Tudo sobre marketing digital


O marketing digital é um assunto extremamente abrangente.

É um segmento que está em alta e não para de crescer, pois está transformando completamente a relação entre marcas e pessoas.

Hoje, grande parte das interações entre consumidor e empresa é realizada através da internet. Dessa forma, o marketing digital acaba sendo um passo essencial na sua estratégia de aquisição e fidelização de clientes.

Se você quer aprender tudo sobre marketing digital, você está no post certo!

O que é marketing digital?

O marketing digital basicamente é um conjunto de ações e técnicas realizadas com o objetivo de destacar uma empresa, marca, produto ou serviço na internet.

Qualquer negócio, independente do orçamento disponível, pode começar a aplicar as estratégias agora mesmo, sejam pessoas, empresas, instituições de ensino, ONGs, associações, lojas, clínicas, igrejas e quem mais você puder imaginar.

Para isso, são utilizados diversos canais digitais como, por exemplo, blogs, sites, e-mail, redes sociais, buscadores e outros.

Desta maneira, ficou muito mais fácil encontrar e conquistar o seu público-alvo, porque independente do segmento em que seu consumidor está presente, sem dúvida ele estará online também. 

O marketing digital se transformou na principal maneira de fazer marketing e alcançar o público nos dias de hoje. Isso porque a internet trouxe para o consumidor diversas opções de compra.

Se antes tínhamos que sair de loja em loja pesquisando preços e com poucas opções de concorrência, agora o cenário é completamente diferente.

Por que devo investir no marketing digital?

Com um plano de marketing digital objetivo e direto, você reduz problemas e tem inúmeros benefícios, como:

  • Traçar metas e objetivos realistas;
  • Detalhar estratégias;
  • Criar um panorama da empresa em relação ao mercado;
  • Conhecer melhor seu público-alvo e entender como alcançá-lo;
  • Ter maior interatividade com a audiência;
  • Melhor segmentação do público;
  • Identificar vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes;
  • Obter um mapeamento e desempenho completo das ações com relatórios e avaliações;
  • Justificar investimentos financeiros;
  • Economia de custos;
  • Visualizar com clareza os números do funil de vendas.

Principais estratégias de marketing digital

Existem diversas estratégias de marketing digital. Pensando nisso, separamos as estratégias mais utilizadas do mercado. Conheça:

Inbound Marketing

No inbound marketing, a estratégia tem como base a criação e compartilhamento de um conteúdo que seja relevante para atrair as pessoas, despertando o interesse do público nos produtos e serviços da marca.

Desta forma, as empresas procuram entender as necessidades e desejos de seus clientes em potencial para oferecer as soluções mais assertivas, criando um canal de comunicação e um relacionamento de confiança com o público.

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo tem como objetivo oferecer conteúdos de qualidade e relevância, que ajude os clientes a solucionar seus problemas. É uma das maneiras de despertar o interesse do público em sua marca, mostrando que você tem o que ele procura, a fim de garantir que eles se tornem futuros clientes.

SEO/Busca Orgânica

O SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia de otimização para mecanismos de busca para obter resultados organicamente, ou seja, sem pagar por anúncios.

Links patrocinados

A mídia paga é uma modalidade de estratégia de marketing digital que busca promover conteúdos por meio de anúncios.

Sua grande vantagem é que ela possui a possibilidade de segmentar o perfil do público que será atingido pelos anúncios.

As plataformas mais conhecidas são o Google Adwords, Facebook Ads (que também contempla anúncios no Instagram) e Linkedin Ads.

Quer aprender mais? Leia: Marketing Digital: o que é, estratégias, como fazer (2020)

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