Curiosidades sobre Philip Kotler, conselhos e frases


Não tem como falar em Marketing sem citar Philip Kotler.

O americano é considerado o pai do Marketing e sua influência é tão grande que suas ideias e conselhos são utilizados até nos dias de hoje.

Se você estuda ou trabalha com Marketing, conhecer os conceitos de Philip Kotler é fundamental para aplicar na sua estratégia digital e ter sucesso nos negócios.

Neste artigo reunimos tudo o que você precisa saber sobre o especialista Philip Kotler, desde sua visão até suas frases mais conhecidas. Boa leitura!

Quem é Philip Kotler?

Escritor, consultor e professor, Philip Kotler (88 anos) é um estudioso reconhecido da área de economia e principalmente no campo de marketing.

Philip nasceu no dia 27 de maio de 1931, na cidade de Chicago, Estados Unidos.

Primeiro cursou a Universidade DePaul por dois anos e fez seu mestrado na Universidade de Chicago. Logo após, conseguiu seu PhD em Economia no Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT).

Ainda fez um pós-doutorado na Universidade de Harvard em Matemática e um em ciências comportamentais na Universidade de Chicago.

Em 1967 publicou o livro  Administração de Marketing: Análise, Planejamento e Controle, que hoje é considerado a bíblia do Marketing.

Atualmente, a obra é utilizada em diversos países em cursos de pós-graduação, além de diversos outros livros e artigos publicados por ele sobre o tema.

Philip Kotler se tornou umas das principais referências, tanto como professor quanto pesquisador. É tanto que leva o título de maior especialista de Marketing pelo Management Centre Europe.

Dentre nomes como Bill Gates, Jack Welck e Peter Drucker, Philip Kotler está entre os mais influentes do mundo na área de Marketing.

Já prestou serviços para grandes empresas como Motorola, Michelin, IMB, Bank of America e General Eletric.

Desde 2016 é conselheiro do The Marketing Journal, que é um site sobre práticas de Marketing.

Philip Kotler e conceitos do Marketing

O Marketing envolve uma série de termos e definições, como em qualquer outra área. Confira abaixo alguns conceitos mais conhecidos na visão de Philip Kotler.

Marketing – ele explica que Marketing é entender e atender as necessidades dos clientes. É um processo administrativo e social em que os indivíduos obtêm o que desejam e necessitam através da oferta e troca de produtos com valor agregado.

Segmentação – no livro Os Princípios do Marketing, Philip Kotler diz que a segmentação é reconhecer que você não pode servir todos os clientes com o mesmo nível de satisfação.

Assim, é preciso definir um público-alvo ou mercado alvo, que consiste num grupo de pessoas com características e necessidades que sua empresa pode atender.

Posicionamento – segundo Philip Kotler, posicionamento é mostrar para o seu público-alvo como você se diferencia em meio à concorrência.

Marketing 1.0 – esse tipo de Marketing é o que a maioria das empresas usa atualmente. Philip Kotler diz que o Marketing 1.0 é sobre atingir a mente do cliente e oferecer produtos e serviços de ótima qualidade para lucrar.

Marketing 2.0 – é determinado por análises que garantem as empresas conhecer melhor seus clientes, para assim poder vender produtos e serviços diferenciados e que atendam melhor suas necessidades específicas.

Marketing 3.0 – nesse tipo de Marketing as empresas trabalham não apenas para vender seus serviços e produtos, mas também para melhorar o mundo de alguma forma, como tentar ajudar a resolver problemas econômicos e ecológicos.

Podemos citar o Marketing Verde como exemplo de uma iniciativa para causas sociais.

Marketing 4.0 – de acordo com Kotler, esse Marketing é o mais avançado. Surge no mundo digital e mostra a necessidade das empresas estarem nesse ambiente.

Quais as contribuições de Philip Kotler para o Marketing?

Philip Kotler afirmava que o Marketing e a economia não estavam ligados apenas pelo preço, mas pelas alterações de demanda pelos canais.

Ela ainda destaca que o lucro sempre estava associado ao bem-estar do cliente e da sociedade.

Abaixo segue alguns dos maiores ensinamentos de Philip Kotler ao Marketing:

Foco em negócios

As empresas devem estar mais focadas na satisfação dos clientes e nos benefícios de seus serviços e produtos do que no preço em si.

Ampliação do conceito de Marketing

Ele ampliou o conceito de Marketing como uma forma de comunicação e troca com os clientes. Com isso, também desenvolveu novos conceitos, como Marketing Social e Demarketing.

Importância do Marketing

Kotler aumentou a visão da importância do Marketing para estratégias de vendas e gestão de negócios.

Se preocupe com as pessoas e com o mundo

Ele ressalta que os clientes preferem estar com empresas engajadas com questões socioambientais, que colocam o bem da sociedade em primeiro lugar.

Nunca deixe de inovar

Segundo Kotler, a maioria das empresas vai à falência quando se recusam a inovar e adotar novas estratégias. Por isso, é necessário estar em constante atualização e conhecimento das tecnologias.

Frases Famosas de Philip Kotler, o pai do Marketing

Agora que você conhece mais sobre Philip Kotler, separamos suas melhores citações para inspiração:

  • “A melhor publicidade é feita pelos clientes satisfeitos”.
  • “Os vendedores de sucesso primeiro se preocupam com o cliente e, depois, com os produtos”.
  • “O departamento de vendas não é a empresa toda, mas toda a empresa deveria ser o departamento de vendas”.
  • “Há apenas uma estratégia vencedora: definir cuidadosamente o mercado alvo e levar uma oferta superior a esse mercado.”
  • “Hoje, você tem que correr mais rápido para ficar no mesmo lugar.”
  • “O marketing é uma corrida sem linha de chegada.”
  • “É mais importante fazer o que é estrategicamente correto do que o que é imediatamente rentável.”
  • “A coisa mais importante é prever onde os clientes vão e parar na frente deles.”
  • “A internet vai fazer que os ganhadores enterrem os atrasados.”
  • “A sua prestação de serviços faz os seus clientes sorrirem?”.
  • “As empresas prestam muita atenção no custo de execução quando fazem algo. Elas deveriam estar mais preocupadas com o custo de não fazê-lo.”
  • “Boas empresas satisfazem as necessidades”.
  • “Já não basta simplesmente satisfazer clientes. É preciso encantá-los”.
  • “Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade”.
  • “As empresas ruins ignoram seus concorrentes, as medianas os copiam e as vencedoras os lideram”.
  • “Uma coisa é perceber oportunidades atraentes e outra é ter competência para ser bem-sucedido nessas oportunidades”.

Espero que você tenha aprendido um pouco mais sobre Philip Kotler e continue pesquisando sobre o pai do Marketing e coloque em prática seus ensinamentos no seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados