Século XXI: a era do Marketing Digital

Século XXI: a era do Marketing Digital

O século XXI ficou marcado com a era digital, principalmente devido o advento da internet e sua massificação com o tempo.  Atualmente, o segredo do sucesso das grandes empresas é explorar esta ferramenta em prol dos seus negócios, afinal, a internet é utilizada por cerca de 120 milhões de brasileiros, tornando-se, assim, uma importante área a ser explorada. Neste cenário, o Marketing Digital surgiu para revolucionar o mercado da internet para sempre.

O Marketing Digital parecia, a principio, algo inimaginável. Conforme o número de pessoas utilizando a internet foi crescendo, cada vez mais empresas enxergaram uma oportunidade. Logo, onde há um alto número de pessoas (usuários), há potenciais consumidores.

Atualmente, uma empresa que não invista em Marketing Digital é facilmente deixada para trás pela concorrência em um mercado cada vez mais competitivo. Caso você não seja um diferencial no seu segmento, suas chances de sucesso são menores. Dentro do mercado digital, hoje, temos uma certeza: há potenciais clientes na internet, resta sua empresa estar ao alcance deles.

O Google surge, então, como uma importante aliada para as empresas que buscam investir no Marketing Digital, sobretudo por ser o site mais acessado do mundo. Ou seja, não há vitrine melhor para expor sua empresa e sua marca.

Marketing Digital e Google

O Marketing Digital gira exatamente em torno do Google, maior mecanismo de busca do mundo, utilizando-o como ferramenta importante para o aumento da visibilidade e dos lucros.

O Marketing Digital engloba diversos serviços.  Vai desde o Marketing de Busca para a Internet e Marketing de Conteúdo até o Link Patrocinado.  Caso você não conheça algum deles, fique tranquilo, pois explicaremos cada um deles, ressaltando a importância destes serviços para sua empresa e o sucesso do seu negócio.

SEO

O SEO, ou Otimização para Mecanismos de Busca, é conhecido por ser um dos serviços digitais precursores do Marketing Digital. O objetivo deste tipo de trabalho é colocar o site da sua empresa nas primeiras páginas do Google, utilizando a busca orgânica como mecanismo de posicionamento.

Século XXI: a era do Marketing Digital

Otimização para Mecanismos de Busca (SEO) funciona à base de palavras-chave relacionadas à área de atuação da sua empresa. Serão criados textos em cima destas mesmas palavras, que após um intensivo trabalho de posicionamento, colocarão seu site no local mais disputado da internet.

É importante para toda e qualquer empresa que almeje o sucesso investir em ferramentas que deem mais visibilidade e que passem mais credibilidade. Esta credibilidade, aliada à visibilidade, aumenta consideravelmente as chances de conversão. Ou seja, transformar aquele usuário em um cliente de fato.

Marketing de Conteúdo

O objetivo deste tipo de serviço é apostar em um conteúdo de qualidade para melhorar a relação entre empresa/consumidor.

O Marketing de Conteúdo utiliza quatro pilares fundamentais para maximizar seu negócio: atrair, converter, vender e fidelizar.

Século XXI: a era do Marketing Digital

O crescimento do Marketing de Conteúdo se deve aos resultados positivos obtidos através deste serviço. Ainda não entendeu como funciona? Vamos contextualizar, então. Imagine que sua empresa trabalhe com reformas. Suponhamos que alguém vá procurar no Google dicas sobre reforma e cai no site da sua empresa. Ele lerá o conteúdo informativo e sentirá mais à vontade para negociar com sua empresa. É um trabalho de conversão, direcionando um conteúdo qualificado à sua marca.

Utilizar o SEO em conjunto com o Marketing de Conteúdo é o cenário ideal.  Por quê? Simples, um auxilia o outro, aumentando suas chances de sucesso dentro do mercado digital, que é cada vez mais disputado. 

Link Patrocinado

Esta opção se tornou uma ferramenta igualmente importante para empresas pequenas e grandes. Imagine aparecer com o principal serviço que sua empresa na primeira página do Google da noite para o dia?  Para empresas que estão começando ou que estejam consolidadas no mercado, é uma opção válida.

Empresas menores buscam visibilidade, um alcance maior de público, com o objetivo de ter a oportunidade de oferecer seu respectivo produto ou serviço. Muitos negócios não alcançam o sucesso pela falta de visibilidade, logo, o link patrocinado é extremamente importante para mudar este cenário.

A concorrência é outro fator que deve ser levado em consideração na hora de aderir ao link patrocinado. Para uma empresa pequena, estar na primeira página do Google, à frente de grandes marcas do segmento, é importante, pois passa mais confiança aos usurários. Vamos a um exemplo simples:

Neste exemplo, empresas menores conseguem estar à frente de uma multinacional varejista conhecida no mundo todo, o Walmart. Isto representa MUITO quando falamos em visibilidade e credibilidade.

Já empresas maiores veem no link patrocinado uma oportunidade para reforçar sua marca no mercado, consolidando-a junto ao público. É vital este trabalho de reforço, pois é ele que mantém sua empresa no topo, entre as maiores.

Vantagens do Link Patrocinado

A principal vantagem do Link Patrocinado é que você paga somente por resultados. Isto é, se não há cliques, não há gastos. Em suma, significa um retorno mais garantindo para sua empresa. Sobretudo pela alta taxa de conversão que este tipo de serviço oferece.

Outro benefício que o Link Patrocinado oferece é que não há valores mínimos para investimento. Você começa sua campanha no Google Adwords de acordo com sua demanda, ratificando, assim, o excelente custo-benefício que este tipo de serviço oferece.

O Google Adwords, através do Link Patrocinado, consegue identificar as palavras mais rentáveis do seu segmento, através do índice ROI (Retorno Sobre Investimento), de modo a garantir um investimento ainda mais seguro e confiável.  Ao final da campanha no Google Adwords, há um refinamento do trabalho, que visa à melhora nos resultados. De modo geral, o Link Patrocinado é uma excelente pedida para toda e qualquer empresa que deseje o sucesso no âmbito empresarial.

Criação de Site

Um site moderno pode fazer toda a diferença

Não adianta utilizar todas as ferramentas citadas acima se o site da sua empresa não for bonito, chamativo e bem elaborado. Os usuários buscam negociar com marcas que possuem sites mais funcionais.  Que tornem a experiência ao navegar a mais tranquila e agradável possível.

A porta de entrada virtual do seu negócio é o site da sua empresa. Portanto, é crucial possuir um website moderno, sobretudo para converter o usurário em cliente. Todos os serviços mencionados funcionam com mais perfeição caso seu site seja bem construído (HTML5, CCS3), responsivo (adaptado a smarphones e tablets) e leve. Então, busque atualizar o site da sua empresa, a fim de conseguir novos clientes.

Não fique para trás no mercado, escolha um Agência de Marketing Digital, como a própria Sense, e seja uma referência no mercado. Os resultados com certeza serão gratificantes e satisfatórios. Está é sua grande chance de subir de patamar.

Conteúdo desenvolvido pela equipe da Agência Sense
Comentários

Gustavo Azeituno

Redator, jornalista, 24, fã de Senhor dos Anéis e Star Wars; blogueiro e goleiro aos domingos

Um comentário em “Século XXI: a era do Marketing Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Agência Sense - Todos os direitos reservados
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial