Como criar uma biografia no Instagram chamativa


Se você está tentando ganhar mais seguidores no Instagram, saiba que é muito importante criar uma biografia inteligente e chamativa para despertar o interesse de visitantes em sua conta.

A bio do Instagram nem sempre recebe a merecida atenção, sendo preenchida na pressa assim que uma conta é criada. Porém, ela é a frente e o centro do seu feed.

Nela, você pode mostrar seus interesses e imprimir sua identidade, além de valorizar sua imagem.

E aí, qual foi a última vez que você atualizou a biografia do seu Instagram?

Se não sabe por onde começar e como definir a melhor bio para o Instagram, continue lendo este artigo. Preparamos algumas dicas especiais para você se destacar na rede!

O que é uma Bio para Instagram?

A biografia de um perfil no Instagram é a pequena área abaixo do seu nome de usuário, onde você pode incluir uma breve descrição sobre você ou sobre sua marca.

Ela possui o limite de 150 caracteres, ou seja, é preciso resumir bem as ideias.

É possível ainda colocar um link externo para um blog, site ou uma página de inscrição, por exemplo. Se você ainda não tem um site ou um blog, pode colocar o link para seu perfil de outras redes sociais, como Facebook e Twitter.

Vale ressaltar que, sua URL (o link) tem que ser amigável e você pode alterá-lo quantas vezes quiser no seu perfil para vincular ao conteúdo mais recente ou mais importante de sua página.

O nome é o que está em negrito, já o nome de usuário é aquele que aparece quando você vai marcar alguém em alguma publicação, como por exemplo @nomedapessoa.

O indicado é que o nome e o nome de usuário sejam iguais ou muito próximos no Instagram e também em outras redes sociais, a fim de possibilitar a memorização para que as pessoas encontrem seu perfil com facilidade.

Em perfis pessoais, geralmente vemos itens como:

  • Profissão
  • Idade
  • Hobbies
  • Citações
  • Frases de efeito
  • Nacionalidade
  • Emojis
  • Cidade
  • Informações adicionais.

Já em perfis institucionais, o que se observa não costuma ser diferente de:

  • Nome da empresa
  • Ramo de atuação
  • Descrição do negócio
  • Endereço
  • Prêmios
  • Site oficial
  • Hashtags
  • Telefone de contato
  • E-mail
  • Chamada para a ação
  • Perfis em outras redes sociais.

A biografia no Instagram oferece diversas vantagens para se destacar e se tornar um sucesso na rede. Confira nossas dicas a seguir:

Invista na foto do perfil

Se você é uma marca, escolha uma foto que representa o serviço ou produto que oferece, com um logo de preferência.

Agora se você for um empreendedor ou um influenciador digital, o ideal é usar uma foto em estilo avatar (foto do rosto). Isso dará um tom mais pessoal. Uma dica é investir no trabalho de um designer ou fotógrafo profissional.

Independentemente do que escolher, a foto precisa ser de boa qualidade e visível aos usuários.

Coloque a sua melhor localização

Além de tornar seu conteúdo ainda mais real, a localização facilita a geração de contatos com parceiros que dependem da proximidade para fechar negócios.

Colocar uma localização também gera maior conexão e confiança com seu público e atrai mais clientes que estão próximos de você.

Para isso, escolha o local ideal para o seu objetivo, como estado ou cidade. Não se esqueça de também de colocar seus dados de contato, como telefone e-mail.

Insira também links clicáveis para levar usuários a páginas externas. Essa estratégia de marketing é muito utilizada por empresas que desejam alcançar mais leads.

Mas e quando você quer adicionar vários links? Um site legal que ajudará você a adicionar vários links é o Linktree.

Antes de colocar um link, é bem importante deixar bem claro do que essa página externa trata.

Para que o link gere acessos a um site, tome os seguintes cuidados:

  • Transforme o seu link na bio uma url seja possível de ser lida e compreendida. Links com muitos números, símbolos e palavras estranhas desencorajam as pessoas de clicarem nele;
  • Use links curtos, também para que possam ser lidos.
  • Utilize urls auto-explicativas sempre que possível;

Use elementos visuais

Além de passar informações necessárias, a sua biografia do Instagram não pode ser composta apenas por textos. Ela precisa ser visualmente bonita e chamativa.

Sendo assim, seja criativo e faça o uso de diferentes emojis, símbolos, fontes e formatações.

Os emojis são opções bastante práticas, já que o limite de caracteres no espaço é pequeno. Eles podem ser utilizados para expressar emoções e deixar sua biografia do Instagram mais ilustrada, trazendo mais de sua identidade.

Uma ideia é usar os emojis que mais combinam com seu negócio. Você pode colocar vários bichinhos se você vende produtos para animais, por exemplo.

Além disso, usar esses recursos é bem fácil:

  • emojis podem ser utilizados a qualquer momento da mesma forma que se usa os caracteres de texto (letras, números e pontuação);
  • símbolos e fontes são encontrados em sites como Instagram Fonts ou Fonts for Instagram. Basta escrever um pequeno texto, escolher a fonte, copiar e colar o trecho no espaço destinado à bio;
  • formatação é útil para simplificar a leitura. Pode ser usada para separar a informação em parágrafos e dar destaque a elementos-chave do texto.

