10 redes sociais mais usadas do Brasil


Sabemos o quanto as redes sociais são populares no Brasil. As redes sociais tem o poder de aproximar as pessoas, independente da distância.

Além disso, elas são ferramentas fundamentais dentro de uma estratégia digital para atingir seu público-alvo, humanizar sua marca e aumentar a geração de leads para sua empresa.

Neste artigo, listamos quais são as redes sociais mais utilizadas no Brasil. Além de conhecê-las, mostraremos que tipo de público está em cada uma. Vamos lá?

Facebook

O Facebook é uma das redes sociais mais populares do planeta, são cerca de 2 bilhões de usuário no mundo. No Brasil, são cerca de 129 milhões de usuários, o terceiro país que mais utiliza a rede social, atrás somente da Índia e Estados Unidos.

O Facebook é uma rede social que está sempre inovando, o que chama a atenção de muitos usuários.

Além disso, é versátil e abrangente, reunindo muitas funcionalidades no mesmo lugar, servindo tanto para gerar negócios quanto para conhecer pessoas, ficar por dentro das informações e relacionar-se com os amigos e família.

É uma rede social que oferece um enorme potencial de visibilidade, o que é fundamental na hora de investir em inbound marketing e outras estratégias de divulgação.

YouTube

O YouTube é uma plataforma de vídeo, mas ele também é uma das redes sociais mais usadas por permitir a interação através de comentários e o acompanhamento de canais.

Atualmente, o YouTube é usado para assistir programas, ver jogos, acompanhar youtubers, escutar músicas, fazer marketing, entre outros.

O conteúdo em vídeo teve um grande crescimento nos últimos anos, o que impactou diretamente na popularidade do YouTube.

Sendo assim, o YouTube é uma das redes sociais que pode ser usada para divulgar marcas, serviços e produtos devido aos melhores índices de compartilhamento.

Além disso, ele também é conhecido como o segundo maior mecanismo de busca, atrás somente do próprio Google.

Instagram

O Instagram é uma das redes sociais que possui o maior nível de engajamento e interação, o que chama bastante atenção de anunciantes.

Assim como o Facebook, ele se adaptou ao longo dos anos, se tornando uma ferramenta eficiente para divulgação de serviços e conteúdos informativos de forma visual.

É uma rede social que permite a publicação de fotos e vídeos de forma rápida e em diferentes formatos. Os Stories, filtros, gifs e IGVT são alguns dos recursos do Instagram cada vez mais utilizados que ajudam a humanizar as marcas e atrair mais clientes.

WhatsApp

O aplicativo WhatsApp é a rede social de mensagens instantâneas mais popular entre os brasileiros. Praticamente todas as pessoas que têm um smartphone também tem o app instalado.

Ele já não é usado mais apenas para conversar com amigos e parentes, mas para divulgação de serviços ou produtos e ter uma comunicação direta com os clientes, como é o caso do WhatsApp Business, que é uma conta comercial.

O WhatsApp com certeza mudou a forma como nos comunicamos. Você pode se comunicar por mensagens de voz, texto, imagens, chamadas de vídeo, status do perfil, stories, figuras, entre outros recursos.

Messenger

O Messenger era uma ferramenta de mensagens instantâneas e funcionava como uma funcionalidade do Facebook.

Mas hoje é separado da plataforma, o que torna obrigatório o download do app Messenger no smartphone separadamente, o que ajudou a ter mais sucesso como uma das redes sociais mais usadas.

Além de ser um aplicativo de mensagens, o Messenger também tem uma função Stories exclusiva. Para empresas, possui alguns recursos interessantes, como chatbots, respostas inteligentes, anúncios, envio de newsletters e muito mais.

É uma ferramenta que tem recursos fundamentais para que as empresas desenvolvam um relacionamento e contato direto com potenciais clientes, o que agiliza e humaniza o atendimento, potencializando os melhores resultados.

 Twitter

O Twitter é um microblog que atingiu seu auge em 2009, mas continua sendo uma boa forma de se informar sobre assuntos do momento. 

O que torna o Twitter diferente das outras redes sociais mais usadas é o forte consumo de notícias em tempo real, assim como o limite de apenas 280 caracteres em um tweet. 

Sendo assim, o Twitter é uma poderosa fonte para a geração de Leads para o seu negócio.

Muitas empresas conseguem criar um canal de relacionamento direto com seus clientes seguidores pela rede, aumentando o alcance da marca e garantindo a divulgação de forma instantânea.

LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede social para profissionais do mundo. É uma rede social corporativa com o foco mais sério, tendo várias funcionalidades, como a possibilidade de procurar vagas na plataforma, recrutamento de candidatos, troca de experiências profissionais, entre outros.

A diferença de outras redes é que o objetivo são contatos profissionais, ou seja, no lugar de amigos, temos conexões, e em vez de páginas, temos companhias.

Outro grande diferencial são as comunidades, que reúnem interessados em algum tema, profissão ou mercado específicos.

Invista no LinkedIn para estabelecer contatos estratégicos e garantir seu networking.

Pinterest

O Pinterest é uma rede social de fotos usada para usuários encontrarem novas referências, como se fosse um “mural de referências”.

Você consegue criar pastas e guardar suas inspirações, além de fazer upload de imagens e colocar links para URLs externas.

Seu maior público é feminino e os temas mais populares são moda, maquiagem, casamento, gastronomia, arquitetura, viagem e design, decoração, entre outros.

Se você tem um negócio voltado para o visual, vale a pena investir nessa rede social, pois o engajamento é o principal foco.

Assim, você pode criar pins patrocinados que aparecem com mais relevância no feed dos usuários, ganhando destaque para gerar mais vendas.

Skype

O Skype é uma ferramenta de mídia social, usada tanto para entretenimento e contato social quanto para a comunicação dentro das empresas, como reuniões e troca de informações entre funcionários.

É uma rede social que possibilita chamadas de vídeo e voz, gravar chamadas e enviar mensagens e arquivos de forma gratuita.

Porém, o usuário também pode contratar mais opções de uso de forma pré-paga ou por meio de uma assinatura.

Snapchat

O Snapchat teve uma grande queda após a criação dos stories no Instagram, mas ainda é muito usado por jovens.

Desta forma, empresas que possuem um público mais jovem têm utilizado a plataforma para criar uma forma de relacionamento com potenciais clientes, ou seja, é uma alternativa para sua estratégia de marketing.

O Snapchat já é uma rede social bastante conhecida, concentrada em compartilhamento de fotos e vídeos (chamados snaps), com a possibilidade de personalizá-los com os filtros, o que é uma ótima opção para engajar usuários em eventos.

As redes sociais são uma das melhores ferramentas para criar relacionamentos com diversos grupos de pessoas, o que ajuda na divulgação, reconhecimento e visibilidade de sua marca.

Nesta lista não colocamos o Telegram e TikTok, mas tudo indica que elas serão as próximas tendências de redes sociais. Vale a pena ficar de olho!

Agora que você já conhece quais são as redes sociais mais usadas, é hora de criar suas personas para identificar seu público-alvo e usar as redes ao seu favor como uma estratégia eficiente de marketing digital.

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