Tudo sobre marketing


Segundo Philip Kotler, o marketing é a ciência e arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um público-alvo com geração de lucro.

Então podemos dizer que a finalidade do marketing é criar valor e chamar a atenção do cliente, gerando relacionamentos lucrativos para ambas as partes.

Você já ficou se perguntando como algumas empresas conseguem atrair tantos clientes? O que elas fazem para se destacar no mercado?

O segredo do sucesso certamente passa pelo marketing.

É por isso que neste post você vai entender tudo sobre o marketing. Acompanhe!

O que é marketing?

Podemos definir o marketing como um conjunto de estratégias que têm por finalidade criar valor de um produto ou uma marca para o seu público-alvo.

Marketing vem da palavra em inglês market, que significa mercado. Portanto é possível afirmar que Marketing é um estudo do mercado, que orienta as relações de troca de produtos, serviços ou ideias.

Portanto, esse conjunto de ações visa gerar visibilidade e promover o crescimento das vendas e a satisfação dos consumidores de forma conjunta.

Como já deu para perceber, isso tudo acaba se refletindo nas vendas, mas não apenas nelas.

Marketing está também relacionado à reputação de uma empresa, à sua credibilidade no mercado e à autoridade que possui sobre aquilo que se propõe a fazer.

É um processo através do qual seu público é atingido para que seja instigado a fazer uma escolha, ainda que não naquele momento.

Vale ressaltar que isso vai desde suas campanhas publicitárias, do atendimento que eles recebem até o que ouvem sobre o seu negócio em canais diversos, sejam online ou offline.

Os 4Ps do Marketing de Philip Kotler

Uma das estratégias mais conhecidas da área para alcançar bons resultados no mercado é o estudo dos 4Ps: Preço, Praça, Produto e Promoção.

O conceito é amplamente aceito como estratégia de sucesso, tendo sido proposto pelo americano considerado o pai do marketing, Philip Kotler. Confira!

Produto

O produto se trata de um bem tangível ou um serviço intangível, que consegue satisfazer uma necessidade ou demanda específica do cliente.

É preciso conhecer a fundo as necessidades do consumidor para desenvolver um produto ou serviço que satisfaça seus desejos e se destaque entre os concorrentes.

Ou seja, definir sua personas é um passo importante nesse momento.

Preço

Esse P está relacionado com o valor real que o cliente final deve pagar pelo produto ou serviço.

Também está mais intimamente ligado ao valor agregado do que com o seu custo real.

O preço precisa ser atraente ao consumidor, respeitar os parâmetros da concorrência e, ao mesmo tempo, garantir receita suficiente para quem fornece o produto ou presta aquele serviço.

Promoção

O P da promoção abrange todas as estratégias e táticas de comunicação definidas pela equipe de marketing.

São as estratégias de divulgação de um produto ou serviço. Por isso, inclui elementos como: publicidade, relações públicas, marketing de redes sociais, email marketing, marketing de mecanismos de busca, marketing de vídeo e muito mais.

O planejamento de marketing precisa definir as campanhas, a periodicidade, as ferramentas e os meios de comunicação adequados para atingir o público-alvo.

Praça

Por fim, o P de praça está relacionado com a forma como o produto será fornecido ao cliente, ou seja, como ele será distribuído.

O consumidor precisa ter fácil acesso ao produto ou serviço. Além disso, a logística da distribuição deve ser eficiente para garantir essa entrega de forma rápida, segura e com o menor custo possível.

Leia também: Marketing Digital: o que é, estratégias, como fazer (2020)

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