site.

Morguefile

Como um banco de imagens com design prático, o Morguefile oferece imagens gratuitas e de ótima qualidade.

O site disponibiliza imagens de vários estilos diferentes e possui um campo de busca para facilitar a sua pesquisa. Você ainda pode fazer download sem cadastro!

O Morguefile foi criado para servir como uma troca de imagens gratuitas entre fotógrafos e professores de fotografia, e hoje auxilia os usuários a encontrar boas imagens livres para uso comercial ou pessoal.

Iso Republic

Sem precisar ter qualquer licença, o Iso Republic é um banco de imagens simples e fácil de usar.

Ele oferece imagens incríveis e em HD. O diferencial dele é que, depois de baixar as fotos que deseja, você não precisa se preocupar em colocar crédito nas imagens.

Stockvault

O Stockvault é um banco de imagens grátis muito fácil de usar. Seu acervo conta com fotos de artistas e fotógrafos.

Além disso, ele oferece várias opções de vetores, templates, texturas e backgrounds.

Com um buscador bem intuitivo, ao clicar em uma imagem, um painel aparecerá com informações detalhadas do arquivo. O problema é que a licença das fotografias não autoriza o uso comercial.

Sabemos que uma imagem de qualidade é importante para chamar a atenção de clientes para o seu negócio.

Para isso, é necessário ter atenção ao fazer a seleção das melhores imagens, ilustrações, vídeos ou vetores disponíveis, inclusive sobre as regras de uso comercial de cada uma delas.

O banco de imagens gratuito pode ser muito útil na hora de incrementar suas estratégias digitais, evitando prejuízos ao violar direitos autorais.

Nos bancos de imagens que citamos aqui você consegue baixar imagens de temas variados com alta resolução e em tamanhos diferentes. Invista agora mesmo em alguma plataforma!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados