Seja Resiliente: Conheça as 9 atitudes das pessoas altamente resilientes


Você sabe o que é ser resiliente e como desenvolver essa característica?

Ser resiliente é fundamental para se tornar uma pessoa mais feliz e alcançar suas metas.

É por isso que se trata de um termo muito utilizado atualmente, especialmente em ambientes organizacionais.

Mas o que é, exatamente, ser resiliente? A resiliência tem muito a ver com a capacidade de adaptação, flexibilidade e habilidade de manter-se estruturado perante a situações estressantes.

Vale ressaltar que não é impossível aprender a ser resiliente.

Sendo assim, abaixo separamos 9 atitudes e hábitos de pessoas altamente resilientes e que todos nós podemos aprender a adotar.

Acompanhe!

O que é ser resiliente?

A palavra resiliência tem sua origem no latim, e significa “voltar ao seu estado original”. Ou seja, pode ser compreendida como a habilidade de retomar seu funcionamento natural, especialmente após atravessar situações críticas ou difíceis.

Assim, o termo se refere à capacidade que as pessoas têm de se adaptar e lidar positivamente com seus problemas e superar obstáculos, sem ceder à pressão e abandonar seu estado de equilíbrio natural.

Essa característica é fundamental para pessoas que almejam crescer e progredir, pois para isso é necessário sair da zona de conforto e correr alguns riscos.

Portanto, sua capacidade de resiliência pode ser a diferença entre alcançar suas metas ou desistir no meio do caminho.

Afinal, é sobre aprender, adaptar-se e persistir, sem deixar que eventuais fracassos afetem sua autoestima e organização.

Embora algumas pessoas possam ser mais resistentes do que outras, ser resiliente não é uma característica imutável, dessas que você tem ou não, mas é uma habilidade que pode ser aprendida por qualquer pessoa.

Veja quais são as 9 atitudes de pessoas altamente resistentes:

Elas têm grande capacidade de adaptação

As pessoas resilientes são flexíveis tanto mental quanto emocionalmente.

Elas sentem-se muito confortáveis em utilizar qualidades e comportamentos aparentemente opostos. Por exemplo, esses indivíduos conseguem ser ao mesmo tempo lógicos e intuitivos, sérios e brincalhões, calmos e entusiasmados, fortes e gentis.

Elas são otimistas

Pessoas resilientes esperam que as coisas sempre terminem bem, ou seja, são dotadas de profundo otimismo.

Sendo assim, elas conseguem trazer estabilidade em situações críticas ou caóticas. Isso porque elas desenvolveram confiança na capacidade de resolver problemas.

Por isso, se você quer ser uma pessoa resiliente, conheça bem o seu potencial e confie nos seus instintos.

Elas criam emoções positivas em épocas de crise

As pessoas que são resilientes conseguem ter uma visão diferente dos problemas, tirando ótimas lições de situações negativas.

Ou seja, elas transformam infortúnios e desgraças em coisas boas e se fortalecem com a adversidade.

Por isso, procure visualizar as coisas boas que você deseja para si e para as pessoas importantes de sua vida. É claro que vão existir fatos negativos, mas foque nos eventos que fazem bem.

Trata-se de uma estratégia de contraposição de pensamentos, ou seja, reduzir o pessimismo inundando a mente de otimismo.

Elas aprendem continuamente com a experiência de vida

Outra característica de uma pessoa resiliente é que ela assimila rapidamente experiências novas ou inesperadas e agregam facilmente essas mudanças às suas vidas.

Diante das adversidades, pergunte para si mesmo: O que essa experiência me ensinou ou melhorou em minha personalidade?

 Muitas vezes, as pessoas aprendem algo sobre si mesmas e crescem quando experimentam dificuldades. Isso cria uma maior sensação de força (mesmo quando se sentem vulneráveis), maior senso de autoestima, uma espiritualidade mais desenvolvida e maior apreciação pela vida.

Por isso, mesmo quando estiver enfrentando eventos muito dolorosos, tente considerar a situação e manter uma perspectiva diferente.

Elas sabem se defender

Quando confrontadas com ataques e manobras mal-intencionadas, pessoas resilientes evitam e boqueiam essas ações, sabem respondê-las buscando também apoio, aliados e recursos adequados para o enfrentamento.

Elas têm uma autoestima sólida

A autoestima faz com que você respeite a si mesmo e aos outros, e saiba aceitar críticas sem ressentimentos, bem como elogios e cumprimentos, sem se ensoberbecer ou tornar-se arrogante. Portanto, desenvolva uma autoestima saudável!

Além disso, pessoas resilientes sabem que pensar demais em um problema pode piorar a situação ainda mais.

Por isso, elas se dão um tempo para que possam se concentrar no que importa. Elas se distraem e deixam sua mente relaxar.

Elas têm amizades e relacionamentos saudáveis

Para se tornar uma pessoa resiliente é essencial contar com o apoio social.

Isso significa ter uma pessoa de confiança com quem possa conversar sobre sua situação. Afinal, falar com amigos, familiares ou mentores diminui o impacto das adversidades e aumenta o sentimento de autoestima e autoconfiança.

Além disso, pessoas resilientes evitam pessoas tóxicas, aquelas que sugam sua energia, pois elas entendem que os melhores relacionamentos são aqueles que permitem que você cresça e seja livre.

Sendo assim, elas preferem estar sozinhas e são independentes.

Lembrando que você não precisa depender de alguém para te fazer feliz. Você precisa estar feliz consigo mesmo primeiro.

Elas são criativas e intuitivas

Por serem pessoas que analisam os problemas e dificuldades sob vários ângulos, elas descobrem várias soluções diferentes para eles, se tornando criativas e intuitivas.

Elas também procuram constantemente desenvolver a criatividade expandindo, assim, a busca de novos horizontes profissionais.

Elas melhoram a cada ano que passa

Pessoas resilientes tornam-se melhor a cada dia que se passa, com isso, elas se concentram em viver ativamente o presente, mirar para o futuro e superar crises prontamente, com um equilíbrio sem igual.

Além disso, elas estão em constante aprendizado e não repousam em suas conquistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados