4 Dicas para fazer publicidade na internet

Dicas para fazer publicidade na internet

Saiba quais serviços sua empresa deve adotar ao fazer publicidade na internet

Desde o advento e popularização da internet, a publicidade na internet ganhou espaço quando falamos em marketing.

publicidade na internetIsso acontece devido às vantagens que a publicidade na internet oferece, sobretudo para as empresas que buscam crescer no competitivo mercado empresarial.

A publicidade na internet surgiu como uma forma alternativa de divulgação do trabalho e da marca das empresas.

No Brasil, mais da metade da população (cerca de 140 milhões de pessoas) está conectada à internet. Logo, baseando-se nessa informação, é simples entender o motivo para começar a investir em publicidade na internet.

Se há milhares de pessoas na internet; há, também, pessoas interessadas no que sua empresa tem a oferecer. Resta apenas estar visível para esse público.

E qual a melhor forma da minha empresa estar visível para o público da internet?

A resposta está na publicidade na internet.

Existem diversos serviços que têm como objetivo colocar sua marca em evidência na internet. Resta saber quais deles se adequam melhor à sua realidade.

Como funciona a publicidade na internet

publicidade na internetA publicidade na internet é uma forma de expor sua marca e trabalho para o público conectado à internet, seja em um computador, smartphone ou tablet.

Uma vez que sua empresa começa a investir em publicidade online, abre-se uma nova perspectiva. Afinal, o mercado digital tem crescido sistematicamente.

Ou seja, empresas que não investem no mercado digital ficam para trás no mercado, além de perderem uma excelente oportunidade de crescimento profissional.

Todo o trabalho de publicidade na internet só funciona caso sua empresa tenha um site. (Se você ainda não possui um site para investir em publicidade na internet, leia nosso artigo sobre como criar um site e sobre por que fazer uma loja virtual)

Como investir em publicidade na internet

Existem no mercado, atualmente, diversos serviços voltados à publicidade na internet. Cabe às empresas identificarem suas necessidades para, assim, escolher a melhor estratégia de divulgação.

Você quer aumentar o tráfego? Você quer aumentar o número de leads? Ou você quer vender de fato?

Há diversas abordagens dentro da publicidade na internet. Por isso, é importante escolher o serviço que melhor se adéque ao que você precisa no momento.

No mercado, atualmente, existem quatro principais serviços de publicidade na internet, são eles:

  • SEO;
  • Marketing de Conteúdo;
  • Link Patrocinado;
  • Facebook Ads.

Fique tranquilo, pois explicaremos cada um deles, para que você possa entender suas vantagens e como cada um deles pode ajudar o seu negócio a melhorar os resultados.

1) SEO (Marketing de busca pela internet)

O SEO tem como principal objetivo otimizar o site das empresas para os mecanismo de busca, sobretudo o Google, maior do Brasil.

Uma vez que seu site é otimizado, a marca e o trabalho das empresas estarão em lugar de destaque na internet: as primeiras páginas do maior mecanismo de busca do mundo.

Mas por que o Google?

Os principais serviços de publicidade na internet passam diretamente pelo Google. Isso acontece pelos benefícios que o maior mecanismo de busca do mundo oferece.

Atualmente, estima-se que mais de 100 bilhões de buscas são feitas mensalmente no Google. Isto é, há um fluxo enorme de pesquisas, de pessoas procurando por algo.

É justamente nesse momento que entra a publicidade na internet pelo SEO.

Imagine uma pessoa procurando por algum produto ou serviço no Google e dar de cara com sua empresa? Interessante, não é mesmo.

Mais sobre o SEO

O SEO utiliza palavras-chaves relacionadas à área de atuação das empresas. Em cima delas conteúdos específicos serão criados, seguindo métricas do Google para que o posicionamento das palavras na busca orgânica ocorra de forma mais eficiente.

É importante ressaltar que os resultados do SEO começam a aparecer de forma gradativa, a médio/longo prazo.

