Saiba como melhorar SEO do seu e-commerce e gerar mais vendas


Se você tem um comércio eletrônico, provavelmente já ouviu falar em SEO para e-commerce e a importância de aplicar essas técnicas para ter uma página na web otimizada.

Apesar de os anúncios na internet trazerem um retorno mais imediato, essa estratégia de marketing digital não deve ser a única considerada na hora de atrair visitantes para seu site.

Com alguns ajustes e aplicações de estratégias de SEO, você pode fazer com que seu e-commerce apareça entre os primeiros resultados de buscadores como o Google.

A busca orgânica, ou seja, aqueles resultados que não são de anúncios nos buscadores, é capaz de gerar visitas de um público com mais interesse pelos seus produtos. Dessa forma, suas chances de vender aumentam muito mais.

Neste post, vamos trazer algumas dicas para melhorar SEO do seu e-commerce. Continue a leitura e confira!

O que é SEO?

O SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia de otimização para mecanismos de busca para obter resultados organicamente, ou seja, sem pagar por anúncios.

A otimização garante que o conteúdo de seu e-commerce apareça nas primeiras posições nas ferramentas de busca do Google, fazendo com que seu site fique bem ranqueado e ganhe maior credibilidade.

 Isso acontece em torno de palavras-chave específicas para rankear páginas de categorias e produtos mais altos nos resultados de pesquisas em buscadores.

Existem diversas técnicas que você deve aplicar para mostrar aos buscadores que o seu site pode oferecer a melhor experiência e, assim, melhorar seu ranqueamento.

Sendo assim, é fundamental investir no SEO para atrair tráfego orgânico e qualificado para seus canais no médio e longo prazo.

O SEO é uma ferramenta poderosa para fazer com que seu e-commerce receba vários visitantes, gere muitas conversões e vendas sem precisar investir muito.

Como melhor SEO do seu e-commerce

A seguir, vamos mostrar algumas dicas para implementar e melhorar SEO do seu e-commerce  para um crescimento significativo nas suas vendas. Confira!

Invista em palavras-chave

O trabalho de SEO começa com um diagnóstico de palavras-chave. Assim, é possível saber quem são seus concorrentes, o que eles estão fazendo e, principalmente, o que os consumidores estão buscando no Google.

A partir daí, você precisa adequar cada palavra-chave à sua estratégia de funil de vendas para campanhas, ou seja, você precisar ter palavras-chave únicas para o topo do funil, quando os consumidores só estão pesquisando por curiosidade, e também palavras-chave mais longas, para quando comprador já souber o que quer.

É importante ressaltar que, a aplicação das palavras-chave demanda muito estudo para desenvolver uma técnica que consiga combinar termos com alto volume de buscas e baixa competitividade.

Crie títulos únicos e intuitivos para cada página

Depois de um diagnóstico completo de palavras-chave, é hora de montar uma estratégia para espalhar as melhores palavras-chave foco nas páginas de seu e-commerce.

Para isso, é essencial que os títulos das páginas contenham as palavras-chave. O Google observa muito bem isso e entende qual é o foco de seu e-commerce.

Por isso, coloque-se no lugar do cliente e se pergunte “de que forma ele procuraria este produto?”. Tente ser o mais descritivo possível.

Pensando nisso, leve em consideração os seguintes aspectos para melhorar SEO do seu e-commerce:

  • Descreva o conteúdo da página;
  • Crie title tags únicas para cada página, ou seja, não invente de colocar dois títulos iguais para produtos diferentes;
  • Utilize títulos descritivos e curtos.

Otimize suas URLs

Para melhorar SEO do seu e-commerce também é importante inserir as palavras-chave nas URLs. Além de ajudar os resultados nos mecanismos de busca, isso também facilita a lembrança do cliente caso ele deseje voltar a acessar a mesma página.

Portanto, tenha uma URL simples e compreensível, que descreva claramente o conteúdo da página. É preciso evitar também números e símbolos e nunca repetir URLs.

Em resumo, deixe a sua URL mais curta e objetiva possível, contendo a palavra-chave, a categoria e o assunto foco.

A URL de cada conteúdo ou página é outro excelente ponto de ranqueamento do Google, que já consegue reconhecer o assunto principal que seu site aborda.

Utilize o Link Building

O link building, em sua tradução: “construir links”, é uma estratégia de SEO que visa gerar backlinks – que são links externos que apontam para o seu site.

Em resumo, o link building é uma atividade que consiste em adquirir links de outros sites, os quais direcionam para sua página na web, e criar linkagens em suas páginas direcionadas a outros sites.

Sendo assim, você precisa desenvolver uma estratégia em que páginas que tenham menos acesso sejam linkadas em uma página com maior autoridade. Desta forma, o Google entende que estas páginas também são relevantes dentro do seu site.

Quando a sua página é recomendada por outros sites, os mecanismos de busca começam a atribuir valor ao seu endereço, transformando o seu e-commerce em uma autoridade no ramo. Isso melhora a relevância e a popularidade de seu negócio.

Descrição dos produtos

Todas as páginas de produtos devem conter uma pequena descrição e as palavras-chave que você escolheu. Sempre mantendo aquele padrão de títulos e intertítulos bem estruturado.

Vale criar uma boa estratégia para aproveitar o máximo de palavras-chave em todo conteúdo de seu site para garantir muitas visitas orgânicas, como usar variações e repetições das palavras-chave.

Crie um texto original e atraente, de forma a engajar e auxiliar os clientes. Além disso, não copie descrições de outros sites concorrentes.

Use as imagens

Escolha imagens chamativas, de qualidade e que contenham a palavra-chave em sua descrição.  Isso ajuda e muito a melhorar SEO do seu e-commerce!

Quando os clientes pesquisam produtos ou serviços no Google, eles também pesquisam na aba imagens. E se suas imagens tiverem as palavras-chave buscadas, certamente elas terão maior destaque e trarão muito mais tráfego para seu e-commerce.

Preste atenção ao tamanho da imagem ao cadastrar. Imagens de tamanho grande aumentam o tempo de carregamento da sua página e impactam negativamente a experiência do usuário e, por fim, o SEO da sua loja.

Velocidade de carregamento

A velocidade de carregamento do seu site também é considerada um ponto importante para melhorar SEO do seu e-commerce.

Ele não pode ser muito pesado para que o tempo de carregamento da página seja muito demorado, prejudicando a experiência do usuário, diminuindo as visitas e conversões.

Além disso, o Google classifica os sites relevantes de acordo com sua boa navegabilidade. Uma dica é procurar deixar o visual das páginas mais agradáveis, sem muita poluição.

 Como vimos, um trabalho de SEO precisa ser constante para alcançar um bom posicionamento nas primeiras páginas do Google e ganhar a confiança dos clientes.

Melhorar o SEO do seu e-commerce requer a produção de bons conteúdos, tempo, paciência e uma equipe preparada para realizar uma boa execução.

Agora que você já sabe como posicionar sua loja no Google, comece a investir hoje mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados