Por que os consumidores preferem a busca orgânica?


Sabemos que as estratégias de marketing digital pagas, como os links patrocinados, são uma das ações mais investidas em empresas que querem se destacar em meio à concorrência.

Apesar de ser uma ótima tática para atrair maior visibilidade para a marca, você sabia que os consumidores preferem a busca orgânica? Pois é! No post de hoje, você vai entender o porquê disso. Acompanhe!

O que é a busca orgânica?

A busca orgânica é quando um usuário realiza uma pesquisa de um determinado termo (palavras-chave) numa ferramenta de busca e o seu conteúdo aparece com um dos resultados para esta pesquisa.

Os resultados orgânicos são as URLs que aparecem listadas, em ordem de relevância, nas ferramentas de busca, sem o uso de propagandas.

Isso significa que sua empresa não está comprando cliques, como os links patrocinados fazem, pelo contrário, ela está investindo em técnicas de otimização (SEO) e conteúdos relevantes para aparecer como uma resposta para as pesquisas dos usuários.

Para que você possa entender melhor, as técnicas de SEO fazem com que o Google reconheça a relevância e qualidade do seu site e o posicione nas primeiras páginas de resultados. Porém, para isso é necessário investir nas palavras-chave certas, título da página, tempo de carregamento, URLs amigáveis, criação de conteúdos relevantes e de qualidade para o seu público-alvo, e muito mais.

Por que os consumidores preferem a busca orgânica?

A busca orgânica representa a maior parte do tráfego de uma página, isso mostra que os usuários preferem clicar num resultado de busca orgânica do que em um anúncio.

Isso está relacionado ao fato de confiarem mais na busca natural, pois as empresas que estão bem posicionadas de forma orgânica passam mais credibilidade para o público, provando que sua visibilidade está ligada diretamente à qualidade de seus serviços e produtos. Daí a importância de investir em estratégias de busca orgânica para fortalecer a presença da sua marca online!

A publicidade ainda não é bem vista pelos usuários, afinal basta pagar ao Google para ser exibido primeiro.

É claro que os links patrocinados geram muitos resultados para empresas a curto prazo, mas a busca orgânica é ideal para atrair cada vez mais leads e convertê-los em clientes.

Por mais que para as empresas a busca orgânica não custe nada, é necessário muito trabalho de pesquisa, planejamento e criação. Porém, os links patrocinados exigem certo investimento de dinheiro, que muitas das vezes podem não trazer as conversões esperadas.

Como vimos acima, trabalhar o seu site para estar bem posicionado no ranqueamento do Google é de extrema importância para garantir a relevância da sua marca no mercado, ganhar mais credibilidade e impulsionar as vendas do seu negócio de forma expressiva.

Não perca a oportunidade de aparecer para seu potencial cliente a um custo zero! Conte com uma agência especializada para a criação de conteúdo e técnicas de SEO para que as pessoas pesquisem, encontrem, cliquem e visitem seu site para saber mais.

Leia também: Marketing Digital: o que é, estratégias, como fazer (2021)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados