Ao longo dos anos, o Marketing evolui e se transforma de acordo com o mercado, a tecnologia e o que acontece no mundo em geral. Por isso, ele pode ser dividido em algumas fases que se diferenciam em pontos que fazem toda a diferença.
Neste artigo, vamos te apresentar as fases que o Marketing teve até hoje, explicando como cada uma funciona. Boa leitura!
Por que o Marketing se divide em fases?
A base de todo o Marketing se mantém a mesma desde sempre. No entanto, é preciso acompanhar as principais mudanças do mundo, que interferem diretamente no mercado e no comportamento do cliente.
Como o objetivo é promover mais vendas, aumentar a visibilidade de uma marca, entre outras coisas, é muito importante que as estratégias e tendências dessa área evoluam de acordo com as necessidades encontradas a partir dessas mudanças.
Considerando que o Marketing está totalmente ligado às pessoas e ao consumo, é mais do que necessário se adaptar a tudo que acontece em torno desse mundo. Além disso, com a evolução constante da tecnologia, utilizar mecanismos e ferramentas atualizados é uma parte fundamental do processo.
Quais são as fases?
Agora que você sabe sobre a importância do Marketing se modernizar de acordo com as modificações do mundo, é hora de conhecer as fases que a área teve até então:
Marketing 1.0
Essa fase teve seu início marcado pela Revolução Industrial. Ali, o principal foco era o desenvolvimento de produtos para vendas e o consumidor era visto de forma geral, como a massa, buscando apenas pela sobrevivência. O preço dos itens era alinhado à necessidade do cliente e a relação entre empresa e público era completamente distante e fria.
Marketing 2.0
Aqui, o consumidor já passou a agir de forma mais emocional, não lidando apenas com as necessidades, mas também com as próprias vontades. O Marketing, por outro lado, começou a dar os primeiros passos dentro da tecnologia e a pensar de forma mais estratégica para retenção dos clientes.
Dessa forma, as empresas passaram a entender que mexer com as emoções do público era um caminho interessante para atraí-lo e a preocupação com a imagem e o posicionamento começou a surgir. Além disso, o objetivo era oferecer um produto que alcançasse a satisfação do cliente, movido pelo desejo de tê-lo.
Marketing 3.0
Tecnologia, sustentabilidade e uma preocupação maior com o ser humano de forma geral. Com isso, as empresas passaram a compartilhar suas missões, visões e valores para que mais do que a necessidade ou o desejo atraíssem o cliente, mas o alinhamento de ideias também.
Tudo isso contribuiu para um relacionamento mais próximo entre marca e cliente. O Marketing Digital também se fortaleceu nessa fase, pois foi notado o quanto a internet e a tecnologia poderiam ajudar a criar laços.
Marketing 4.0
Aqui, vemos o aumento da vida virtual, a diminuição do contato presencial e o crescimento das relações afetivas com os produtos. A prioridade é oferecer algo mais prático e ágil, pois o consumidor busca facilidade na hora das compras.
Com isso, o Marketing Digital ganhou ainda mais força e novas estratégias, como o Marketing de Conteúdo, para uma procura maior pela construção de relacionamentos com o cliente e interações verdadeiras.
Marketing 5.0
Essa é a fase em que nos encontramos atualmente. Nela, é preciso fazer com que a presença da tecnologia seja benéfica para o bem-estar das pessoas e da humanidade como um todo.
O surgimento de novos termos e ferramentas é uma característica forte, como realidade virtual, inteligência artificial, entre outros. A concretização dessa fase veio durante a pandemia, que tornou todo o contato on-line e fortaleceu o mercado digital. Com isso, o Marketing 5.0 tem como foco a digitalização das empresas e o Marketing Digital foi mais do que consagrado.
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