Planejamento de marketing digital


Antes de tomar qualquer ação para a divulgação online da sua marca, produto ou serviço, é imprescindível realizar um planejamento de marketing digital.

O planejamento de marketing digital é a base de todas as ações que o time de Marketing vai realizar, pois é ele que define objetivos, metas e cronogramas.

Para você entender melhor como fazer um plano de marketing digital, preparamos este post com um passo a passo contendo os principais pontos que você deve incluir no seu planejamento.

Vamos lá?

O que é planejamento de marketing digital?

Um planejamento de marketing digital é um documento que reúne as informações mais importantes do seu negócio para direcionar todas as estratégias, como concorrentes, público-alvo, personas, ferramentas a serem utilizadas, entre outras.

Basicamente, um planejamento de marketing digital é o conjunto de ações que a empresa tomará com o objetivo de alcançar os melhores resultados em suas campanhas, além de desenvolver e solidificar uma identidade de marca para se manter competitiva no mercado.

O planejamento de marketing digital vai depender das características de cada empreendedor e empreendimento. Desta forma, a fase da pesquisa é uma das mais importantes no processo.

Uma observação a se fazer é que, num plano de marketing digital, o foco são as ações, portanto, não é necessário incluir informações sobre o ROI (Retorno sobre o Investimento).

Com um planejamento de marketing digital objetivo e direto, você reduz problemas e tem inúmeros benefícios, como:

  • Traçar metas e objetivos realistas;
  • Detalhar estratégias;
  • Criar um panorama da empresa em relação ao mercado;
  • Conhecer melhor seu público-alvo e entender como alcançá-lo;
  • Identificar vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes;
  • Obter um mapeamento e desempenho completo das ações com relatórios e avaliações;
  • Justificar investimentos financeiros;
  • Visualizar com clareza os números do funil de vendas.

Como fazer um planejamento de marketing digital?

Pesquisa

É onde tudo começa!

É aqui que você deve definir as metas, o que depois servirá de guia para pensar as ações que deverão ser tomadas. Para realizar sua pesquisa, pense nos seguintes pontos:

  • Quais são os meus objetivos? O que eu quero alcançar com essas ações de marketing?
  • Qual é o cenário do mercado?
  • Quais são minhas personas?

Planos de ação

Após a pesquisa, é hora de pensar nas ações para começar a colocar em prática o planejamento de marketing digital.

É nesse ponto que você deve esclarecer exatamente quais ações serão tomadas para alcançar os objetivos definidos na etapa do planejamento.

Para definir o plano de ação, faça as seguintes perguntas:

  • Quais canais irei utilizar?
  • Qual vai ser o formato do meu conteúdo?
  • Como irei monitorar os resultados dessas ações?
  • Qual será o cronograma para executar essas ações?

Execução

Agora é hora de executar tudo que foi planejado! Sempre mantendo em mente os objetivos, procure seguir o cronograma e criar conteúdo relevante para o seu público e, claro, de muita qualidade.

Seja criativo para cativar o seu público, criar engajamento e fazer com que a identificação com a sua marca cresça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Marketing onlineMarketing online

A velocidade com que surgem as novas tecnologias aumentou, forçando o marketing online a se modificar com frequência, para garantir novas estratégias e alcançar o consumidor digital. Pensando nisso, neste post