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Tudo o que você precisa saber sobre métricas

Tudo o que você precisa saber sobre métricas

Acompanhar os resultados das estratégias implementadas é fundamental para entender os impactos e corrigir o que é necessário. Para isso existem as métricas, que são os números que indicam o desempenho das campanhas e quais medidas devem ser tomadas em relação ao que está dando certo ou errado. 

Em uma campanha de Marketing Digital, analisar as métricas é muito importante para levar às melhores decisões. No entanto, há vários tipos de métricas que são adequadas para diferentes tipos de estratégias, empresas etc. 

Para saber tudo sobre este assunto, continue a leitura do artigo! 

O que são e qual a importância das métricas?

As métricas são os principais indicadores do que está obtendo sucesso ou não em um planejamento de Marketing Digital. São elas que apontam os impactos positivos ou negativos, o que está funcionando dentro da estratégia, o que precisa ser alterado ou retirado etc. 

Sem as métricas, é muito mais difícil definir os próximos passos e estabelecer as mudanças necessárias na campanha. Por isso, fazer o acompanhamento das que fazem sentido para o seu negócio é essencial para a tomada de decisões. 

De forma geral, as métricas são medidas quantificáveis dos resultados obtidos em um determinado período de campanha no ar. Elas são usadas para identificar tendências, melhorias, avanços e permitir a comparação de resultados. Dessa forma, estar atento é indispensável para entender mais sobre o próprio projeto.

Alguns dos objetivos mais importantes do acompanhamento das métricas são:

  • visualização de novas oportunidades;
  • entendimento das necessidades, preferências e comportamento do público;
  • identificação de fragilidades;
  • aperfeiçoamento das estratégias.

Existem vários tipos de métricas, sendo que algumas delas podem ou não ser relevantes para determinados segmentos. Nas redes sociais, por exemplo, números de curtidas, seguidores e comentários são considerados métricas que indicam o alcance e a interação com as publicações. Para determinar quais métricas devem ser acompanhadas, é preciso ter um plano e identificar o que pode ser medido de acordo com as necessidades e metas. 

Quais são os principais tipos de métricas?

Antes de identificar quais são as métricas necessárias para o seu negócio, é preciso conhecê-las. Confira abaixo:

Métricas de atração

O primeiro objetivo sempre é atrair o cliente utilizando estratégias que chamem a sua atenção, para assim iniciar o possível relacionamento e chegar à venda. Para saber se essas estratégias são efetivas, deve-se observar as métricas de atração, que são números de visitas, visitantes recorrentes, origem do tráfego, compartilhamento de conteúdo etc. 

Métricas de conversão

Aqui, outros critérios são avaliados, referentes ao comportamento do cliente durante a navegação no site. Com essas métricas, é possível identificar possíveis otimizações e mudanças dentro do site. São elas a taxa de rejeição, que aponta quantas pessoas chegaram à página e não executaram nenhum tipo de interação; total de conversões, que indica o número de leads (download e cadastro, por exemplo), taxa de cliques e outros. 

Métricas de receita

É essencial fazer um balanço do investimento e do retorno obtido, e para isso servem as métricas de receita. As principais são o CAC (custo de aquisição por cliente), o ROI (retorno sobre o investimento) e o LTV (lifetime value, ou seja, quanto a empresa pode ganhar pelo tempo em que o cliente permanecer em atividade). 

O entendimento das métricas é fundamental para tornar a empresa mais efetiva e competitiva no mercado, seja ele qual for. Tendo isso como base dos planejamentos, a tomada de decisões estratégicas é mais prática e os resultados, melhores. 

A Agência Sense é especialista em Marketing Digital e tem o que sua empresa precisa para deslanchar. Aqui, você encontra uma equipe com experiência e competência para cuidar do seu projeto! 

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