Use as hashtags

Uma das funções da hashtag é facilitar uma busca. Desta forma, usar hashtags na biografia do Instagram é uma forma de direcionar o público certo para o seu perfil.

Faça a seleção das hashtags que descrevem com precisão o seu tipo de conteúdo ou você pode criar sua própria para gerar maior engajamento.

A Hashtag é uma palavra-chave inserida antes do símbolo da cerquilha (#), com o objetivo de categorizar os conteúdos nas redes sociais, como no Facebook, Instagram e Twitter.

Os conteúdos dentro de uma Hashtag falam geralmente sobre o mesmo assunto, porém com diferentes informações e perspectivas de vários usuários.

Isso facilita quando queremos saber mais sobre algum tema, o que as pessoas estão comentando e ter diferentes pontos de vista.

O uso da Hashtag, além de classificar e categorizar as postagens, também ajuda as empresas a atingirem um público cada vez maior e a gerar mais vendas.

Usar hashtags relacionadas com os seus produtos aumenta as chances de o público encontrar suas publicações pelas buscas nas redes sociais.

Além disso, é possível aumentar a visibilidade e reconhecimento de sua marca, ganhar novos seguidores e ter uma melhor interação com os interessados.

O próprio Instagram sugere algumas hashtags que acha mais relevantes de acordo com seu conteúdo e que poderiam ter mais impacto na rede.

Descrição clara dos seus interesses

Por possui um número de caracteres limitado, o recomendado é escrever uma descrição clara e breve, indo direto ao ponto e resumindo seus interesses para atrair pessoas com ideias parecidas.

Para isso, levante as informações mais relevantes que você deseja incluir e utilize palavras-chave para melhorar a rastreabilidade do perfil.

Pense nos termos para os quais você deseja ser encontrado quando os usuários o digitarem na barra de buscas.

Um bom perfil no Instagram descreve com precisão o que sua empresa ou você é e o que faz. Essa também é uma ótima maneira de mostrar sua personalidade e deixar claro que não se trata de outra pessoa com um nome parecido.

Se quiser, inclua informações de contato para que as pessoas possam se comunicar com você através de outros canais, como e-mail, telefone e outras redes sociais.

Além disso, use uma linguagem que tenha a ver com seu público para gerar identificação e aproximação.

Se inclua em uma categoria

Os perfis comerciais têm a opção de escolher uma categoria e uma subcategoria para descrever suas atividades. As categorias disponíveis são:

  • Empresas e organizações;
  • Esportes;
  • Filmes;
  • Livros e revistas;
  • Marcas e produtos;
  • Música;
  • Negócios locais;
  • Origens de eventos,
  • Pessoas;
  • Sites e blogs;
  • Televisão.

Após a escolha da categoria, aparecerão subcategorias relacionadas a ela. Utilize aquela subcategoria que te representa melhor porque é essa informação que ficará visível em seu perfil.

Destaques na biografia do Instagram 

Na sua biografia, é possível deixar stories destacados de forma permanente para que as pessoas possam assistir quando desejarem.

Afinal, algumas informações merecem durar mais tempo que um story de 24h.

Essa é uma excelente forma para deixar registrado informações necessárias sobre o seu negócio que talvez não caiba na descrição.

Algumas empresas colocam “Quem somos”, “Contatos”, “Promoções”, “FAQ” e muito mais. É possível editá-los sempre que quiser e mantê-los atualizados.

Assim como as informações da bio, os destaques do Instagram estão em lugar privilegiado do perfil. Por conta disso, o recurso é de extrema importância pra direcionar os seguidores ou novos visitantes ao melhor do seu conteúdo, o que pode incentivá-los a apertarem o follow.

Os destaques do Stories ajudam a fixar informações e registros importantes para quem segue o perfil. Quanto melhor for o uso desse recurso, mais engajamento pode ser obtido.

Para as empresas, os destaques são ainda mais estratégicos na comunicação com o público.

Conte com um bom CTA

Um CTA ou chamada para ação, tem como objetivo convidar quem te segue ou consome seu conteúdo a executar uma ação, como entrar em contato, seguir em outras redes sociais, clicar em um link, fazer um comentário, entre outros.

As chamadas para ação são recursos do marketing digital que dependerão dos seus objetivos.

Algumas das mais comuns são:

  • Baixe o e-book;
  • Acesse o site;
  • Inscreva-se no webinar;
  • Participe do evento;
  • Assine nossa newsletter.

Crie a biografia perfeita no Instagram

Agora você já sabe o que é uma bio e como criar uma descrição para o seu Instagram. Segue abaixo exemplos de biografias para você se inspirar e criar a sua!

Não se esqueça de ser direto, usar emojis, uma linguagem adequada e apostar em chamadas para ação para otimizar seus resultados.

Além disso, não deixe de olhar o que seus concorrentes costumam fazer para realizar novas atualizações.

Crie uma biografia no Instagram inteligente e original para impressionar as pessoas e aumentar sua visibilidade.

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