Outro ponto importante da otimização para os mecanismos de busca é que as palavras-chave posicionadas no Google ficam em destaque no Google 24 horas por dias, sem pagar por cliques.

2) Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é um serviço que tem como principal objetivo gerar valor à marca, de modo melhorar os resultados obtidos pela internet.

Como o marketing de conteúdo pode melhorar meus resultados apenas gerando valor à minha empresa?

publicidade na internetA resposta dessa pergunta está no conteúdo relevante, de qualidade e informativo.

As pessoas sentem-se mais confortáveis para negociar com empresas que apresentem conteúdo de qualidade. Nada de textos e artigos voltados ao marketing da sua empresa.

A ideia do marketing de conteúdo é criar uma relação espontânea e natural entre visitante/lead/cliente e sua empresa.

Com o marketing de conteúdo, existe maior confiança e segurança das pessoas para negociar eventualmente com empresas que apresentam soluções, dicas e informações relevantes.

Como funciona o Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo funciona através de publicações de artigos periódicos. Esse conteúdo produzido é postado em um blog feito especificamente para sua empresa.

Conforme os artigos são postados, os resultados começam a aparecer.

Assim como o SEO, o marketing de conteúdo é uma forma de publicidade na internet com resultados a médio prazo. Porém, o aumento na credibilidade e confiança é imediato.

Outra semelhança com o SEO é que o Marketing de conteúdo também ajuda a otimizar o site das empresas para os mecanismos de buscas.

Ou seja, além de criar conteúdo relevante, de qualidade e útil, o marketing de conteúdo também posiciona a sua empresa no Google.

Não à toa, o marketing de conteúdo é um serviço utilizado por empresas de todos os portes e segmentos.

3 ) Link Patrocinado

O Link patrocinado (ou Google Adwords)  é o serviço de publicidade na internet em que os resultados aparecem com mais rapidez.

Isso acontece devido ao fato do link patrocinado funcionar no formato de anúncios pagos nas primeiras páginas do Google.

Assim como o SEO, o link patrocinado funciona à base de palavras-chaves relacionadas ao segmento da sua empresa.

O valor de investimento é variável. Ou seja, você pode investir o quanto couber no orçamento, sem loucuras. E ainda sim os resultados são ótimos.

publicidade na internet

4) Facebook Ads

O Facebook Ads é outra alternativa interessante para quem deseja investir em publicidade online.

O principal diferencial do Facebook Ads é poder expor sua marca para um público voltado à área de atuação da sua empresa. Ou seja, segmenta o alcance da publicidade para pessoas que estejam mais de acordo com o perfil da sua empresa.

Publicidade na internetPor exemplo: se você possui uma empresa que atua com instalações e reformas elétricas, jovens não são seu público-alvo, certo?

Por isso o Facebook Ads é tão importante quanto falamos de publicidade na internet.

Imagine expor sua empresa somente para pessoas que possuem tendência a se interessar pelo que o seu negócio tem a oferecer. Interessante, não é mesmo.

O Facebook utiliza métricas específicas para que haja um filtro melhor no momento em que for direcionar um anúncio para o público tido como ideal pela sua empresa.

Você pode impulsionar no Facebook Ads uma publicação de acordo com a faixa-etária, gênero,  interesse e região.

Não à toa, cada vez mais empresas encontram no Facebook Ads uma valiosa aliada quando falamos de publicidade online.

Invista em Publicidade na internet

Agora que você conhece mais sobre como funciona a publicidade na internet, está pronto para colher os benefícios que ela oferece para as empresas.

Se você optou pelo SEO, marketing de conteúdo, link patrocinado, ou até mesmo os três, saiba que os resultados aparecerão e seu negócio estará visível para o público conectado à internet.

Aproveite e leia nosso artigo sobre marketing empresarial.

 

 

Comentários

Gustavo Azeituno

Redator, jornalista, 24, fã de Senhor dos Anéis e Star Wars; blogueiro e goleiro aos domingos

Um comentário em “4 Dicas para fazer publicidade na internet

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