Agência Sense Marketing digital Blog Conheça as fases do Marketing

Conheça as fases do Marketing

Conheça as fases do Marketing

Ao longo dos anos, o Marketing evolui e se transforma de acordo com o mercado, a tecnologia e o que acontece no mundo em geral. Por isso, ele pode ser dividido em algumas fases que se diferenciam em pontos que fazem toda a diferença. 

Neste artigo, vamos te apresentar as fases que o Marketing teve até hoje, explicando como cada uma funciona.  Boa leitura!

Por que o Marketing se divide em fases?

A base de todo o Marketing se mantém a mesma desde sempre. No entanto, é preciso acompanhar as principais mudanças do mundo, que interferem diretamente no mercado e no comportamento do cliente. 

Como o objetivo é promover mais vendas, aumentar a visibilidade de uma marca, entre outras coisas, é muito importante que as estratégias e tendências dessa área evoluam de acordo com as necessidades encontradas a partir dessas mudanças. 

Considerando que o Marketing está totalmente ligado às pessoas e ao consumo, é mais do que necessário se adaptar a tudo que acontece em torno desse mundo. Além disso, com a evolução constante da tecnologia, utilizar mecanismos e ferramentas atualizados é uma parte fundamental do processo. 

Quais são as fases?

Agora que você sabe sobre a importância do Marketing se modernizar de acordo com as modificações do mundo, é hora de conhecer as fases que a área teve até então:

Marketing 1.0

Essa fase teve seu início marcado pela Revolução Industrial. Ali, o principal foco era o desenvolvimento de produtos para vendas e o consumidor era visto de forma geral, como a massa, buscando apenas pela sobrevivência. O preço dos itens era alinhado à necessidade do cliente e a relação entre empresa e público era completamente distante e fria. 

Marketing 2.0

Aqui, o consumidor já passou a agir de forma mais emocional, não lidando apenas com as necessidades, mas também com as próprias vontades. O Marketing, por outro lado, começou a dar os primeiros passos dentro da tecnologia e a pensar de forma mais estratégica para retenção dos clientes. 

Dessa forma, as empresas passaram a entender que mexer com as emoções do público era um caminho interessante para atraí-lo e a preocupação com a imagem e o posicionamento começou a surgir. Além disso, o objetivo era oferecer um produto que alcançasse a satisfação do cliente, movido pelo desejo de tê-lo.

Marketing 3.0

Tecnologia, sustentabilidade e uma preocupação maior com o ser humano de forma geral. Com isso, as empresas passaram a compartilhar suas missões, visões e valores para que mais do que a necessidade ou o desejo atraíssem o cliente, mas o alinhamento de ideias também. 

Tudo isso contribuiu para um relacionamento mais próximo entre marca e cliente. O Marketing Digital também se fortaleceu nessa fase, pois foi notado o quanto a internet e a tecnologia poderiam ajudar a criar laços. 

Marketing 4.0

Aqui, vemos o aumento da vida virtual, a diminuição do contato presencial e o crescimento das relações afetivas com os produtos. A prioridade é oferecer algo mais prático e ágil, pois o consumidor busca facilidade na hora das compras. 

Com isso, o Marketing Digital ganhou ainda mais força e novas estratégias, como o Marketing de Conteúdo, para uma procura maior pela construção de relacionamentos com o cliente e interações verdadeiras. 

Marketing 5.0

Essa é a fase em que nos encontramos atualmente. Nela, é preciso fazer com que a presença da tecnologia seja benéfica para o bem-estar das pessoas e da humanidade como um todo. 

O surgimento de novos termos e ferramentas é uma característica forte, como realidade virtual, inteligência artificial, entre outros. A concretização dessa fase veio durante a pandemia, que tornou todo o contato on-line e fortaleceu o mercado digital. Com isso, o Marketing 5.0 tem como foco a digitalização das empresas e o Marketing Digital foi mais do que consagrado. 

Gostou desse conteúdo? 

A Agência Sense é uma empresa especializada em Marketing Digital que atua há mais de 8 anos com qualidade e profissionalismo. Aqui, você encontra uma equipe competente para te ajudar a alcançar os melhores resultados!

Para saber mais sobre este e outros assuntos, continue de olho no nosso blog!

Artigos relacionados