Plano de Marketing: o guia completo para criar o seu!


Entender o que é marketing digital e sua importância todos já sabem, mas muitas pessoas ainda têm muitas  dúvidas de como fazer um plano de marketing na prática.

No post de hoje, você vai aprender o passo a passo de como realizar um planejamento de marketing digital eficiente para fazer sua empresa chegar a outro nível, rumo ao sucesso. Vamos lá?

O que é plano de marketing?

Primeiro de tudo, é importante entender que um plano de marketing é um documento que reúne as informações mais importantes do seu negócio para direcionar todas as estratégias que serão utilizadas e melhorar os resultados de suas campanhas.

Uma observação a se fazer é que, num plano de marketing digital, o foco são as ações, portanto, não é necessário incluir informações sobre o ROI (Retorno sobre o Investimento).

Quais são as vantagens de realizar um plano de marketing?

  • Traçar metas e objetivos realistas;
  • Detalhar estratégias;
  • Criar um panorama da empresa em relação ao mercado;
  • Conhecer melhor seu público-alvo e entender como alcançá-lo;
  • Identificar vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes;
  • Obter um mapeamento e desempenho completo das ações com relatórios e avaliações;
  • Justificar investimentos financeiros;
  • Visualizar com clareza os números do funil de vendas.
  • Um plano de marketing digital é um documento que reúne as informações mais importantes para direcionar os trabalhos de todo o time de Marketing e Vendas, visando determinar e alcançar os objetivos a serem alcançados pela campanha.
  • Nele, você vai registrar seus objetivos a curto e longo prazo, seus concorrentes, ações que serão aplicadas, público-alvo e persona, ferramentas a serem utilizadas e todos os outros detalhes importantes para a execução das campanhas de marketing.

Como elaborar um plano de marketing?

Agora, acompanhe um passo a passo simples para criar um plano de marketing digital eficiente:

Defina seus objetivos

Agora é o momento de pensar nos objetivos que você quer alcançar com esse plano e estabeleça metas e prazos de curto e longo prazo. Entre estes objetivos, podemos ter, por exemplo:

  • Exposição e reconhecimento da marca;
  • Geração de Leads;
  • Vendas diretas no ambiente físico ou online;
  • Construção de um relacionamento com seus clientes;
  • Fidelização de clientes;
  • Atendimento e orientação ao cliente.

Analise a concorrência e o mercado em que sua empresa está inserida

É muito importante conhecer seus principais concorrentes, investigando os pontos negativos e positivos para fazer uma comparação com sua empresa.

Isso ajuda a entender quais são os diferenciais dos seus produtos e serviços, de forma a investir nas melhores estratégias para conquistar um número maior de clientes. Além disso, você aprende com sua concorrência, evitando seus erros.

Escolha os canais de marketing e formatos de conteúdo

Faça a escolha das plataformas mais apropriadas para cada tipo de campanha, e de acordo com o público que se pretende atingir. Você não precisa usar todos, mas aqueles com potencial para gerar mais tráfego qualificado para o seu site ou blog.

Estabeleça um cronograma

A definição de um cronograma é fundamental para fazer o acompanhamento da execução do plano de marketing digital criado.

Planeje a frequência de cada ação, qual área (ou pessoa) será responsável pela sua realização, qual o tempo que ela deve durar (ou prazo máximo para ser concluído) e os recursos necessários. Também é importante ter um calendário editorial para a publicação dos conteúdos e campanhas, isso cria uma regularidade e uma conexão com seus possíveis clientes.

Faça o monitoramento de resultados

Agora é hora de colocar tudo o que foi planejado em prática!

Porém, de nada serve um plano de marketing digital se você não analisar os resultados para entender se sua estratégia está dando certo ou não. Sendo assim, conte com ferramentas de monitoramento para realizar os ajustes e correções necessárias.

Leia também: Marketing Digital: o que é, estratégias, como fazer (2021)

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