O que é Identidade Visual? Guia definitivo, Significado e Utilização


O que é Identidade Visual

O primeiro ponto é sabermos o que é Identidade Visual.

Vamos lá: a identidade visual é uma construção de elementos visuais que refletem um nome, ideia, produto, empresa ou serviço.

Juntos eles têm o objetivo de criar conceito, valores e o posicionamento de uma empresa ou marca no mercado, ou seja, sua essência, é o sentimento que você quer expressar quando sua marca for vista por alguém, é como você quer ser lembrado, é como você quer impactar quem vê sua empresa, tudo isso é chamada de Identidade Visual.

Geralmente, essa construção tem como parâmetro o logotipo, que é o símbolo principal e representante do conceito da empresa.

As cores, tipografias, formatos e até frases, como o slogan, possuem o papel de gravar na mente do público de forma rápida.

Qual é a importância de ter uma Identidade Visual para uma marca?

Identidade Visual do MC Donald's

Identidade Visual do MC Donald’s

Quando sua marca tem uma identidade visual tudo que a envolve tem um conceito é como um DNA ou um impressão digital, é algo que é só seu e tem motivo, cores e sentimentos, portanto a importância de ter uma identidade visual é ter qualidade, ter força e ser lembrado.

Algumas marcas conseguem ser tão fortes que suas cores já remetem quem são, como MC Donald’s por exemplo, quando você vê o vermelho e amarelo de longe sua mente já associa com a marca, ou seja uma identidade visual bem feita desperta admiração e outros vários sentimentos positivos em quem vê.

Uma identidade marcante é fundamental para se apresentar ao seu cliente e se destacar em meio à concorrência, tornando sua empresa reconhecida em qualquer lugar.

Portanto, a identidade visual leva ao reconhecimento e valor de uma marca: quanto maior é a presença dos elementos na vida de alguém, maior será a sensação de proximidade e até mesmo necessidade em relação aos produtos ou serviços oferecidos.

Com o tempo, aquela identidade ganhará a confiança do consumidor, transformando o processo de escolha em algo praticamente automático.

De forma subjetiva, a identidade visual é responsável por gerar forte sentimento de identificação, confiança, pertencimento e engajamento em relação às marcas.

Identidade visual, marca e branding: quais são suas principais diferenças?

Os  termos Marca, Branding e Identidade Visual fazem parte do mesmo pilar de uma empresa, e geram muita confusão na mente das pessoas, afinal qual é  a diferença entre Marca, Branding e Identidade visual, calma vamos te explicar.

O que é marca?

O termo marca ou “Brand” em inglês é seu logotipo basicamente, esse elemento é utilizado por empresas para expressar algumas informações sobre ela, existem marcas mais conservadoras ou mais descoladas, outras criativas e outras mais minimalistas, as marcas podem mostrar como as empresas se posicionam e como elas querem ser vistas, por isso quando criamos a nossa marca devemos ser criteriosos e tentar ao máximo dar um significado a ela.

Para definir o conceito de marca, podemos partir para duas vertentes. A primeira delas a considera, basicamente, como o logotipo gráfico da empresa. Já partindo para um conceito mais amplo, é possível dizer que a marca é tudo aquilo que representa a empresa.

Partindo desta última ideia, podemos agregar à marca o nome da organização ou produto, a sua missão, valores, sua cultura interna, a maneira como atende seus clientes e, claro, sua identidade visual também.

O que é Branding?

O Branding já todo o processo de planejamento e desenvolvimento do conceito da empresa e como ela se posiciona a respeito de quem é e suas visões de mundo, sua atmosfera e ideais, como se relaciona e como quer dialogar com os seus clientes, o branding é vai muito além das artes gráficas, envolve slogan e símbolos entre vários outros elementos que constroem a Identidade visual.

Antes de ter um bom branding fica difícil criar a identidade visual, pois é o branding que dita como a empresa vai impactar.

É a palavra que define toda uma estratégia e gestão, que inclui a logomarca e identidade visual.

Sem o branding bem definido, não é possível criar uma identidade, pois é ele quem dita as premissas da marca, ou seja, define a essência que será desdobrada em conteúdos visuais.

