Como fazer live no Facebook: guia definitivo


Com certeza você já se deparou com um live no Facebook em alguma página que você acompanha. Já se perguntou como se faz isso?

O Facebook Live é um recurso que está disponível para todas as pessoas e pode ser uma excelente estratégia de Marketing Digital para gerar maiores oportunidades.

Quer saber como? Então, confira o artigo que preparamos com todos os passos para você fazer sua live no Facebook agora mesmo!

O que é Facebook Live?

Lançada em 2015, o Facebook Live é um recurso de streaming simples e fácil de utilizar para se relacionar com o seu público por meio de transmissões ao vivo.

É uma ferramenta que está sendo cada vez mais usada para quem quer aumentar o engajamento e a visibilidade de sua página, já que incentiva a interação com comentários de quem está assistindo o seu vídeo.

Isso faz com que as lives tenham mais prioridade nos feeds do que outros conteúdos postados. Fora que é um formato que agrada muito os usuários.

Sendo assim, a Live no Facebook é considerada uma estratégia de Marketing Digital, pois garante uma aproximação da audiência que, se por sua vez, conhece mais do seu negócio e se sente mais confiante em adquirir seu produto.

Anteriormente, as transmissões ao vivo eram feitas apenas por empresas que tinham equipamentos modernos para uma produção de qualidade.

Hoje em dia, qualquer um pode fazer sua live apenas com um Smartphone ou computador com câmera sem pagar nada.

Muitos preferem as lives a vídeos prontos pela naturalidade e por não precisar ter o trabalho de edição.

Vale ressaltar que, o algoritmo do Facebook que define o que vai aparecer mais nos feeds de notícias está em constante mudança, ou seja, é sempre importante produzir conteúdos relevantes.

Como fazer Live no Facebook?

Agora, vamos ao passo a passo de como fazer uma Live no Facebook. Você pode usar seu Smartphone ou um computador com câmera que tenha uma boa conexão com a Internet, assim não há o risco de ficar travando ou cair no meio da transmissão.

Passo 1: Selecione a opção Live no Facebook

O primeiro passo é abrir normalmente o aplicativo e encontrar na guia “feed de notícias” o botão “iniciar um vídeo ao vivo”. Ele fica logo abaixo da seção “no que você está pensando”.

No celular, você clica em “publicar” e depois na opção “transmitir ao vivo”.

Passo 2: Ajustes de transmissão

Logo após, o Facebook vai solicitar a permissão para acessar a câmera e o microfone do seu dispositivo.

Depois disso, você pode testar a qualidade de som e da imagem, colocar uma descrição chamativa para sua transmissão e ainda pode escolher quem pode ver o seu vídeo. Depois é só clicar em “transmitir ao vivo”.

Passo 3: Transmissão da Live

Agora que você está ao vivo, pode interagir diretamente com os espectadores.

Os comentários e reações são exibidos em ordem cronológica numa barra na parte inferior do seu feed e ao decorrer da transmissão você pode visualizar o número de pessoas que estão assistindo.

É interessante ter um roteiro definido, para que todos os assuntos sejam abordados e você não fique perdido. Porém, fique à vontade e tente ser o mais natural possível, como se estivesse conversando com um amigo.

Passo 4: Encerre sua Live

Quando tiver finalizado o assunto, se despeça e clique em “concluir” ou “encerrar transmissão”. O Facebook salvará sua live automaticamente e publicará na sua página.

Também é possível receber detalhes de sua live, como tempo de transmissão, resultados de interação, entre outros.

Pronto! Você conseguir fazer sua primeira live com sucesso.

Como fazer Live no Facebook em dupla?

Já ouviu falar do Facebook Live With?

É um novo recurso do Facebook para deixar suas lives mais interativas e envolventes, pois é possível chamar um amigo ou algum especialista para aparecer no vídeo junto com você. Assim, o bate-papo fica muito mais confortável.

Para isso, comece sua transmissão ao vivo normalmente e selecione uma pessoa que esteja visualizando sua live e toque na foto do perfil dela para convidar.

Quando a pessoa aceita o seu convite, a live é feita tanto no modo retrato quanto paisagem, e você e a pessoa aparecerão em uma tela dividida.

Para remover a pessoa do vídeo é só tocar em um “X” na imagem do seu convidado.

Por que devo usar o Facebook Live na minha empresa?

A Live no Facebook é uma das estratégias de Marketing Digital utilizada por inúmeras empresas para atrair um número maior de Leads e aumentar as chances de conversão.

Estudos comprovam que os usuários passam muito mais tempo assistindo transmissões ao vivo do que vídeos normais.

Além disso, o público consegue ter uma maior interação através dos comentários. Sendo assim, sua empresa consegue responder mais dúvidas de possíveis clientes em tempo real ou anunciar promoções e lançamentos de seus produtos.

A live no Facebook pode ser uma grande oportunidade de mostrar a personalidade de sua marca, bem como seu diferencial no mercado para ganhar novos negócios.

Se você está tentando aumentar a visibilidade de sua empresa, precisa considerar fazer uma live no Facebook.

Agora que você já conferiu algumas dicas e sabe como fazer uma live no Facebook, busque criar conteúdos interessantes e relevantes para o seu público-alvo. Com esse artigo você tem tudo o que precisa para começar sua transmissão ao vivo do jeito certo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados