Curiosidades sobre Philip Kotler, conselhos e frases


Não tem como falar em Marketing sem citar Philip Kotler.

O americano é considerado o pai do Marketing e sua influência é tão grande que suas ideias e conselhos são utilizados até nos dias de hoje.

Se você estuda ou trabalha com Marketing, conhecer os conceitos de Philip Kotler é fundamental para aplicar na sua estratégia digital e ter sucesso nos negócios.

Neste artigo reunimos tudo o que você precisa saber sobre o especialista Philip Kotler, desde sua visão até suas frases mais conhecidas. Boa leitura!

Quem é Philip Kotler?

Escritor, consultor e professor, Philip Kotler (88 anos) é um estudioso reconhecido da área de economia e principalmente no campo de marketing.

Philip nasceu no dia 27 de maio de 1931, na cidade de Chicago, Estados Unidos.

Primeiro cursou a Universidade DePaul por dois anos e fez seu mestrado na Universidade de Chicago. Logo após, conseguiu seu PhD em Economia no Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT).

Ainda fez um pós-doutorado na Universidade de Harvard em Matemática e um em ciências comportamentais na Universidade de Chicago.

Em 1967 publicou o livro  Administração de Marketing: Análise, Planejamento e Controle, que hoje é considerado a bíblia do Marketing.

Atualmente, a obra é utilizada em diversos países em cursos de pós-graduação, além de diversos outros livros e artigos publicados por ele sobre o tema.

Philip Kotler se tornou umas das principais referências, tanto como professor quanto pesquisador. É tanto que leva o título de maior especialista de Marketing pelo Management Centre Europe.

Dentre nomes como Bill Gates, Jack Welck e Peter Drucker, Philip Kotler está entre os mais influentes do mundo na área de Marketing.

Já prestou serviços para grandes empresas como Motorola, Michelin, IMB, Bank of America e General Eletric.

Desde 2016 é conselheiro do The Marketing Journal, que é um site sobre práticas de Marketing.

Philip Kotler e conceitos do Marketing

O Marketing envolve uma série de termos e definições, como em qualquer outra área. Confira abaixo alguns conceitos mais conhecidos na visão de Philip Kotler.

Marketing – ele explica que Marketing é entender e atender as necessidades dos clientes. É um processo administrativo e social em que os indivíduos obtêm o que desejam e necessitam através da oferta e troca de produtos com valor agregado.

Segmentação – no livro Os Princípios do Marketing, Philip Kotler diz que a segmentação é reconhecer que você não pode servir todos os clientes com o mesmo nível de satisfação.

Assim, é preciso definir um público-alvo ou mercado alvo, que consiste num grupo de pessoas com características e necessidades que sua empresa pode atender.

Posicionamento – segundo Philip Kotler, posicionamento é mostrar para o seu público-alvo como você se diferencia em meio à concorrência.

Marketing 1.0 – esse tipo de Marketing é o que a maioria das empresas usa atualmente. Philip Kotler diz que o Marketing 1.0 é sobre atingir a mente do cliente e oferecer produtos e serviços de ótima qualidade para lucrar.

No Marketing 1.0 o consumidor é visto apenas como um mero comprador.

Marketing 2.0 – é determinado por análises que garantem as empresas conhecer melhor seus clientes, para assim poder vender produtos e serviços diferenciados e que atendam melhor suas necessidades específicas.

É um conceito mais avançado que tem um foco maior no consumidor, mas mesmo assim, ainda considera o cliente alguém com postura passiva.

Marketing 3.0 – nesse tipo de Marketing as empresas trabalham não apenas para vender seus serviços e produtos, mas também para melhorar o mundo de alguma forma, como tentar ajudar a resolver problemas econômicos e ecológicos.

Podemos citar o Marketing Verde como exemplo de uma iniciativa para causas sociais.

Diferente do marketing 1.0 e do 2.0, o marketing 3.0 tem entre seus objetivos fazer do mundo um lugar melhor e gerar valor para as pessoas.

Entende que o marketing precisa ser direcionado ao ser humano.

Marketing 4.0 – de acordo com Kotler, esse Marketing é o mais avançado. Surge no mundo digital e mostra a necessidade das empresas estarem nesse ambiente.