O objetivo do branding é despertar sensações positivas e direcionadas para atrair o público desejado da empresa.

Quando bem trabalhado, faz com que a marca se torne respeitada e bem-vista pelas pessoas, de modo que ela seja a primeira coisa que vem a mente do cliente quando ele pensa no produto ou solução que sua empresa oferece.

A importância da identidade visual para as empresas

Através deste artigo, saiba qual a importância da identidade visual para as empresas; saiba como ela pode ser utilizada em prol do seu negócio

Quando falamos do mercado empresarial, estamos falando de um segmento competitivo, em que destacar-se dos demais é extremamente importante. Para que os negócios possam chamar a atenção em meio à concorrência, a identidade visual acaba sendo uma verdadeira aliada.

Micro e pequenas muitas vezes começam seus negócios sem uma identidade visual bem definida. Logo, o logotipo, as cores e os padrões estéticos da marca ficam aquém das expectativas, muitas vezes.

Saiba, porém, que parte do sucesso de uma empresa está ligada intimamente à sua marca, à identidade visual. Empresas fortes apostam em um visual que se comunica e conversa com o público de forma eficiente e orgânica.

Antes de falarmos mais sobre a importância da identidade visual para uma empresa, vamos entender melhor seu significado.

Afinal, o que é identidade visual para empresas?

Neste artigo, montaremos um guia prático de como a identidade visual funciona e qual sua importância para as empresas, começando pelo seu significado.

Veja a duas imagens abaixo. O que vem à sua mente?

A importância da identidade visual para as empresas

Provavelmente a sua resposta foi  Nike e Carrefour.

Percebe que mesmo sem escrever o nome da empresa você automaticamente associou a imagem (logotipo) com a empresa?

Esse é o trabalho da identidade visual de uma empresa: estabelecer uma comunicação visual com o público, de modo a criar uma associação espontânea e natural entre imagem e marca.

A importância da identidade visual para as empresas

Micro e pequenas empresas geralmente sofrem pela falta de identidade visual. Afinal, não basta apenas ter um logotipo e pronto.

É preciso criar uma comunicação visual completa com o público, com o objetivo de fortalecer a marca do seu negócio.

Outro motivo que torna a identidade visual algo importante para as empresas tem relação com a credibilidade.

Marcas que passam credibilidade passam confiança ao público, o que favorece as empresas no processo de conversão (transformar visitantes em clientes).

Por exemplo: você negociaria com uma empresa cujo site não siga um padrão de cores ou que o logotipo é feio, mal diagramado e não comunica?

Provavelmente a resposta é não.

Por isso, ao criar uma identidade visual para sua empresa, tente sempre estabelecer uma comunicação suave e eficiente com as pessoas.

Não tenha receio em se inspirar em outras marcas para criar uma marca forte e reconhecida no mercado.

Importante: dentro de uma estratégia de branding, investir na identidade visual do seu negócio é primordial.

Onde se aplica a identidade visual de uma empresa?

A identidade visual de uma empresa aplica-se em qualquer canal comunicativo da empresa, por exemplo:

  • Site;
  • Banner;
  • Flyer;
  • Cartão de visita;
  • Uniforme;
  • Estrutura física da empresa.

Entenda mais um pouquinho sobre cada um deles:

Elementos que compõe a identidade visual

Logo – ele é fundamental da sua identidade de marca. Se for bem trabalhado, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a reconhecer o seu negócio com profissionalismo e confiança. Deve ser atemporal, único e atraente para o seu cliente ideal.

Cor – uma identidade de marca completa deve levar em consideração a importância da cor. É muito mais que um aspecto visual, é a primeira percepção da sua marca.

O aspecto mais importante é lembrar que a psicologia das cores pode ajudar você a criar sua identidade de marca, fazendo com que seus clientes em potencial comprem não apenas de você, mas também que comprem sua marca.

Fotografia – imagens bonitas e de alta qualidade são essenciais para sua identidade visual da marca. O uso correto da fotografia torna o site, blog ou mídia social totalmente atraente.

