Quando iniciamos no mercado digital um dos pontos fundamentais que lidamos dentro do marketing é justamente definir o tipo de público-alvo que precisamos atingir com nossa campanha. Entretanto, não é simplesmente escolher um ou outro para criar o seu plano estratégico sem qualquer preparação, ambos fazem parte de etapas distintas dentro de um projeto deste porte.
Com isso em mente, conheça abaixo mais sobre a persona e o público-alvo, mas principalmente como diferenciá-las de uma vez por todas. Acompanhe mais sobre o assunto para estar sempre dentro de todos os pormenores relacionados aos planejamentos do seu negócio.
Aproveite a leitura!
O que é persona?
A definição de um persona só se tornou algo viável depois de anos, já que o público-alvo era o único meio de os profissionais da área de marketing definirem quem seriam os focos de campanha.
A persona entra como uma “história” escolhendo assim um personagem que tenha todas as suas características tanto físicas como comportamentais, contando com dados demográficos, desafios, vontades e até mesmo a profissão. Isso é necessário para que se compreenda isso, já que a persona proporciona uma maior conexão com o cliente.
O que é público-alvo?
Muitos dizem que este está caindo em desuso pela falta de detalhes, no entanto, sua abrangência acaba sendo necessária para contribuir com toda a estratégia. Este nada mais é do que um conceito dentro da comunicação empresarial. Com isso, o público-alvo entra como uma parte da sociedade que os seus produtos e serviços podem vir a ser úteis. Assim focando diretamente em pessoas que precisam solucionar tais problemáticas.
Para compor um público-alvo é preciso ter como base a idade, sexo, a classe social, e até mesmo a localização. No entanto, diferentemente da persona este não considera detalhes pessoais de cada indivíduo, buscando dados de modo mais amplo.
Qual a diferença entre persona e público-alvo?
Ambos os elementos são fundamentais e estão presentes em uma rotina nos setores de marketing e vendas. Existe uma certa diferença entre a persona e o público-alvo, em geral, quem desconhece sobre pode se confundir e até pensar que são o mesmo. No entanto, como já sabe a persona segue uma linha de trabalho já exemplificada anteriormente.
Com isso, a persona tem como principal característica encontrar o tipo de cliente ideal para aquela empresa. E já o público-alvo entra como algo mais amplo e que atua como um direcionamento para a estratégia de Marketing. Ou seja, um é mais vago, no caso o público-alvo e o outro é mais profundo com relação a um estudo de caso com mais detalhes para contribuir com a sua campanha.
Gostou do conteúdo de hoje? A Agência Sense é uma empresa renomada no mercado de Marketing Digital que está há mais de 8 anos proporcionando o melhor aos clientes que buscam elevar os seus resultados. Garanta uma equipe especializada para te atender com qualidade e treinamento adequado. Consulte nossos profissionais para fazer um orçamento para a sua empresa.
Continue acompanhando nosso blog para conhecer mais sobre nossas postagens e, principalmente, sobre o mundo do Marketing!