É o estágio mais recente do marketing e considera um cenário no qual a internet envolve a vida das pessoas todo o tempo.

Veja as principais mudanças que a internet trouxe para o mercado, segundo Kotler:

  • A exclusividade fica para trás e dá lugar à inclusão de mercados emergentes no consumo;
  • Hierarquias acabaram e, hoje, empresas e consumidores estão lado a lado;
  • A internet impulsiona o compartilhamento de experiências e o consumo vai do individual ao social.

O consumidor, finalmente, passa a ser compreendido dentro da economia digital.

Quais as contribuições de Philip Kotler para o Marketing?

Philip Kotler afirmava que o Marketing e a economia não estavam ligados apenas pelo preço, mas pelas alterações de demanda pelos canais.

Ela ainda destaca que o lucro sempre estava associado ao bem-estar do cliente e da sociedade.

Abaixo segue alguns dos maiores ensinamentos de Philip Kotler ao Marketing:

Foco em negócios

As empresas devem estar mais focadas na satisfação dos clientes e nos benefícios de seus serviços e produtos do que no preço em si.

Ampliação do conceito de Marketing

Ele ampliou o conceito de Marketing como uma forma de comunicação e troca com os clientes. Com isso, também desenvolveu novos conceitos, como Marketing Social e Demarketing.

É tanto que antes de Kotler o marketing não era considerado um trabalho tão importante nas instituições como é hoje.

Importância do Marketing

Kotler aumentou a visão da importância do Marketing para estratégias de vendas e gestão de negócios.

Se preocupe com as pessoas e com o mundo

Ele ressalta que os clientes preferem estar com empresas engajadas com questões socioambientais, que colocam o bem da sociedade em primeiro lugar.

Nunca deixe de inovar

Segundo Kotler, a maioria das empresas vai à falência quando se recusam a inovar e adotar novas estratégias. Por isso, é necessário estar em constante atualização e conhecimento das tecnologias.

Design é tão importante quanto função

O especialista Philip Kotler vê tanta importância no design de um produto quanto em suas funções propriamente ditas.

Valorize o ócio

Ócio significa não fazer nada. Ócio representa, por exemplo, uma folga do trabalho, do colégio ou faculdade, um momento de lazer, para aproveitar e descansar.

Para Philip Kotler, quem trabalha com marketing precisa de tempo livre para criar boas ideias e pensar em soluções.

Ele acredita que o processo criativo não deve ficar escondido embaixo do planejamento estratégico.

Siga o “funil de vendas”

Segundo o pai do marketing, um processo de vendas envolve as seguintes etapas:

  • Prospecção de cliente
  • Conhecimento sobre as necessidades do público
  • Desenvolvimento de soluções
  • Criação de proposta
  • Negociação de contratos
  • Fechamento da venda

Kotler afirma que o marketing lida com a criatividade e com as estratégias para conquistar o cliente. Já o time de vendas, com a execução.

Faça a segmentação de clientes

Philip Kotler também entende que oferecer produtos em massa já não é a estratégia mais eficiente.

Em um mercado cada vez mais competitivo e consumidores mais exigentes, as empresas precisam se aproximar das necessidades deles.

A partir daí, define o conceito de segmentação.

Frases Famosas de Philip Kotler, o pai do Marketing

Agora que você conhece mais sobre Philip Kotler, separamos suas melhores citações para inspiração:

