Atualmente, as redes sociais consistem em uma estratégia de marketing digital fundamental para aumentar a sua visibilidade e, consequentemente, o número das suas vendas.
Mas, com tanta informação e usuários nesses canais de comunicação, é preciso fazer algo diferente para se destacar de seus concorrentes e chamar a atenção dos seus potenciais clientes.
Por isso, neste post, você vai descobrir tudo o que é necessário para aplicar o marketing nas mídias sociais e otimizar o uso das redes sociais para gerar mais resultados para o seu negócio.
Boa leitura!
Vale a pena investir nas redes sociais?
Existem diversos motivos pra você querer fazer marketing digital através das redes sociais. Veja então as principais razões para criar perfis corporativos nas principais ferramentas de mídias sociais:
Visibilidade
Como as pessoas passam grande parte do tempo nas redes sociais, não dá para ficar fora do local onde elas se encontram.
Portanto, se seu objetivo é expandir a visibilidade da sua marca, saiba que as redes sociais são canais poderosos para criar um relacionamento com os potenciais clientes e aumentar o seu alcance para a divulgação de seus produtos ou serviços.
Além disso, os algoritmos das redes sociais funcionam com base nas interações dos usuários, então, quanto mais adequado ao público o seu perfil for, mais chances de gerar compartilhamentos e outras interações sociais.
Engajamento
Gerar engajamento nas redes sociais é de extrema importância para a aquisição de novos clientes.
Isso porque hoje em dia o consumidor está muito mais exigente, ele necessita de contato constante com a marca para realmente confiar no que ela oferece. Ou seja, as redes sociais não servem somente para vendas diretas.
Clientes engajados são a melhor forma de promover uma marca nas redes sociais.
Além disso, investir nas redes sociais também é essencial para pessoas que já compraram, quando o objetivo é a retenção.
Tráfego
As redes sociais também servem como fonte de tráfego quando aliadas a outras estratégias de marketing digital, como blog posts, landing pages, produtos em e-commerce, entre outros.
Em ações de inbound marketing, por exemplo, é possível que os seguidores naveguem de um post até a página de conversão e façam um download de um e-book ou entrem em contato com a empresa.
Leia também: 10 redes sociais mais usadas do Brasil
Como fazer um plano de marketing digital nas redes sociais?
Confira abaixo um simples passo a passo de como criar uma estratégia de marketing nas redes sociais e obter os melhores resultados:
Definição dos objetivos
Tudo em marketing digital exige um planejamento prévio.
A primeira etapa do plano envolve a definição dos objetivos da sua nas diversas mídias sociais disponíveis. Basicamente as marcas possuem os seguintes objetivos principais:
- Exposição da Marca – Fazer com que a marca seja cada vez mais conhecida pelo público, criando um contato direto com o público-alvo que se deseja atingir;
- Geração de Tráfego – Uma das opções em termos de objetivos de marketing digital é gerar tráfego qualificado para o site visando aumentar a atividade do site e com isso criar mais oportunidades de conversão;
- Geração de Leads – Criação de interesse pelos produtos ou serviços da marca que possibilitem o estabelecimento de um contato inicial para apresentação de seus produtos e serviços;
- Vendas – É o objetivo final da maioria das empresas nas redes sociais e basicamente são ações que visam exclusivamente à venda de algum tipo de produto ou serviço, no ambiente online ou físico.
Criação da Persona
A Persona é uma personificação do público baseada em dados reais sobre características demográficas e comportamentais dos consumidores, bem como suas histórias pessoais, objetivos, desejos, preocupações, necessidades, motivações e desafios.
É um termo muito utilizado no Marketing e se popularizou com o Inbound Marketing, já que a Persona guia a criação de conteúdos e estratégias de Marketing Digital.
Elas são criadas para ajudar a compreender melhor quem é o cliente e do que ele precisa para oferecer as soluções mais adequadas para seu problema ou necessidade.
Assim, também é possível fazer o levantamento de informações para criar conteúdos relevantes e segmentados, com linguagem apropriada para aquele público, a fim de chegar ao cliente certo e aumentar as conversões em vendas.
Leia também: O que é Persona, como criar uma Persona e para que serve
Escolha dos canais
Você não precisa estar presente em todas as redes sociais mais populares, apenas precisa marcar presença onde seu público-alvo está.
Por isso, é necessário conhecer sua persona para entender em quais delas vale realmente a pena investir.
Criação dos canais
Ao decidir em quais canais de comunicação sua empresa estará, é hora de cuidar das configurações técnicas. Afinal, existem muitos recursos em cada rede social nas quais você irá atuar, para conseguir extrair o máximo de seu potencial. Por exemplo:
- Categorização do Canal – Algumas mídias sociais como o Facebook, por exemplo, permitem categorizar a sua página. Se isso não for levado em consideração, você pode perder boas oportunidades, principalmente nas buscas internas;
- Social Media Optimization – Sua presença nas redes sociais pode ajudá-lo a divulgar sua marca também nas páginas de respostas dos grandes buscadores como o Google, desde que você faça um bom trabalho de otimização do perfil;
- Elementos Gráficos – Os elementos gráficos de um perfil ou páginas exercem um importante papel neste processo e é importante que você planeje todo este processo desde o início.
Criação de conteúdo
O Marketing de Conteúdo tem como objetivo oferecer conteúdos de qualidade e relevância, que ajude os clientes a solucionar seus problemas.
Ajudar a sanar dúvidas, entender problemas, e resolvê-los, faz com que o público-alvo enxergue sua marca como um pilar para tudo o que ele necessita em vários momentos, ganhando autoridade e notoriedade no segmento em que está inserido.
Utilizar o marketing de conteúdo é uma das maneiras de despertar o interesse do público em sua marca, mostrando que você tem o que ele procura, a fim de garantir que eles se tornem futuros clientes.
Essa estratégia é feita através de uma aproximação natural com seu cliente, para que ele se sinta seguro na aquisição dos seus produtos ou serviços.
Mais ainda, é necessário não somente produzir conteúdo para alimentar o seu feed, como também adaptá-lo para as diversas mídias disponíveis.
Monitoramento e métricas
Ao criar uma estratégia de marketing nas redes sociais, é imprescindível definir um plano de monitoramento e análise de resultados das suas ações em social media.
Assim, você conseguirá entender o que está dando resultado positivo e as ações que devem ser ajustadas e otimizadas. Marketing Digital: o que é, estratégias, como fazer (2020)