Varejo Digital: Como migrar da loja física para a loja virtual?


Com as inúmeras vantagens que o marketing digital oferece, talvez seja a hora de migrar sua loja física para uma loja online.
É uma mudança desafiadora que envolve um bom planejamento, mas vale a pena. Afinal, é um modelo de negócio que proporciona mais comodidade, disponibilidade, redução de custos e mais facilidades.
Ao optar pela migração, você precisa estar atento a alguns passos importantes, e é isso que você vai conferir no post de hoje. Boa leitura!

Tenha um site organizado e atraente

Para começar a vender online, você precisa ter um catálogo de produtos bem organizado, com informações ricas e detalhadas sobre os produtos, além de imagens de alta qualidade para chamar a atenção dos clientes.
Portanto, invista em uma loja bonita e atraente, responsiva e com recursos visuais e ferramentas para facilitar a experiência de compra do usuário. No começo, também é interessante apostar em anúncios para aumentar a visibilidade do seu negócio e ter resultados imediatos.

Escolha bons parceiros de logística

Ao falar em e-commerce, um dos pontos que mais gera preocupação é a logística. Afinal, os processos precisam ser realizados com excelência, sem erros ou atrasos no recebimento do pedido, separação, embalagem, expedição e entrega ao cliente.
Portanto, você pode contratar uma empresa especializada ou pode criar operações internas. Porém, se escolher essa última opção, também será preciso contar com um operador logístico para realizar as entregas.
Recomendamos avaliar as empresas para tal atividade e dar preferência para aquelas com o maior poder de atuação em diferentes regiões do país, além do profissionalismo e responsabilidade.

Atendimento de qualidade

Ao migrar sua loja física para um e-commerce, tenha em mente de que você precisará ter um atendimento impecável. Por exemplo: explicar todos os detalhes referentes aos produtos que você estará oferecendo, elaborar mensagens de e-mail para que os clientes acompanhem seus pedidos e tenha um local para se comunicar.
Para um atendimento de qualidade, entra a questão da agilidade no processo de compra, ou seja, você precisa proporcionar uma experiência rápida e assertiva, evitando que os clientes fiquem sem informações sobre seus produtos.

Otimize a gestão de estoque


Ter uma gestão eficiente do estoque do seu e-commerce é fundamental, principalmente porque existem diferentes tipos de estoque, o físico único, descentralizado, compartilhado, consignado e terceirizado. Você precisa apostar no tipo de estoque que tem mais a ver com o seu tipo de negócio.
Além disso, é importante não se esquecer de que seu estoque precisa de um espaço físico adequado, com uma boa localização e espaço, que acomode a demanda da sua empresa. Para isso, analise o histórico de compra e faça um cálculo para tentar entender as estratégias que serão adotadas nessa gestão.
Uma dica aqui é investir em sistemas automatizados, inclusive existem várias plataformas de e-commerce que já fazem esse controle, mantendo a organização de toda a operação no mesmo ambiente virtual.

Pontos principais na migração da sua loja física para loja virtual

Separamos a seguir alguns pontos que você deve levar em consideração e colocar no seu planejamento antes de realizar a migração:

  • Estude o mercado que corresponde ao seu nicho;
  • Conheça quem são os seus concorrentes e analise como eles trabalham e se comportam;
  • Conheça quem é o seu público-alvo e crie personas para entender quais são as suas possibilidades de atuação;
  • Elabore um plano de negócios para entender quais são as especificidades da sua loja virtual para evitar problemas futuros;
  • Invista em estratégias de marketing e vendas para que você possa aumentar a visibilidade da sua marca no mercado e atrair mais clientes;
  • Trabalhe em conjunto com as estratégias de SEO para posicionar o site nas primeiras páginas dos mecanismos de busca, como o Google;

Concluindo, ao seguir as dicas acima, com certeza sua migração acontecerá de forma eficiente e bem planejada, evitando erros. O importante é que depois da mudança, você terá a possibilidade de aumentar as suas vendas e lucros, tendo a possibilidade de usar recursos e estratégias de marketing que farão toda a diferença nos seus resultados.

Leia também: Marketing Digital: o que é, estratégias, como fazer (2021)

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