Agência Sense Marketing digital Blog,Marketing Digital Saiba COMO AUMENTAR SUA PONTUAÇÃO PAGESPEED e tenha uma excelente performance Web!

Saiba COMO AUMENTAR SUA PONTUAÇÃO PAGESPEED e tenha uma excelente performance Web!


Você sabia que a velocidade de carregamento da sua página impacta fortemente no seu ranqueamento no Google?

Pois é! Os algoritmos do Google consideram até mesmo esse fator no momento de avaliar a qualidade e performance web do seu site.

Se você não tem um site rápido, as pessoas vão sair dele antes de você pensar em “conversões”. Mas aumentar a velocidade e o desempenho do seu site não é uma tarefa fácil.

Para isso, existe a pontuação Pagespeed, que diagnostica a velocidade de carregamento em notas de até 100%.

Ou seja, ter uma nota Pagespeed máxima significa que o seu site é super rápido e merece as melhores posições nas pesquisas orgânicas.

Neste artigo, vamos entender mais sobre como esse recurso funciona e por que você precisa usá-lo hoje mesmo. Confira!

O que é Pagespeed?

O Google Pagespeed Insights (PSI) é uma ferramenta criada pelo Google para auxiliar na verificação e otimização da velocidade de páginas e sites.

Ele mede o desempenho de uma página em dispositivos mobile e desktop, gerando sugestões para torná-la mais rápida.

Assim, o Pagespeed pode ser considerado uma ferramenta de análise que visa pontuar os sites de acordo com seu desempenho, velocidade de carregamento e visualização de páginas, experiência do usuário e compatibilidade com diferentes dispositivos conectados à internet.

Essa pontuação pagespeed é um fator altamente considerado no momento em que os mecanismos de busca fazem o ranqueamento das páginas.

A criação do Pagespeed foi feita após a realização de pesquisas que demonstraram que os internautas não esperam mais do que alguns segundos para o carregamento das páginas, e se este for muito lento ou o site for incompatível com o suporte, rapidamente o abandonam.

Em resumo, o Pagespeed serve para que melhorias sejam efetivadas nas páginas da internet a fim de otimizar sua forma e conteúdo em benefício dos usuários.

Como o Pagespeed funciona?

Agora que você já sabe o que é Pagespeed, vamos aprender como ele funciona na prática.

Se você quer testar sua página, basta acessar o site da ferramenta e colocar a URL para ser analisada.

O Google então avalia diversos pontos, como o momento em que aparece o primeiro conteúdo (seja texto ou imagem) e o tempo que a página demora até ficar totalmente interativa, e atribui uma nota de 0 a 100 de acordo com o Guia de Pontuação Lighthouse, que é uma ferramenta completa de auditoria de sites feita pelo Google.

Sendo que 100 é a melhor pontuação de velocidade que se pode receber.

Depois que o Google termina essa análise, você é redirecionado para a página de resultados, onde poderá consultar os dados para o acesso de dispositivos móveis e para desktop. Por isso, sua página terá duas notas distintas, uma mobile e uma desktop.

Ele classifica os itens por ordem de importância, diferenciado pelas cores:

  • Vermelho: são os itens de prioridade máxima, ou seja, que causam a maior parte dos problemas de desempenho.
  • Amarelo: são os itens que seriam interessantes de serem alterados, desde que você tenha conhecimento ou que não vá fazer diferença nas suas estratégias.
  • Verde: significa que aquele item está funcionando de forma adequada.

Como aumentar sua pontuação Pagespeed

Depois de entender como funciona o Pagespeed, é hora de começar a melhorar o desempenho do seu site. Para isso, veja abaixo as dicas sobre como otimizar o tempo de carregamento da sua página:

Comprima suas imagens

A principal causa de lentidão no carregamento de páginas é justamente o fato de elas possuírem imagens muito grandes.

Por isso, o ideal é usar imagens compactadas e preferencialmente nos formatos JPEG 2000, JPEG XP e WebP, que são os recomendados pelo próprio Google, ao invés de PNG ou JPEG.

Mas o bom é que para aumentar sua pontuação Pagespeed basta corrigir o tamanho delas com uma simples compressão.

Use o formato de vídeo para conteúdo animado

Evite os antigos GIFs animados, pois demoram mais tempo para carregar.

O Google recomenda substituir conteúdos animados em formato GIF por vídeos.

Use vídeos MPEG4/WebM para animações e PNG/WebP para imagens estáticas, assim você reduz a quantidade de bytes transferidos na rede.

Reduza seus códigos HTML, CSS e Javascript

Reduzir esses códigos da página nada mais é do que remover espaços desnecessários.

Por exemplo, é necessário minimizar o HTML para torná-lo mais “amigável”. Essa prática envolve a fixação do código, formatação, remoção daqueles não utilizados e encurtamento quando possível.

Com a utilização de um simples plugin para WordPress isso é feito com apenas alguns cliques sem que você tenha que entender uma linha de programação.

Evite redirecionamentos múltiplos

Evite usar redirecionamentos no seu site, ou seja, os links devem apontar para as versões atuais das páginas.

Isso atrasa o carregamento da página, pois o navegador do usuário vai ficar indo de um lugar para o outro até chegar à página final.

Quanto mais redirecionamentos, mais solicitações HTTP são feitas gerando um pior desempenho.

Otimize o cache do navegador

O cache do navegador também pode ser um grande aliado na missão de aumentar sua pontuação Pagespeed.

O cache do navegador é como uma memória onde ficam guardadas informações sobre a sua página para que o usuário não precise carregar tudo de novo.

Fazer a otimização do cache trará um significante aumento na sua velocidade, isso porque os recursos necessários para carregar a sua página demandam muito esforço sistemático.

E para isso basta usar também um plugin.

A velocidade de carregamento da página é muito importante para os resultados do seu site, como seu ranqueamento no Google.

Como vimos, o Pagespeed é uma ferramenta que mostra quanto tempo suas páginas demoram a carregar e ajuda a entender os fatores que influenciam na velocidade dela.

Além disso, ela é essencial para melhorar a velocidade e pontuação de seu site, o que aumenta as taxas de conversão e, consequentemente, o faturamento da sua empresa.

Por isso, você deve sempre se empenhar para conseguir uma alta pontuação do PSI!

E se quiser outras dicas para melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca, não deixe de conferir o blog Agência Sense Marketing Digital.

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