Ao selecionar uma foto, observe atentamente o estilo, iluminação, composição, cores, humor e sensação geral. Saiba que o uso correto da fotografia irá ajudá-lo a evocar todas as emoções associadas ao seu negócio.

Tipografia – ao usar as fontes certas você consegue aumentar a memorização da marca e comunicar os pontos fortes da sua marca. É uma extensão da personalidade e da voz da sua marca.

Se você quer que sua marca seja elegante, divertida, séria ou excêntrica, as fontes certas o ajudarão a criar a atmosfera certa e fazer associações com sua marca.

Ícones – os ícones representam os valores e a promessa de uma marca. É esse toque extra que você pode precisar dar para suas comunicações. Os ícones escolhidos corretamente, por exemplo, ícones de mídias sociais, dão um caráter visual à sua marca.

Tom de voz – Crie uma “voz” para sua empresa que reflita sua marca. Essa voz deve ser aplicada a toda comunicação escrita e incorporada nas imagens visuais de todos os materiais, on-line e off-line.

Por exemplo: sua marca é amigável? Tenha uma linguagem informal. É chique? Seja mais formal.

Esses são apenas alguns exemplos de como a identidade visual pode ser utilizada pelas empresas.

Através de cada uma dessas formas é possível se comunicar com os clientes seguindo um padrão nas cores e tipografia, com logo moderno e bonito.

Abaixo, você pode conferir exemplos práticos de como a identidade visual de uma empresa funciona.

A importância da identidade visual para as empresas

Neste exemplo, é possível perceber como a identidade visual pode ser utilizada em diversos segmento, como padarias.

A importância da identidade visual para as empresas

A identidade visual deve manter as cores, a tipografia e o visual da empresa em quaisquer meios de comunicação

A importância da identidade visual para as empresas

A identidade visual da empresa está no site, no uniforme, em cd’s, cadernos, comunicados e em brindes, como canetas e calendários.

Comunicar-se visualmente é algo que torna as empresas/marcas mais fortes no mercado

Manual de identidade visual para empresas

A identidade visual das empresas é um bem que pertence às próprias empresas.

Saiba, então, que uma das formas mais eficientes de manter o visual da marca inalterado, independentemente de qualquer situação, é contar com o suporte de um manual de identidade visual.

O que é manual de identidade visual?

Como o nome sugere, trata-se de um manual onde a toda a parte visual da empresa é destrinchada.

A importância da identidade visual para as empresas

No conteúdo do manual, define-se exatamente quais as cores utilizadas na criação da identidade visual, como utilizar de forma correta o logotipo, qual a tipografia utilizada no desenvolvimento da marca e muito mais.

A ideia é criar um guia que explique como funciona a identidade visual da empresa, um manual padronizado da marca, para que não haja erros na comunicação através da imagem.

Suponhamos que a sua empresa tenha um manual de identidade visual. Saiba que você pode usá-lo toda vez que for criar algo relacionado à comunicação do seu negócio.

Por exemplo, imagine que uma empresa vá fazer um site novo. O ideal é que ela envie para a agência que criará o site o manual de identidade visual, para que, ao desenvolver o layout, não haja erros quanto ao visual da empresa.

O manual de identidade visual é importante e deve ser utilizado também na produção de uniformes, na criação de campanhas publicitárias, na decoração física da empresa etc.

Veja abaixo exemplos de manuais de identidade visual de duas renomadas empresas do mundo: Uber e Spotify.

A importância da identidade visual para as empresas

No manual de identidade da Uber é possível saber como é feito o logo, assim como deve ser utilizado

A importância da identidade visual para as empresas

O Spotify mostra em seu manual as variações do logo, tanto quanto a forma correta de usar, como relacionado à utilização incorreta.

A importância da identidade visual para as empresas

Manual de identidade visual utilizado pela Agência Sense

Comece a investir na identidade visual da sua empresa

Agora que sabe um pouco mais sobre a importância da identidade visual de uma empresa, com certeza as chances de se comunicar com o público de forma eficiente vão aumentar consideravelmente.

Invista na sua empresa e comece a colher os frutos do seu trabalho.

A importância da identidade visual para as empresas

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