  • “A melhor publicidade é feita pelos clientes satisfeitos”.
  • “Os vendedores de sucesso primeiro se preocupam com o cliente e, depois, com os produtos”.
  • “O departamento de vendas não é a empresa toda, mas toda a empresa deveria ser o departamento de vendas”.
  • “Há apenas uma estratégia vencedora: definir cuidadosamente o mercado alvo e levar uma oferta superior a esse mercado.”
  • “Hoje, você tem que correr mais rápido para ficar no mesmo lugar.”
  • “O marketing é uma corrida sem linha de chegada.”
  • “É mais importante fazer o que é estrategicamente correto do que o que é imediatamente rentável.”
  • “A coisa mais importante é prever onde os clientes vão e parar na frente deles.”
  • “A internet vai fazer que os ganhadores enterrem os atrasados.”
  • “A sua prestação de serviços faz os seus clientes sorrirem?”.
  • “As empresas prestam muita atenção no custo de execução quando fazem algo. Elas deveriam estar mais preocupadas com o custo de não fazê-lo.”
  • “Boas empresas satisfazem as necessidades”.
  • “Já não basta simplesmente satisfazer clientes. É preciso encantá-los”.
  • “Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade”.
  • “As empresas ruins ignoram seus concorrentes, as medianas os copiam e as vencedoras os lideram”.
  • “Uma coisa é perceber oportunidades atraentes e outra é ter competência para ser bem-sucedido nessas oportunidades”.
  •  “Você nunca deve ir para o campo de batalha antes de vencer a guerra “no papel”. A boa notícia é que pode aprender Marketing numa hora. A má notícia é que lhe levará uma vida inteira para se aperfeiçoar”.
  •  Marketing não é a arte de encontrar formas inteligentes para mostrar o que faz. O Marketing é a arte de criar valor real para os seus clientes e ajudá-los a melhorar. As palavras-chave de marketing são”, “Qualidade”, “Serviço” e “Valor”.
  •  “Toda empresa é uma empresa de serviços. Você não é uma empresa de químicos. Você é uma companhia de serviços químicos. A sua prestação de serviços faz os seus clientes sorrirem?”.
  •  “A melhor maneira de reter clientes é analisar constantemente como dar-lhes mais por menos.”
  •  É mais importante fazer o que é estrategicamente correto do que o que é imediatamente rentável.”
  •  “As empresas pobres ignoram os seus concorrentes, as empresas médias imitam os seus concorrentes e as empresas vencedoras guiam os seus concorrentes.”
  •  “Nos últimos 60 anos, a comercialização passou do foco no produto (Marketing 1.0) para focar no consumidor (Marketing 2.0). Hoje, vemos como o marketing se transforma mais uma vez, respondendo às novas dinâmicas do entorno onde é aplicado”. “Vemos empresas expandirem seu foco nos produtos para dar atenção aos consumidores, e depois para os problemas da humanidade. O Marketing 3.0 é a fase em que as empresas evoluem para se concentrar nos consumidores, na humanidade e na qual os lucros são equilibrados com a responsabilidade corporativa”.
  •  “Os comerciantes espertos de hoje em dia não vendem produtos, eles vendem pacotes de benefícios. Não vendem somente o valor de compra, mas vendem o valor de uso“.
  •  “A chave do Branding (construção de marca), especialmente para as pequenas empresas, é concentrar-se num número limitado de áreas do sector e desenvolver uma maior experiência nestas áreas.”
  •  “O futuro não está adiante de nós. Já aconteceu.”
  •  “Toda empresa deveria trabalhar duro para tornar a sua própria linha de produtos obsoleta, antes que a concorrência o faça”.
  •  “Não compre ações no mercado. Descubra como ganhá-las”.
  •  “A internet vai fazer com que os ganhadores enterrem os atrasados”.
  •  “Marketing é o conjunto de atividades humanas que visa facilitar e consumar trocas.”
  •  “O Marketing é a tarefa que fazemos antes de criar um produto. Se demorar três anos para desenvolver um produto, então não vai ser o produto certo.”
  •  “Análise de mercado é a evolução da tentativa de maximizar os lucros da companhia em relação a cada transação, de maximizar os ganhos de cada relação a longo prazo”.
  • “O custo não é importante na definição do preço. Ele só serve para saber se você deve ou não fabricar o produto.“
  • O futuro do Marketing encontra-se nos bancos de dados de marketing, através dos quais sabemos o suficiente sobre cada cliente para poder criar ofertas relevantes e personalizadas a cada um deles.”

Top 5 maiores obras do autor

Confira agora algumas de suas maiores obras, em ordem de lançamento:

  • Administração de Marketing – 2005
  • Marketing de A a Z – 2003
  • Marketing 3.0 – 2010
  • Capitalismo em Confronto – 2015
  • Marketing 4.0 – 2017

Vale ressaltar que ele já foi autor e co-autor de mais de 50 livros.

Espero que você tenha aprendido um pouco mais sobre Philip Kotler e continue pesquisando sobre o pai do Marketing e coloque em prática seus ensinamentos no seu negócio!

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