Follow Up: 7 passos eficientes para novos encontros com seus clientes


O Follow Up faz parte de uma estratégia de pós-vendas, que permite criar um relacionamento com o cliente e sentir se ele está próximo suficiente para continuar nas outras etapas do processo de venda.

Em outras palavras, se o seu produto ou serviço não é vendido no primeiro contato com o prospect, então é preciso contatá-lo outras vezes até que ele compre. Isso é fazer o Follow Up.

A técnica de Follow Up gasta menos tempo, menos energia e menos recursos. Além disso, é uma forma muito mais eficiente e barata de atrair e reter clientes, aumentando as chances de fechar negócios.

Quer saber mais? Preparamos este artigo para ensinar a importância do Follow Up de vendas e como você deve fazê-lo para ver seus resultados decolarem. Confira!

O que é Follow Up?

Follow Up é uma expressão em inglês, que pode ser traduzida como acompanhar ou realizar um acompanhamento.

O objetivo dessa estratégia é acompanhar os contatos realizados com os leads durante a sua jornada de compra, com a missão de conduzi-los pelo seu funil de vendas até que se tornem clientes de fato.

Fazer Follow Up significa trazer melhorias para o processo de vendas de qualquer empresa.

O Follow Up é aplicado em especial na área comercial para criar um relacionando com os leads a fim de aumentar as chances de conversão.

Ele possui basicamente três fases: pré-venda, durante a venda e pós-venda, ou seja, pode servir tanto na etapa de conversão como na etapa de fidelização.

Para fazer com que um potencial cliente diga “sim” para seu produto ou serviço, é essencial saber realizar follow-ups de vendas corretamente. O Follow Up não foca apenas em atrair clientes, mas retê-los.

Ele funciona como um acompanhamento que busca informações, podendo ser feito por email, telefone, redes sociais, no Skype, em visitas presenciais ou até pelo WhatsApp.

Basicamente, o Follow Up é um conjunto de ações realizadas para converter uma oportunidade de venda em uma venda real.

Por que é importante fazer Follow Up?

O Follow Up garante inúmeras vantagens para melhorar o processo de vendas, como:

  • Ganhar a confiança dos clientes: ao acompanhar a experiência do cliente após a venda, ele sente que a empresa se importa em atender às suas necessidades e que não está buscando apenas fechar mais um negócio.
  • Aumentar as chances de um novo negócio com o cliente: ao realizar um contato para agradecer a venda, novamente, você demonstra preocupação com ele, fazendo com que sinta uma conexão e volte a fazer novas compras no futuro.
  • Receber mais feedbacks positivos: se o cliente estiver satisfeito com sua empresa, ele pode divulgar e fazer recomendações positivos de seus produtos e serviços.
  • Aumentar a vantagem competitiva: se o diferencial de sua empresa aponta para o bom atendimento ao cliente, isso garante o reconhecimento de sua marca em relação ao mercado e gera mais vendas automaticamente.
  • Colher informações importantes: é possível receber dados relevantes sobre a performance de sua empresa, revertendo experiências ruins para oferecer soluções, melhorando a satisfação do cliente.

Como destaque, as ações de Follow Up são de extrema importância para o diagnóstico de problemas nos processos da empresa, para que os erros sejam corrigidos e o atendimento alcance a excelência.

Como fazer um Follow Up eficiente?

Para fazer um Follow Up eficiente é necessário com um plano de ações focadas no aumento da confiança e satisfação do cliente.

Confira agora os 7 passos para transformar seu Follow Up em um processo poderoso de conversão:

Faça o contato inicial

O contato inicial pode ser feito de inúmeras formas. Um dos pontos mais importantes nesse passo é manter o controle na comunicação para apresentar ao cliente informações que despertem interesse no produto, serviço ou empresa.

Existem algumas ações que podem ajudar no contato inicial, como oferecer amostras e versões demonstrativas de seus produtos, trazer novidades sobre o mercado, apresentar um estudo de caso ou proposta e divulgar incentivos, como descontos, promoções e condições especiais.

Ao final de uma reunião ou contato telefônico, informe que vai entrar em contato e pergunte por qual canal seria mais conveniente, como Email, WhatsApp e telefone, por exemplo.

Tenha um plano

É imprescindível elaborar um plano sólido de comunicação com seus clientes.

Para isso, monte um cronograma, assim você pode prever um prazo ou dia específico para fazer o próximo contato, sem ficar aborrecendo o cliente. Tenha também um objetivo ao fazer cada contato.

Em alguns casos, é recomendado investir em um bom CRM (Customer Relationship Management), para evitar atrasos ou perder contatos.  

Estabeleça um canal direto de comunicação

Defina um canal direto de comunicação com seu cliente, seja por email ou telefone.

Para fazer a melhor escolha, leve em consideração o canal que pode despertar a confiança do cliente para fechar o negócio.

Além disso, aproveite a oportunidade para perguntar como está sendo a experiência dele com seu produto ou serviço, buscando informações para melhorias no atendimento.

Esclareça todas as dúvidas do cliente

Ao criar uma relação de confiança com sua empresa, o cliente se sente mais à vontade para perguntar eventuais dúvidas. Sendo assim, responda todas as dúvidas com prontidão.

Para isso, estude e conheça bem sobre sua empresa e todos os serviços e produtos que ela oferece.

Use o marketing de conteúdo

Ofereça conteúdos de qualidade e relevantes a fim de gerar valor e aumentar as taxas de conversão.

As estratégias de marketing de conteúdo também funcionam para reter clientes e fazê-los manterem o interesse no que a sua empresa tem para oferecer.

Utilize cases de sucesso

Usar cases de sucesso é uma ótima forma de construir confiança e credibilidade através da prova social.

Assim, você consegue mostrar como outras pessoas ou empresas puderam resolver os problemas com seus produtos ou serviços, ajudando no convencimento.

Saiba quando encerrar o Follow Up

Se você fez contatos, mas recebeu feedbacks negativos, é o momento certo de parar o Follow Up e retirá-lo.

Evite insistir para não perder tempo, irritar o lead e prejudicar a imagem de sua empresa.

Como vimos no artigo, o Follow Up é essencial para o processo de vendas de todo tipo de negócio.

Sempre acompanhe o relacionamento com o cliente com ações planejadas e pontuais, mostrando preocupação com as necessidades dele e o oferecendo as melhores soluções.

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