Como criar uma biografia no Instagram chamativa


Se você está tentando ganhar mais seguidores no Instagram, saiba que é muito importante criar uma biografia inteligente e chamativa para despertar o interesse de visitantes em sua conta.

A bio do Instagram nem sempre recebe a merecida atenção, sendo preenchida na pressa assim que uma conta é criada. Porém, ela é a frente e o centro do seu feed.

Nela, você pode mostrar seus interesses e imprimir sua identidade, além de valorizar sua imagem.

E aí, qual foi a última vez que você atualizou a biografia do seu Instagram?

Se não sabe por onde começar e como definir a melhor bio para o Instagram, continue lendo este artigo. Preparamos algumas dicas especiais para você se destacar na rede!

O que é uma Bio para Instagram?

A biografia de um perfil no Instagram é a pequena área abaixo do seu nome de usuário, onde você pode incluir uma breve descrição sobre você ou sobre sua marca.

Ela possui o limite de 150 caracteres, ou seja, é preciso resumir bem as ideias.

É possível ainda colocar um link externo para um blog, site ou uma página de inscrição, por exemplo. Se você ainda não tem um site ou um blog, pode colocar o link para seu perfil de outras redes sociais, como Facebook e Twitter.

Vale ressaltar que, sua URL (o link) tem que ser amigável e você pode alterá-lo quantas vezes quiser no seu perfil para vincular ao conteúdo mais recente ou mais importante de sua página.

O nome é o que está em negrito, já o nome de usuário é aquele que aparece quando você vai marcar alguém em alguma publicação, como por exemplo @nomedapessoa.

O indicado é que o nome e o nome de usuário sejam iguais ou muito próximos no Instagram e também em outras redes sociais, a fim de possibilitar a memorização para que as pessoas encontrem seu perfil com facilidade.

Em perfis pessoais, geralmente vemos itens como:

  • Profissão
  • Idade
  • Hobbies
  • Citações
  • Frases de efeito
  • Nacionalidade
  • Emojis
  • Cidade
  • Informações adicionais.

Já em perfis institucionais, o que se observa não costuma ser diferente de:

  • Nome da empresa
  • Ramo de atuação
  • Descrição do negócio
  • Endereço
  • Prêmios
  • Site oficial
  • Hashtags
  • Telefone de contato
  • E-mail
  • Chamada para a ação
  • Perfis em outras redes sociais.

A biografia no Instagram oferece diversas vantagens para se destacar e se tornar um sucesso na rede. Confira nossas dicas a seguir:

Invista na foto do perfil

Se você é uma marca, escolha uma foto que representa o serviço ou produto que oferece, com um logo de preferência.

Agora se você for um empreendedor ou um influenciador digital, o ideal é usar uma foto em estilo avatar (foto do rosto). Isso dará um tom mais pessoal. Uma dica é investir no trabalho de um designer ou fotógrafo profissional.

Independentemente do que escolher, a foto precisa ser de boa qualidade e visível aos usuários.

Coloque a sua melhor localização

Além de tornar seu conteúdo ainda mais real, a localização facilita a geração de contatos com parceiros que dependem da proximidade para fechar negócios.

Colocar uma localização também gera maior conexão e confiança com seu público e atrai mais clientes que estão próximos de você.

Para isso, escolha o local ideal para o seu objetivo, como estado ou cidade. Não se esqueça de também de colocar seus dados de contato, como telefone e-mail.

Use elementos visuais

Além de passar informações necessárias, a sua biografia do Instagram não pode ser composta apenas por textos. Ela precisa ser visualmente bonita e chamativa.

Sendo assim, seja criativo e faça o uso de diferentes emojis, símbolos, fontes e formatações.

Os emojis são opções bastante práticas, já que o limite de caracteres no espaço é pequeno. Eles podem ser utilizados para expressar emoções e deixar sua biografia do Instagram mais ilustrada, trazendo mais de sua identidade.

Uma ideia é usar os emojis que mais combinam com seu negócio. Você pode colocar vários bichinhos se você vende produtos para animais, por exemplo.

Use as hashtags

Uma das funções da hashtag é facilitar uma busca. Desta forma, usar hashtags na biografia do Instagram é uma forma de direcionar o público certo para o seu perfil.

Faça a seleção das hashtags que descrevem com precisão o seu tipo de conteúdo ou você pode criar sua própria para gerar maior engajamento.

Descrição clara dos seus interesses

Por possui um número de caracteres limitado, o recomendado é escrever uma descrição clara e breve, indo direto ao ponto e resumindo seus interesses para atrair pessoas com ideias parecidas.

Para isso, levante as informações mais relevantes que você deseja incluir e utilize palavras-chave para melhorar a rastreabilidade do perfil.

Além disso, use uma linguagem que tenha a ver com seu público para gerar identificação e aproximação.

Conte com um bom CTA

Um CTA ou chamada para ação, tem como objetivo convidar quem te segue ou consome seu conteúdo a executar uma ação, como entrar em contato, seguir em outras redes sociais, clicar em um link, fazer um comentário, entre outros.

As chamadas para ação são recursos do marketing digital que dependerão dos seus objetivos.

Crie a biografia perfeita no Instagram

Agora você já sabe o que é uma bio e como criar uma descrição para o seu Instagram. Segue abaixo exemplos de biografias para você se inspirar e criar a sua!

 

 

Não se esqueça de ser direto, usar emojis, uma linguagem adequada e apostar em chamadas para ação para otimizar seus resultados.

Além disso, não deixe de olhar o que seus concorrentes costumam fazer para realizar novas atualizações.

Crie uma biografia no Instagram inteligente e original para impressionar as pessoas e aumentar sua visibilidade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados